Gostaria de uma ajudinha para descobrir como posso estar fazendo para conseguir estabelecer uma ligação entre um Arduíno mega + um modulo shield GSM e GPS.

O shield GPS esta encaixado por cima no MEGA e tem outro modulo shield GSM por cima do GPS.

Eu consigo utilizar o GPS com o Arduíno e o GSM com o Arduíno, mas não os 3 juntos.

Por exemplo para utilizar o GPS eu coloquei 2 fios jumpers, um na porta 5 e um na 6 do GPS e no MEGA liguei no RX 18 TX 19 e funciona. Achei que colocando o GSM por cima eu utilizaria as msm portas 5 e 6 e funcionaria o GPS mas nao... Alguém pode me dar uma dica? 

Exibições: 443

Responder esta

Respostas a este tópico

Não entendi a forma de ligação.

Os pinos do gps e gsm estão nas mesmas portas, entendi corretamente?

Se sim, isso não pode ocorrer. Os pinos vão sempre escrever e ler dados nestas portas(Tx e Rx), se os mesmos estiverem ligados nas mesmas portas a comunicação não ocorrerá pois esta comunicação pode ser constante e conflitante entre os dois módulos. Você deve usar portas diferentes.

Isso tudo falando da lógica, sobre a parte eletrônica, não sei dizer se esta ligação pode causar danos aos equipamentos.

Então o GSM eu jumpiei com aqueles jumper de pc no 3 4, o GPS eu jumpiei no 5 6, mas como eles estão encaixados num no outro eu não consigo utilizar os fios jumper só no que fica em cima.

Está assim a arquitetura; MEGA > GPS > GSM

Dessa forma consigo utilizar o GSM pois ele tá em cima e consigo usar fios jumper, mas o GPS não consigo utilizar só com o jumperzinho de pc.

Conseguiu entender?

Entendi, mas pelo que vi aqui, os Jumpers ficam dentro da placa do gps por exemplo. Você deve fazer o jumper com aqules jumpers de pc mesmo. Basta jumpear de forma que usem portas diferentes mesmo. O fato de um ficar em cima do outro não deveria influenciar no processo. Poste fotos dos seus módulos para saber como são os jumpers dessa placa em específico. Já vi como esse exemplo que anexei aqui.

Não sei quais portas você pretende usar no arduino, mas se quiser usar os pinos que já descem dos shields, sem precisa usar as seriais do arduino, você pode usar qualquer pino como serial através do código. Esse tutorial mostra como usar as portas 2 e 3 como seriais:

http://blog.filipeflop.com/modulos/arduino-gps-shield-com-google-my...

Anexos

Ai cara como está o meu:

Anexos

Para funcionar, você deve usar somente jumpers de pc nas suas placas e usar os pinos escolhidos através de SoftwareSerial. Desse modo, você usa pinos que não são seriais, como seriais. Como neste tutorial que mandei na outra resposta:

http://blog.filipeflop.com/modulos/arduino-gps-shield-com-google-my...

Boa tarde!

segue código que me ajudou a utilizar os shields GPS e GSM no UNO

Anexos
Muito obrigado!
Irei testar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço