Bom dia Galera, tudo bem?

 Então, toda vez que eu produzo uma PCB eu passo verniz após terminar a mesma, só que muitas vezes ela fica com umas marcas, parece marca de gordura, onde fica principalmente a digital do dedo.

 O estranho é que essas marcas não aparecem antes de colocar o verniz.

 Teria alguma melhor forma de passar o verniz para antes tirar essa marcas? Ou vocês não preferem passar verniz? 

 Se você utiliza outro método para conservar a PCI fique à vontade para comentar neste tópico também, todo conhecimento é bem vindo.

Antes de tudo, muito obrigado!

Exibições: 62

Responder esta

Respostas a este tópico

Aqui não lembro de ter acontecido, ou não reparei.

Mas um alcool isopropilico tira bem qualquer gordura.

Bom dia Eduardo, tudo bem?

 Então, acabei estudando um pouco mais sobre o assunto e vou comentar aqui, irá ajudar caso alguém também esteja com essa dúvida, basicamente é o seguinte:

 - A placa deve ser realizada o mais rápido possível, o contato do cobre com o ar já é um fator para a oxidação.

 - Após soldar os componentes a placa deve ser limpada com álcool isopropílico e aplicado o verniz.

 - É recomendado o uso de luvas desde a transferência até a soldagem.

 - Antes de iniciar a transferência a placa deve ser limpada com bombril e detergente.

Valeu....

Amigo, concordo com essa sua pesquisa. Faço exatamente isso, principalmente a "pressa" pra montar logo porque realmente a superfície oxida muito rápido.

E pro teu problema, o Eduardo já falou: álcool isopropilico.

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2019   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço