Pessoal, boa tarde.

Só uma dúvida: vocês acham que dá pra viver fazendo projetos eletrônicos com PIC? Isso dá dinheiro ou é só hobby?

Alguém trabalha com projetos?

Abraços

Exibições: 6080

Responder esta

Respostas a este tópico

Dia 5/11 vai ter o Microchip Masters Brasil 2013, são esperados aprox. 500 pessoas num único dia de palestras e treinos; recomendo que vá e veja por si quanta gente envolvida com PICs / projetos terá lá, por aí imagina os que não vão

link http://www.seminariosartimar.com.br/mastersbrasil2012-pos/

Eu vivi disso por um tempo, logo que me formei no tecnico,na epoca era 8051 e Z80 que se usava. Na verdade eu estava insatisfeito com um emprego onde era projetista e pedi as contas. A empresa (de nobreaks) me pediu pra continuar o projeto como freelance, depois comecei a fazer outro projeto (de controlador de temperatura) para outra empresa. Aih lancei meu primeiro produto, que era um controlador de temperatura de multiplas zonas (até 32) para manifold, e depois fiz kits didáticos pra vender.

Digo que é otimo fazer projetos para os outros, vc aprende muito, mas nao é um bom jeito de "ficar rico", vc sempre vai estar com prazos estourados, orçamentos estourados, clientes recebendo muito mais que pediram inicialmente e reclamando. Se vc passar muito no papel vc nao consegue fechar contrato pq desconfiam, se vc nao passa se ferra pq fica o "dito pelo mal dito".

Enfim, é otimo, mas é melhor ainda vc criar seu produto e começar a vender. Seja para a industria, residencia ou consumidor final. Algo que nao tenha muita concorrência chinesa. 

Quase toda industria começou em fundo de quinal. Ideias, trabalho duro, estudo e tempo são os principais elementos. 

Poxa que legal sua história, Eduardo, ainda mais pela parte do Z80. Você chegou a montar, por hobby mesmo, un desses vários computadores com z80 que existem na web? Eu estou querendo monter um faz tempo heeh, acredito que dá para aprender muito.

 Quanto ao tópico, acredito que sim, cara. Tem que começar e isso você já faz, agora é só diversificar e estudar muito o mercado até você encontrar o "carro chefe" ou talez "frota chefe" heheh da sua empreitada. Mas o mais importante você já fez, começou. 

Na epoca usava MSX, cheguei a criar circuitos para o MSX (modem para o videotexto), mas pra mim mesmo. Pra fazer comercialmente o primeiro projeto com placa e tudo já saiu no 8051. Na epoca era o 8031, com eprom (sim, com 1 "e" só) externa, gravando a eprom e apagando no ultravioleta...

Foi mto bom, mas passei para os kits didáticos, fiquei com isso por uns anos e atualmente estou praticamente aposentado. Arrendei a empresa. Isso e o "pé de meia" que fiz me sustentam, hoje não estou procurando novos desafios profissionais. Quero é tranquilidade e poder curtir minha família. Claro, ta no sangue, tenho meu lab e fuço bastante, mas como hobby. 

O que eu nao topo de jeito nenhum mais, nem como hobby, é ser empresário. Isso pra mim = boleto+imposto+folha+reclamações. 

Eduardo,esses kits didaticos que voce fazia eram aqueles basicos?tipo amplificador.fonte,pisca-pisca?

Estou pensando em desenvolver alguma coisa nesse sentido,mas como voce disse em outra postagem fazer uns projetos que não tenha concorrencia chinesa,algo pronto.montado ou em forma de kit.

Abs

Não, eram kits grandes mesmo, como esses: 

http://www.bit9.com.br

http://www.novadidacta.com.br/

http://www.edibon.com/

http://www.delorenzo.com.br/

E tantas outras que se matam por um mercado tão promissor, mas que só promete... A muitos anos ouço falar que o governo vai investir em educação... Só que não. Quando investe compra paredes, carteiras e computadores, no máximo, para que todos possam acessar gratuitamente o facebook da escola e assim se sentirem incluídos. Revoltante ! (Com raras exceções) As escolas estão virando creches para adolecentes...

Poxa, bem bacana.

Marcelo, já vi vários sistemas de alarmes residenciais que usam PIC.  Veja www.dsc.com (produto Canadense)

Monte um projeto bom e util, profissional e com certeza vai ganhar dinheiro com seu produto!

Abraçco

Steve Wozniak da Apple trabalhava na HP e no seu tempo livre criou o Personal Computer.

É sempre bom você ter um emprego, até para poder ter dinheiro pra custear suas aventuras. Quando sua aventura estiver dando mais lucro que seu emprego, ai você pode pensar em lançar vôos maiores.

Nunca entre com os dois pês em um rio.

Eduardo,li a sua postagem e achei interessante,voce chegou a projetar placas de nobreak?

Desculpe a liberdade e tambem não sei se pode ,mas vou dar o meu link onde eu anuncio o que eu fabrico.

A empresa era de nobreaks de grande porte (GPL, que depois foi comprada pela Equisul), mas eu fiz só o painel digital. Ele usava medidores analógicos e eu fiz uma placa pra colocar um LCD e uma saída serial nele pra monitoramento remoto. De nobreak eu não entendo nada..

Vc está no caminho certo, na minha opinião, o esforço e estudo pode ser aplicado para decolar sua vida começando com um belo diploma (que exige exatamente isso) ou direto na criação de sua empresa (e conquista do diploma, se der, mais pra frente).

O suce$$o chega praquele que faz por merecer unindo esforço, capacidade e sorte... Diria que o capital inicial desses 3 entra no item sorte. Em poucos anos vc forma um capital pra crescer, se tiver esforço e capacidade.

Concordo completamente com ( tudo que escreveu )

e Infelizmente o governo promete...., mas para quem esta na sala de aula ( no meu caso como estudante)

descobre que a realidade é outra incluindo os ambientes empresariais e

alguns professores ou a grande maioria, por mais que estejam bem de vida, é visível perceber que eles ficaram com um gostinho de quero +

mas a realidade de investimentos tecnológicos sem mencionar os básicos e  os extras de conhecimentos necessários

os investimentos acabam por se perder, pois muitos acabam por ficar no meio do caminho e migrando para outras areas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço