fui monitorar a temperatura da piscina e tem uma tensão eletrica externa na agua

estou desenvolvendo uma projeto de automação de uma piscina, e ao colocar um sensor de temperatura na aguá percebi que havia algum tipo de tensão elétrica por volta de 20 mV e isso é o suficiente para interferir na leitura do sensor, dando um valor igual a (-127) na leitura, porem de cada umas 10 leituras 1 ou 2 ele consegue capitar o valor certo da temperatura da água, então eu adaptei meu programa de forma que ele só imprime o valor da temperatura, apenas quando o programa efetuar uma leitura diferente de (-127).

minha duvida é se ao longo do tempo esses 20 mV não ira danificar o arduino

Exibições: 674

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Vinicius,

    Acho que não,  é uma leitura muito baixa pra causar interferencia em uma porta I/O do arduino.

    Mas cara, uma dica,  eu e boa parte da galera geralmente quando fazemos leitura de sensores, usanos média aritmetica e não leitura direta, pois sempre vai rolar oscilações.

    Tipo,  você utiliza um laço FOR  e manda ele ler por exemplo 30 veze e coloca em uma variavel provisoria,  dai o resultado você manda dividir por 30 e tem a média.

    As vezes quando tá dando muita oscilação, basta colocar um simples delay() entre as leitura do laço for,  pode ser algo baixo como delay(10)  mas esse simples valor dá tempo do microcontrolador se estabilizar e fazer leituras mais estaveis.

acho que a hora que o sensor consegue capitar a temperatura certa, é quando a tensão esta no momento linear zero da senoide,por isso hora consigo captar o valor e hora não, fora da piscina, qualquer outro lugar onde eu for aferir a temperatura, não ah oscilações, coloquei um resistor entre o pino de vcc e sinal, para não oscilar o valor lido, assim fica uma resposta mais clara

Qual sensor esta usando? O sensor é à prova dágua ?

Muito cuidado ao inserir um circuito elétrico na piscina. Risco de choque elétrico nas pessoas. 

A fonte de alimentação é isolada ?

sensor de temperatura ds18b20 a prova d'agua

 a fonte é do arduino, o sensor ta ligado no 5v do arduino

Oi VD, bom dia, 

não entendi muito bem sua explicação.

Voce está colocando a fiação do seu sensor de temperatura em contato com a água da piscina?

Se estiver,  é necessário?

Se não for necessário, procure uma maneira de isolar a fiação da água, por exemplo com cola quente.

Este contato da água com a fiação e inseguro.

Rui

VD,
tem algo extranho no seu comentário:
" percebi que havia algum tipo de tensão elétrica por volta de 20 mV e isso é o suficiente para interferir na leitura do sensor, dando um valor igual a (-127) na leitura, porem de cada umas 10 leituras 1 ou 2 ele consegue captar o valor certo da temperatura da água, então eu adaptei meu programa de forma que ele só imprime o valor da temperatura, apenas quando o programa efetuar uma leitura diferente de (-127)."

Este sensor é un sensor 1wire, e envia as informações para o arduino via protocolo 1wire que é um protocolo digital com uma serie complexa de 0s e 1s, e este 20mv não podem afetar nem o sensor, que não tem contato eletrico com a agua, nem o arduino.
O que pode estar ocorrendo, é que o resistor de lastro, que acredito seja de 4k7, possa estar muito grande se a fiação até o 18b20 for grande.
Experimente colocar um resistor de 3k9 no lugar do de 4k7.
Estec ensor é de boa qualidade e basta uma medida, não faz necessario calculo de média.
Rui

esses 20 mV eu medi colocando as ponteiras do multímetro dentro da piscina, e o valor de (-127) só da quando coloco o sensor na água da piscina que tem essa tensão, se eu pegar um copo encher com a água da piscina e medir não da valor de -127, apenas quando o sensor ta dentro da piscina como na foto

se você quiser eu filme e te mostro, medindo o ar ele mostra a temperatura normal, no exato momento que coloco dentro da piscina ele da -127 e só para de dar esse valor quando tiro o sensor de dentro da piscina, se o sensor estiver medindo a temperatura do ar e o fio do próprio sensor estiver em contato com a piscina tambem da -127 na leitura 

sobre a distancia do fio não interfere, já conectei esse sensor a um cabo de 10 M para monitorar a temperatura de um objeto no qual eu ja sabia a temperatura exata e não houve leitura errada

Boa tarde Vinicius!  esse tensao nao esta vindo da rede eletrica?  teste assim procure um aterramento e ligue o multimetro na escala de voltagem de AC (500V AC) e meca com uma ponta no aterramento e outro ponta na agua da piscina, veja se nao tem energia correndo, se tiver veja se sua bomba de circulacao nao esta tendo vazamento de tensao, pode ser que nao esta aterrado direito.

já fiz isso, desliguei a energia da casa de maquina e testei, testei com a bomba ligada e a bomba desligada, deu no mesmo valor. mas como eu disse, de 10, 2 o sensor consegue captar o valor certo, meu único medo é com o tempo esses 20mv danificar a placa obrigado plea atenção

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço