Seguinte galera, estou fazendo meu TCC que tem como tema uma horta aeroponica, que pra quem não sabe as raízes das plantas ficam suspensas. A ideia do projeto é ter uma horta totalmente monitorada e automatizada com o auxilio de um Arduino;

Na imagem acima há uma caixa de isopor onde pretendo colocar na tampa todas plantas para o cultivo, com suas devidas raízes crescendo para dentro da caixa, embaixo da caixa há um reservatório, no projeto vai ter o ciclo onde a bomba joga água(com os nutrientes) pra dentro da caixa e logo em seguida cai de volta no reservatório.

A parte de controlar a frequência com que a bomba funcionará já está pronta. Utilizei um modulo relé pra Arduino que corta a alimentação de tempos em tempos,  mas ainda tenho dúvidas quanto tempo preciso deixar a bomba ligada a cada hora.

Como pode ser visto na imagem também já posicionei os leds, apesar de q acredito que seja necessário mais leds. também não sei qual a altura ideal para eles.

Agora as dúvidas:

Eu comprei dois sensores, um de temperatura do ambiente e outro de temperatura da água, li em alguns lugares que a temperatura da água com o nutrientes ideal seria entre 20°C e 27°C. Alguém teria uma ideia de como faço para aquecer a agua? Eu poderia usar por exemplo a resistência do chuveiro? Por exemplo na hora q o sensor de temperatura da agua medir menos de 20°C a resistência seria ligada. Algo assim é possível?

E a temperatura ambiente? seria necessário criar uma estufa para ter um melhor controle?

Também comprei um sensor de pH mas ainda não chegou.

Para a monitoração, eu gostaria de fazer tipo uma página ou um programa simples que mostrassem os dados obtidos pelos sensores, alguns gráficos etc. Um amigo me indicou o ScadaBR para fazer algo do tipo.

Qualquer ajuda e/ou sugestão será muito bem vinda. =D

Exibições: 447

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço