Prezados, preciso utilizar um componente eletrônico que possa se comunicar com um arduino para direcionar o caminho da água por uma tubulação ou mangueiras, inicialmente pensei em uma válvula solenoide, mas pesquisei muito e não tenho certeza se ela ira me atender e nem como irei fazer isso.

O funcionamento será simples, preciso instalar uma válvula com uma entrada e duas saídas e fazer uma programação para que a água siga por uma saída ou outra da válvula.

Seria possível fazer isso com uma válvula deste tipo? 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684334363-valvula-solenoide-...

Se não, existe algum outro componente que eu possa utilizar para fazer esse redirecionamento do fluxo de água? Agradeço qualquer tipo de informação útil. Obrigado.

Exibições: 1255

Responder esta

Respostas a este tópico

Essa da imagem fará o fluxo de água bifurcar em 2, mas vc não controlará pra onde a água irá (esquerda ou direita). Ou a água passa ou a água não passa, entende?

Para aquilo que precisa, vc precisa fazer um cano principal bifurcar em 2 canos. E em cada bifurcação, coloque uma válvula solenóide. Assim, conforme sua vontade, vc pode fazer o fluxo seguir por uma bifurcação ou pela outra (ou por ambas, se quiser)

Então não há como fazer este controle com apenas 1 valvula, eu precisarei de 2 valvulas para que uma hora eu abra uma e permita a passagem de água por ela, e outra hora abra a outra, fazendo o mesmo. É isso ?

Exatamente isso, pois pelo pouco que conheço de válvulas solenóides, elas funcionam como um registro de abre/fecha. Ou seja, ou passa água (estado aberto) ou não passa água (estado fechado).

Pois é, acho que é minha unica opção mesmo, muito obrigado pelas informações !!!

Oi RG, 

este tipo de válvula já tem os dois solenoides nela.

Não sei se atende sua necessidade.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692485078-valvula-dupla-lava...

Rui

olha o mestre Rui aí, sempre muito acertivo. Apesar de não haver qualquer descrição no anúncio, apenas pelo título dá pra notar que ela é dupla. É bem capaz que sirva pro seu caso

Sim, ficará mais barato tambem. Muito Obrigado Rui e imhugo !!!

Rui, para poder utilizar esta válvula do link, consigo ligar ela diretamente no arduino, ou vou precisar de um rele para acionar ? Voce ja utilizou ela ?

Renato,

Não tem outra alternativa que usar rele acionado pelo Arduíno, e este acionara a válvula,, pelo que esta na imagem ela trabalha com 110V, o que limitara também seu uso caso esteja no Nordeste, onde a tensão de rede é 220V, implicaria usar um trafo neste caso.

Veja em uma das fotos onde indica tensão no corpo da válvula, 110V 60Hz, por isso tirei minha conclusão, mais ainda sendo uma válvula para maquina de lavar.

Em todo caso inquira o vendedor.

Abs.

Olá,

Um TRIAC ou relé de estado sólido é uma alternativa ao acionamento por relé mecânico.

Abraço.

Oi RG, boa noite.

os amigos já esclareceram sua dúvida.

Abraços

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço