Olá, 

Preciso de ajuda pra concluir um trabalho com o arduino (escrito), e não sei sobre certas coisas que estão no trabalho para pesquisar, se algum puder me ajudar eu agradeço:

1- Limitações da implantação de sensores de umidade instalados de cabos de grandes distâncias?

2- Quanto do sinal atenua?

3- Qual a dependência pelas caraterísticas secundaria dos cabos?

O projeto se trata de um meio de irrigação de pequenas e médias propriedades, para que não gastem água a toa, e nem precisar gastar tanto dinheiro para poder ter um melhor plantio.

Alem de tudo o que ja perguntei gostaria de saber tambem qual é a maior metragem encontrada para cabos de ligação do arduino até o sensor, e qual seria a atenuação do sinal neste processo.  

Por favor tenho até segunda para entregar o projeto e preciso de ajuda.

Obrigado

Exibições: 572

Responder esta

Respostas a este tópico

Respondendo as questões, acho que seria algo relacionado com isso:

1-  Sensores instalados por cabos têm primeiramente a limitação da quantidade de cabo que será usada. Segundo, e mais pertinente, é que há atenuação do sinal provocada pela resistência dos cabos utilizados. 

2- Esse valor depende do tamanho do cabo e de sua resistência.

3- Igual dito na segunda, dependerá da resistência do fio, que por sua vez depende do material do qual é feito o fio, do seu tamanho e de seu calibre (2ª Lei de Ohm)

Uma soluçao para vc nao ter problemas com distancia seria isuar sensores digitais. 

Mas eu nao conheço nenhum sensor de umidade que seja digital. De temperatura é mais comum, segue um exemplo:

http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/sensor-de-temperatura-...

Aih seria possivel fazer um circuito, se necessário, que passe o sinal para um nivel proprio para longas distancias, como o RS485.

Para sensores, do ponto de vista de mercado, fio longo é fio de 1m. Aih vc usa um conector e liga no seu fio, que pode ter o tamanho que quiser.

Perdas no fio existem. Quais são dependem de tudo como ambiente, fio, etc. Impossivel te responder sem dados. Mesmo com dados é chatinho prever. 

Se o fio tem resistencia derruba as tensões envolvidas, se tem capacitancia e indutãncia derruba as velocidades em modo digital (limita a frequencia), se não for trançado permite interferencia externa (60Hz, por ex). 

Sei que existem bons sensores de chuva feitos com anel de cortiça. Se a cortiça esta umida ela incha, fechando um contato. Se está seca abre o contato (ou vice-versa). 

Ex: (terceiro da lista)

http://www.mpengenharia.com.br/irrigacao_automatizada_EQUIPAMENTOS.php

Tenho um, desmontei e é uma "rolha artificial".  Funciona pacas !

Olá,

Na indústria para transmitir o sinal de sensores analógicos ainda é muito usado o loop de corrente e não de tensão, pelo motivo da corrente ser a mesma em qualquer ponto de um circuito série, o mais comum é o de 4-20mA, onde o início da escala do sensor equivale a 4mA e o final da escala é 20mA, a informação pode ser transmitida a distâncias de até 200m.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço