Bom dia, pessoal

Preciso de um pouco de ajuda com o conhecimento técnico sobre eletrônica dos amigos. Meu conhecimento sobre micro eletrônica é mínimo, não tecnicamente não conheço nada de resistores, transistores, chips, por isso me atenho apenas em módulos prontos.

Preciso montar um GPS externo para usar no meu celular, pois preciso de uma taxa de atualização de 10Hz, e não de 1Hz como os GPS internos dos celulares. Visto isso, encontrei um DIY completo do que eu preciso:

A combinação entre um módulo GPS, um módulo Bluetooth (HC-05 ou HC-06) e uma módulo USB para alimentação.

Esse projeto atende 99% da minha necessidade, com apenas um pequeno detalhe: preciso ganhar portabilidade.

Para isso, preciso criar uma alimentação portátil para ele.

Fiz minhas pesquisas, e vi que um módulo TP4056 resolveria minha necessidade. Tiraria o módulo USB e incluiria o TP4056. Ai que entra minha dúvida que não encontrei informações que me fizeram chegar em uma conclusão: Bateria.

1) Qual tipo de bateria usar? Bateria de celular? Bateria Li Ion 18650? 

2) Diretamente a questão anterior, como faço para saber o consumo desse meu projeto, para ter uma ideia de qual a capacidade que preciso que a bateria tenha e qual será o tempo de duração da carga para utilizar meu projeto.

3) Existe algum problema nessa minha ideia, como curto, ou algo do gênero, em retirar aquele módulo USB e ligar diretamente um TP4056 + bateria, juntamente com um botão on-off?

Espero não ter me alongado muito nem estar sendo muito amador nas minhas dúvidas.

Abraços.

Exibições: 1236

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, 

1) Para saber qual bateria mais indicada, favor informar as especificações dos módulos (links), o diagrama e o link do projeto que você se baseou.

2) Para medir o consumo, precisará de um multímetro para medir a corrente usada na montagem.

Em alguns módulos poderá encontrar essa informação sobre a corrente. Informe os links dos módulos. 

3) O módulo TP4056 não é o mais indicado já que ele é um circuito carregador de bateria Li-Ion. 

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

Boa noite.

Seguem algumas respostas:

1) Pretendo usar os seguintes módulos:

  • GPS: NEO-7N, que aceita configuração de 10Hz (Datasheet link)
  • Bluetooth: HC-06 (link)

Essa é a parte que é certa. Os demais depende da bateria.

2) Nos links só encontrei a corrente do HC-04 (Operating Current: 40mA), mas não sei o quanto significa de tempo.

3) Pelo que pesquisei, vi videos e mini projetos de pessoas usando esse TP4056 com baterias de celular, ou com baterias 18650 compradas ou retiradas de baterias de notebook. Tinha pensado em seguir essa receita. O que você recomenda? Ví diversos tópicos seus falando de baterias, mas não consegui chegar a nenhuma conclusão. 

Desde já, obrigado.

Módulo Bluetooth HC-6 :

  • Operating voltage range:+3.3V to +6V
  • Operating Current: 40mA

GPS NEO-7:

Você irá comprar  o Bloco ou o módulo pronto com o Bloco já soldado no mesmo?

Power supply voltage =  3,3V (operaçaõ) Máximo = 3,6V

VCC_RF output current = 50 mA

Se o usar o carregador TP4056 irá queimar esse bloco NEO-7. 

https://www.u-blox.com/sites/default/files/products/documents/MAX7-...

Favor informar o link do projeto que você se baseou.

Eita. Que bom que abri esse tópico aqui, se não ia torrar um GPS já.

O projeto inicial não tem bateria, apenas o GPS + Bluetooth, com uma porta Micro USB para alimentação externa. O link é esse LINK.

Ele utiliza um Bluetooth HC-06 + Módulo GPS Reyax RY8253F. Como não estava conseguindo encontrar esse GPS, acabei procurando outro com 10Hz. Achei o NEO-7, mas não me atentei a corrente.

Terei de voltar a procurar opções de GPS. Alguma dica?

Eu havia visto também como opção o Beitian BN-280. Olhando agora esses detalhes que tu me atentou, vi que ele trabalha com DC Voltage 3.0V-5.5V, Typical:5.0V.

Será uma boa opção?

Abraços,

Vinicius

Bom dia, 

Se o projeto do link usa uma porta USB para alimentação externa, use um Battery pack (usado para recarregar smartphones), para simplificar o projeto.

Você já comprou o NEO-7? O bloco ou o módulo?

Para alimentar 3,3V use um regulador DPO Linear AMS1117. (módulo regulador). 

GPS barato e fácil de encontrar:

Módulo Gps Ublox Neo-6m Gy-gps6mv2

Raw data output is supported at an update rate of 5 Hz on the NEO-6T and NEO-6P

Antes de comprar, verifique o modelo do Bloco Neo-6.

Eu já havia olhado o Ublox Neo 6M, porém olhando o DataSheet ele não enfrenta o mesmo problema o 2.7v - 3.6v? 

Modulo Regulador Tensão Ams1117 De 4.5v-7v Para 3.3v

Você já comprou o NEO-7? O bloco ou o módulo?

Não comprei nada ainda. Como ainda estou planejando e sei que sou amador, só quando tiver tudo "encaixado" irei comprar.

Pretendo comprar o módulo pronto, não o bloco.

O GPS mais comum no mercado é o NEO-6

O módulo já tem um regulador de 3,3V.

http://blog.eletrogate.com/gps-neo-6m-com-arduino-aprenda-usar/

É bom conferir se ele poderá ter uma taxa de amostragem de 5 Hz.

Esse NEO 6 que indicaste é bem interessante, prático e fácil. O ideal seria uma taxa de 10Hz, mas talvez 5Hz já seja suficiente para o que preciso.

Eu estava olhando o NEO 7M desse anúncio (LINK). Aparentemente ele já vem com um módulo com um regulador de tensão para 5V, não?

Eu conseguiria ligar diretamente o HC-06 e o NEO 6M diretamente numa corrente 5v então? Tanto com um Powerbank externo, quanto com um TP4056?

Meu carrinho de compras no Aliexpress (vindo tudo de um vendedor só), está composto da seguinte forma:

HC-06: https://www.aliexpress.com/item/32523867394.html?spm=a2g0o.cart.0.0... (HC-06 DIP)

GPS: https://www.aliexpress.com/item/32948172227.html?spm=a2g0o.cart.0.0... (NEO 7M) - Pelo anúncio, o bloco está ligado em um módulo que já tem conversão de tensão para 5V. Ou será que entendi errado?

TP4056: https://www.aliexpress.com/item/5-pcs-Micro-USB-5V-1A-18650-TP4056-... (não sei se vou comprar ou usar o PowerBank externo).

Achas que consigo montar esse GPS com o Bluetooth sem problemas de voltagem?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço