Caros amigos gostaria de saber o porque so se usa o Arduino Uno para gravar o attiny,alguem sabe me dizer o real motivo .    

Exibições: 2374

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, qualquer programador de microcontroladores AVR pode gravar um ATtiny...

O motivo do arduino ser um dos modos mais populares de se gravar um ATtiny se deve a facilidade e popularidade da IDE do arduino, geralmente quem começa a usar o ATtiny já é usuário de arduino, então aproveita o arduino pra gravar, sem ter de comprar/montar um novo hardware específico pra gravar os tiny...

O gravador AVR USBasp é o mais comum depois do arduino, mas quem ainda tiver um PC com porta paralela pode montar o programador BSD ou o BASCOM cujo circuito é formado por apenas 4 resistores de 470 Ohms... 

 Valeu Wiechert agradeço pela resposta,vou comprar um e fazer um teste.

Caro amigo tenho um 2009 também,estou usando este attiny da foto seria talvez usar a IDE correta.Eu ja usei todos os topicos imaginaveis da net e nada.

Anexos

amigos,  comprei um attiny13a, pra estudar gravação de  bootloaders em outros atmegas que não o 328,  só que tava guardado, agora com esse topido deu vontade de voltar a pauta,  alguem tem algum bom tutorial ensinando a gravar o bootloader nele e como upar sketchs para o mesmo ?

Weider, 

Estou tentando gravar no 13A tb. Já consegui no Attiny85, mas no 13a, consegui upar um código do blink do pino 4, mas o led não pisca, só fica acesso. (estou usado UNO as ISP, linux e IDE 1.0.3) 

Vi outros comentários com o mesmo resultado do meu. Fiquei animado, pois o attiny13A é bem mais barato.

Estou usando os links abaixo, mas acho que alguma coisa esta errada. 

se conseguir melhores resultados, por favor, me avise....

Valeu

http://elabz.com/arduino-shrunk-how-to-use-attiny13-with-arduino-ide/

http://www.instructables.com/id/Programming-an-ATTiny13A-using-Ardu...

Helder santana, muito obrigado eu não sabia desse tutorial pra o attiny85,  muito bom ele.

Caro amigo Ricardo Pedroso,

   Nos ultimos dias estive "malinando" nas estruturas do arduino.

   Estou querendo construir um controle remoto com o nrf24l01, porem, ele só funciona com um microcontrolador, dai eu que costumo utilizar o arduino na forma de stand alone nos meus projetos,   fui atras de aprender como rodar o ARDUINO MÍNIMO.

   Não sei se você já teve a curiosidade de monta-lo,  trata-se tão somente do CI  atmega8 ou 328  rodando sozinho, sem nada alem de uma simples pilha 3v dessas de relogio.

    Depois de dias me matando, pois estava seguindo um tutorial do site arduino.cc , onde acontecia justamente isso, o blink fazia o led ficar aceso o tempo todo,   descobri um site de um brasileiro,  na verdade uma pagina do facebook onde havia uma estrutura diferente para o comportamento dos fuses no boards.txt.

   Resultado,  mudei e Voilá,  ele tá funcionando perfeito !    inclusive liguei o nrf24l01 e comunicou beleza só com uma pilhinha 2032.

   Bem, amanhã no trabalho vou dar uma mexida com o attiny13a,  e ver se consigo meter o bicho pra funcionar.

   Com certeza se eu tiver qualquer sucesso ele será passado aqui para todos.

Legal, Weider, 

Já usei o Arduino para gravar atmega328 e atmega8, fiz alguns brinquedos... mesmo sem entender muito de fuses ( confuse, no meu caso)...

Criei uma discussão, mas acho que não são muitos com o nosso problema,  neste link:

http://labdegaragem.com/forum/topics/arduino-as-isp-attiny13a-atmeg...

minha ideia era criar uma área para todas as experiencias (arquivos, tutoriais e casos de sucesso) com diferentes atmegas e attinys...

Será que decola?

boa sorte, este Fds quem sabe teimo um pouco mais no attiny13a...

Valeu

 

Sr Helder fucei e fucei nao deu certo,onde moro so tem 2313 vou comprar pela net outro, os mais uasdos e fazer ourtos testes.obrigado por enqunto.em ultimo caso comprar arduino uno.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço