amigo vamos lá eu to querendo por o TX car (rossi) na minha moto pra abrir o portão, quero por no Farol Alto/baixo da moto aquela piscada pra abrir o portão, mas Minha moto e uma BROS 2014 e pelo que informaram a corrente da moto que fica no farol dela e alternada pelo que pedi quando aciono da 6v a 7 por ae, mas só que meu TX car e 12V e corrente continua no caso precisa ser alimentado ou funciona pela bateria ou ate mesmo PELO pisca da moto e buzina, mas e horrivel pois tenho alarme e dispara o tx,e buzinha a noite não da barulhão, Cpois como a moto gera a corrente pro farol que não vem da bateria.

Alguem ae sabe me dizer se tem algo que converta esse 6~7 v retificador pra 12v continuo?

Exibições: 117

Responder esta

Respostas a este tópico

Vamos la Gustavo,

evidentemente você conhece bem o que quer e o que esta usando, mas se angana ao pensar que porque você sabe, os demais garagistas irão saber o que quer sem fornecer nenhum documento, link, placa que ira usar.

Veja este link por favor: http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar e trate de adequar seu tópico o máximo possível, creio que então poderá obter alguma ajuda.

Boa sorte!

Abs.

CK

boa noite Gustavo.

      Use o circuito que desenhei mostrado a seguir, muito simples de montar (para "zoom", clique na figura ou abra em uma nova guia do seu navegador):

      Os componentes são simples e muito fáceis de encontrar em qualquer loja de componentes Eletrônicos. A plaquinha "azul" é bem pequena e custa entre 5 e 8 reais. Você a encontrará em qualquer loja online (no famoso "ML" tem aos montes). A referência para esta plaquina é MT3608 ("stepup"). O custo total não passa de 10 reais (plaquinha e componentes).

      Preferencialmente ao montar, solde os componentes, ou seja, evite usar barras parafusáveis (tipo "sindal"). Mas se vc quiser testar antes de fazer a instalação definitiva, então é uma boa ideia usar estas barras parafusáveis, já que são práticas para isso (mas cuidado para não errar nas ligações).

      Após montado, antes de ligar ao controle "TX Car", meça a tensão de saída com um multímetro (pode ser até daqueles "amarelinhos" que tem em todo lugar), e ajuste o TRIMPOT (o componente quadradinho azul que tem um parafuso nele, e que fica na plaquinha MT3608), para que a tensão de saída seja de 12V. Na figura está mostrado onde ajustar (no parafuso do TRIMPOT). Só ligue ao "TX Car" depois que tiver certeza que ajustou corretamente.

     Observe que, como vc disse que a corrente no Farol é alternada, não fará diferença quais os terminais da lâmpada (Farol) vc deve ligar na entrada do circuito (os fios azul e laranja no circuito).

      ATENÇÃO:  observe as ligações com atenção, e principalmente veja que o Capacitor C1 e o Diodo D1 tem lado certo pra ligar (se vc inverter, não preciso dizer o que vai acontecer!!!). Note que os pontos de solda na plaquinha do MT3608 também tem sinais "+" e "-". E cuidado com os fios para que não entrem em curto um com o outro, nem em contato elétrico com partes metálicas do bloco da Moto. Também cuidado para que não fiquem encostados em partes da Moto que venham a se aquecer muito.  Proteja o circuito de forma que não receba água de chuva, e sujeira do ambiente (areia, terra, fuligem, resíduos orgânicos), e nem  graxa, óleo, etc.

     Sugestão: para ajudar outros aqui no Garagem que tenham interesse na mesma solução, depois que vc tiver implementado, post aqui os resultados que vc obteve.

     Qualquer dúvida, post aqui que te orientamos.

     Abrçs

     Elcids

Opa vlw amigo vou requisitar os componentes aqui e aviso.

duvida se eu deixar o farol alto ligado esse esquema ele corre risco de queimar?

pq o tx car tem a proteção que se ficar disparando 15 segundos ele desarma, ai esse circuito tem perigo de queimar ou capacitor estudar ?

Não tem perigo não, só se a tensão da moto for muito superior a do circuito

Colega, 

Não complica ! Usa o controle remoto com pilha e instala um botão auxiliar na moto. 

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço