Oi,

Estou levando uma surra para gravar no AT328p. Já tentei de varias formas mas sempre tenho obtido como resposta a mensagem de erro: "Expected signature for ATmega328P is 1E 95 0F".

1) Comprei um USBASP para gravar, segui as instruções sobre pinagem, montagem (colocando o cristal, etc) mas recebo esta msg de erro. Seja usando a IDE do arduino, progisp, AVRDude ou o Atmel Studio.

2) Tentei gravar usando um arduino Uno, conectando os pinos em uma protoboard. Conferi diversas vezes a pinagem, etc...

3) Tentei usando um ATMega2560, mandando gravar na protoboard com 328p.

4) Tentei usando um ATMega2560, mandando gravar na placa do Uno (removi o chip que estava e coloquei o novo).

5) Tentei gravar direto (com o chip novo) na placa do Uno. Imaginei que não fosse funcionar pois o chip novo deve estar sem bootloader.

Tentei em todos os casos gravar o bootloader, sem sucesso.

Como diz que poderia usar o parametro -F para forçar a gravação, usei a linha de comando com este parâmetro e deu outra msg (e tb não gravou).

"avrdude: Device signature = 0x00ffff
avrdude: Expected signature for ATmega328P is 1E 95 0F
avrdude: safemode: Verify error - unable to read lfuse properly. Programmer may
not be reliable.
avrdude: safemode: To protect your AVR the programming will be aborted

avrdude done.  Thank you."

Não sei mais o que fazer... Será que o chip novo está com problemas ? Então deve ser o lote todo pois tentei uns 5 deles com o mesmo resultado. Um deles eu comprei aqui no brasil os outros vieram pelo aliexpress...

Algumas dúvidas "básicas" (não relacionadas ao problema, mas relacionadas a gravação, quando finalmente eu conseguir gravar...)

1) Para usar um At328p stand-alone eu preciso de gravar o bootloader ?

2) Pretendo gravar protegendo o código e vi que posso fazer isso alterando 2 fuses. Se for fazer isso, preciso gravar o bootloader ?

[]s,

Celso

Exibições: 647

Responder esta

Respostas a este tópico

Se tiver um gravador isp não precisa gravar bootloader.
Chefe ao meu ver podem ser algumas coisas. Pode ser que a sua ligação esteja errada, verifique a ligação, olha se o reset está ligado corretamente, o gravador deverá ir entre um resistir ligado a vcc e o pino 1 no caso do reset, olha se os GNDs estão conectados, verifica se está alimentando corretamente o uc . Pode ser que por algum motivo as configurações de velocidade esteja errado, tenta gravar com um clock de 1mhz (tem postagem aqui falando como fazer isso com auxílio de um arduino para gerar esse clock). http://labdegaragem.com/forum/topics/gerar-clock-de-1-mhz-pelo-ardu...

Oi,

Vou testar com o clock de 1mhz. Acho pouco provável ser a pinagem pois já fiz varias vezes, revi as ligações varias vezes e, inclusive, testei gravar arduino2560 x arduino uno, e não funcionou...

vlw.

Oi,

Não funcionou reduzindo o clock.

Mas finalmente consegui seguindo o roteiro do link : http://br-arduino.org/2015/05/arduino-bootloader-atmega-standalone....

Consegui gravar o bootloader!

Valeu!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço