Galera, acabei de receber uma notificação de um Blog que eu acompanho, e vi que o Fabricante AI-Thinker ( um dos fabricantes do ESP8266)  lançou esse módulo GSM GPRS A6 super barato. 

Vi que existe o modelo A7 também. Será que funciona no Brasil ? Será que esta homologado aqui ?

Alguém conhece? Já usou ? 

Blog que eu acompanho:

https://alselectro.wordpress.com/2016/09/14/gsm-a6-with-arduino-mak...

Mais informações sobre o Módulo A6:

http://www.electrodragon.com/w/GSM_GPRS_A6_Module

http://www.myelectronicslab.com/tutorial/a6-gsm-gprs-module-from-ai...

http://www.electrodragon.com/product/gsm-grmgprs-a6-module/

http://www.electrodragon.com/product-category/network-modules/gsm/

Exibições: 2850

Responder esta

Respostas a este tópico

José,

Comprei o módulo A6 para testes. Ele funciona perfeitamente bem. Consegui fazer comunicação GPRS com ele usando uma biblioteca disponível na Internet. Eu usava o SIM900, que é muito mais complexo, na minha opinião.

O consumo é alto mesmo. Mas no SIM900 também é. Eu sempre uso uma fonte de 3A nos meus projetos exatamente por isso.

Abcs.

Zé Roberto 

Olá, nunca mexi com nenhum módulo GSM/GPRS e sempre quis comprar um para fazer alguns testes. Pesquisando um pouco na internet vi que tinha esse A6 e pelo valor achei que talvez fosse a hora de eu começar a aprender a mexer em um módulo desses.

consegui fazer ligações, mandar SMS, porém o que eu mais queria que era o acesso a internet (GPRS) para mandar um e-mail eu não consigo achar nenhum lugar com um exemplo disso. Alguém poderia me dizer se isso é possível nesse módulo?

também gostaria de saber se existe algum jeito de fazer um webserver por ele também.

Agradeço desde já

Prezados alguém poderia me ajudar, estou desenvolvendo um projeto, e o A6 é uma peça fundamental nele. Eu o comprei a mais ou menos 3 meses atrás, assim que ele chegou fiz alguns testes como o de ligação e sms. Funcionou corretamente, deixei ele de lado e fui trabalhar nas outras partes do protótipo, para então depois integrar o A6. Mas agora acontece o seguinte, as vezes quando eu ligo o módulo, não é possível fazer uma ligação pra ele, aí costumo tirar a alimentação, voltar, as vezes até trocar o chip, mas ele funciona. Depois de conseguir realizar uma ligação para ele, eu consigo fazer o teste dizendo a ele para realizar uma ligação para o meu celular e funciona corretamente. Porém não consigo enviar SMS, utilizando o mesmo código que já consegui a 3 meses atrás, hoje não consigo mais, até aparece no monitor serial os comandos, mas não envia. Já tentei utilizar outros códigos, fazer outra programação, mas sem sucesso. Já não sei mais o que fazer. Algumas coisas que já fiz tentando solucionar:

• Utilizar um carregador de parede de 2.1 A, pois vi aqui que ele consome bastante energia, pq até então estava usando adaptadores e inclusive o USB do notebook;
• Trocar o chip, colocar mais crédito e verificar se o PIN estava bloqueado (Pelo que entendi da operadora os chips já vem com o PIN desbloqueado, mas se alguém souber algum procedimento ai poderia me falar por favor);

• Aumentar ou diminuir o delay do código, pois o de ligação eu precisei aumentar um pouco;

• Usar outro microcontrolador, atualmente estou utilizando o NodeMCU ESP8266, mas já tentei com Arduino e sem sucesso.

Por favor me ajudem, estou desesperado, é o meu TCC. kkkk
Desde já agradeço!

Anexos

Bom dia , 

Informe as especificações da sua fonte. Mande fotos. 

Só pode ser problema com a fonte 5V. O seu módulo é idêntico ao da foto que enviou?

Nesse módulo, parece que tem regulador de tensão. 

Se for usar somente o modulo GSM A6 :

NÃO PODE USAR FONTE DE 5V !

Use uma fonte com 4V . 

Working voltage 3.3V-4.2V;

Boa tarde José Gustavo, obrigado pela ajuda. Segue em anexo as fotos do A6 juntamente com os adaptadores usados. Pois imaginei que ele regulasse a tensão mesmo, visto que ele possui uma entrada microUSB, então estou utilizando carregadores de smartphones. 

Para alimentar com 4V, como se daria isso? Pois até então estou utilizando apenas essa alimentação externa com os adaptadores e cabo microUSB, seria possível ligar do pino de 3,3V no NodeMCU, direto em algum pino do A6, apesar da corrente ser bem baixa vinda do Node?

Não precisaria utilizar esses adaptadores?

No projeto o A6 receberá informações, dados, vindos de uma rede Mesh de nodes, estará ligado a um nó da rede (nodemcu), via serial, e de acordo com as condições enviará o SMS. Mas para integrar o código eu preciso que ele funcione, pelo menos sozinho, para partir para a próxima etapa.

Anexos

Boa tarde, 

Tudo indica que o seu módulo tem um regulador interno de 4V.

Meça a tensão (pino VCC 5V) para confirmar que a tensão é realmente 5V.

Alguns carregadores de celular fornecem mais de 5V (depende da carga). 

Teste com o Samsung (é melhor). 

Então acabei de medir aqui, vale ressaltar que meu multímetro é bem simples, é um modelo Multitoc 830B.

Módulo desligado:
Samsung - 5,14 V
Multilaser (verde) - 5,10 V
Motorola - 5,14 V


Módulo ligado:
Samsung - 5,14 V
Multilaser (verde) - 5,03 V
Motorola - 5,13 V

A corrente necessária, qualquer um desses atende né?

É , as tensões estão corretas . A corrente deve dar sim.

Sugiro que faça seus testes baseando-se nesse tutorial (esse Indiano é fera) 

https://alselectro.wordpress.com/2016/09/14/gsm-a6-with-arduino-mak...

Sim, com esse tutorial que fiz mesmo.

Depois de muito pesquisar, resolvi ler alguns comentários no vídeo dele. Vi essa resposta dele dizendo para realizar um RESET, em que uma menina disse que estava passando por problemas semelhantes, estou tentando entender para realizar aqui esse procedimento, poderia me ajudar?

"Try RESET manually .Momentarily  touch RESET pin 6th pin down from Antenna side to GND. This will make restart the module & work properly.This issue has not been solved in A6.Each time you power ON the module , this RESET is required ( which can also be done automatically from Arduino digital pin -- making it high & drive a small mosfet, so that RESET is GND for a moment)"

Usando Google tradutor :  https://translate.google.com.br/

"Tente RESET manualmente. Conecte momentaneamente  o  pino RST ( sexto pino down from Antenna side)  para o terra (GND)  . Isto irá  comutar novamente o módulo e funcionar corretamente. Este problema não foi resolvido em A6. Por cada vez que você ligar o módulo, este RESET é necessário ( que também pode ser feito automaticamente a partir do pino digital Arduino - tornando alto e dirigindo um pequeno mosfet, de modo que RESET seja GND por um momento) "

Havia traduzido com o google também, mas obrigado vc ajudou a organizar as informações. Eu entendi e tentei aqui, mas sem sucesso... Não entendo como ele pode realizar ligações e não enviar SMS. Estou sem saber o que fazer.

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2017   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço