Olá,

Estou com problemas em relação ao módulo do microfone de eletreto. Montei um projeto no qual um buzzer emite o som na frequência desejada e preciso que o microfone leia essa frequência (para, posteriormente, plotá-la em um gráfico). Creio que o microfone está somente lendo ruídos, por suas marcações indicarem sempre entre 1015 e 1023... Quero entender um pouco mais, saber o que exatamente o microfone lê (se é a frequência, ou se tenho que fazer cálculos para transformar as informações em uma frequência).

Desde já, muito obrigado!

Exibições: 1567

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi AASM, bom dia,

para facilitar o nosso entendimento do seu projeto e identificar possíveis causas do problema reportado por você,

sugiro que poste aqui o esquema elétrico de suas conexões e o code que está utilizando.

Rui

Os microfones são captadores de som que captam através de vibrações cujo meio de difusão é o ar, as ondas eletromagnéticas, o ouvido humano tem limitações para escutar sons estas limitações estão dentro de uma faixa que vai desde a mais baixa, 20 hz ( Hertz unidade de medida de frequência) até 20Khz, uma vez captado o som deve ser amplificado por um circuito pré amplificador que aplica filtros de acordo a determinada necessidade.

No seu caso especifico, você deve como o Rui explica acima, postar seu código e a maior informação possível para obter a ajuda correta. Segue o link daquele que foi o mentor de muitos ( Me incluo) sobre estes captadores. http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/4446-art616 Tenho uma empresa que trabalha com instalação de salas de cinema e uma parte da instalação refere-se ao som das salas, para tal, usamos analisadores de espectros para equalizar a sala dentro de um padrão (Norma) veja foto do mic captando o som de ruído rosa na sala e mostrando as frequências obtidas para serem tratadas.

Permita uma correção, por tratar de responder rápido usei o termo ondas eletromagnéticas, quando na realidade deveria ter escrito:

O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água.

Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio. Estas ondas se propagam de forma longitudinal.

Quando passa, a onda sonora não arrasta as partículas de ar, por exemplo, apenas faz com que estas vibrem em torno de sua posição de equilíbrio.

Como as ondas sonoras devem ser periódicas, é válida a relação da velocidade de propagação:

A audição humana considerada normal consegue captar freqüências de onda sonoras que variam entre aproximadamente 20Hz e 20000Hz. São denominadas ondas de infra-som, as ondas que tem freqüência menor que 20Hz, e ultra-som as que possuem freqüência acima de 20000Hz.

De maneira que:

Uma coisa importante que esqueci de mencionar, você com certeza esta usando um potenciômetro linear, neste caso creio que devera utilizar um logarítmico. Poste o projeto.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço