Boa noite pessoal.

Hoje precisei de um frequencímetro, e como não tinha um, resolvi desenvolver um

projeto de um.

Depois de apanhar um pouco cheguei a um modelo que me atende.

Mas não sei se ele tem boa precisão.

Tentei comparar os valores com o osciloscópico, mas o meu não ajuda muito.

Então resolvi disponibilizar o sketch aqui, e se alguém que tenha um frequencímetro tiver a 

paciência de montar este aqui e comparar com o seu eu agradeceria.

De qualquer forma fica aqui um projeto de um frequencímetro para Arduíno (UNO/MEGA/Mini).

Pretendo modifica-lo para funcionar no ESP8266 e no ESP32.

RV

Frequencimetro8.ino

Exibições: 4319

Responder esta

Respostas a este tópico

olá RV.

      Caso vc permita, gostaria de acrescentar algumas características no seu Projeto original.

      Essencialmente, o objetivo seria aumentar a versatilidade do mesmo, de uma forma que eventualmente ele possa ser usado como base de referência para Projetos semelhantes.  Esta versatilidade facilitaria muito também na transição para o ESP8266 ou ESP32, preservando todas as funcionalidades já implementadas para o Arduino AVR (UNO, Mega, etc).

      Uma das características, seria a seleção da Faixa de Frequências a ser medida, como uma forma de aumentar a precisão da medição, além de automaticamente estender a faixa de medição em Hz.

      Outra característica, poderia ser o acréscimo de uma entrada analógica, ou seja, para a medição de sinais senoidais, triangulares, e similares. Isto incluiria também a seleção de uma faixa de amplitude do sinal, com margem de ruído adequada para uma medição confiável.

      E quanto a qualquer aspecto de Hardware, pode ser feito de forma que seja acessível a qualquer pessoa, em termos de facilidade de aquisição de componentes eletrônicos  e principalmente baixo custo.

      A motivação aqui é totalmente técnica e didática. Isto porque, devido à disponibilidade que os Chineses propiciam hoje em dia,  seria praticamente impossível competir com eles em termos de instrumentação convencional acessível. Claro, esta imensa facilidade provavelmente poderá ter a médio e longo prazo, um custo muito alto para nós Brasileiros, já que tende a nos "emburrecer".

      Poderia ser desenvolvido sem pressa, no ritmo que seja possível, e sem compromisso efetivo de continuidade, já que vc abriu o tópico com objetivo de disponibilizar o Projeto.

      Abrçs,

      Elcids

ah, esqueci de mencionar:

     Outra característica, seria visualizar a Frequência em um APP para smartphone,  o que poderia estender a flexiblidade/versatilidade do Projeto.

      Para facilidade e acessibilidade a todos, isto pode ser feito no APP Inventor ou Kodular, ou similares.

Bom dia  Elcids Chagas,

as faixas de frequências são mudadas automaticamente no sketch.

veja as rotinas que envolvam " escala".

RV

Bom dia  Elcids Chagas,

obrigado pelas recomendações, mas acho que vou deixar o desenvolvimento da parte externa,

(analógica, APP, etc)  para os amigos que quiserem contribuir com o projeto.

Deixo aberto qualquer modificações que queiram fazer no sketch ou externamento ao projeto.

RV

Boa noite EC,

postei uma versão de ESP32 que mede até 40 MHz e com escala automática.

RV

Freq_pnct_V07.ino

olá RV.

      Já baixei este último e já dei uma olhada rápida.

      Acredito que posso contribuir neste código, mas gostaria de conversar mais detalhes com vc sobre como isso pode ser feito, pois não quero correr o risco de desvirtuar do seu propósito original.

      Abrçs,

      Elcids

Boa noite Rui,

Tenho osciloscópio (TBS 1062 da TEK - 60 MHz) com boa precisão (ele mede período, frequencia, duty cycle,etc).

Meu multímetro Fluke 17B+ também mede frequência ( 10 a 100 KHz somente).

Qual faixa de frequência pretende medir?

Vi que tem 3 faixas - Hz, KHz e MHz. 

Qual gerador de sinal sugere que eu use para testá-lo? 

Você tem um programa pronto para gerar sinais de clock?

Abraços.

Bom dia José, a minha dúvida não é referente ao projeto do Rui, mas eu também tenho um fluke 17b+ e fico intrigado que mostra que ele mede corrente alternada mas não tem o alicate e pelo que vi no canal do youtube do fluke, dá pra comprar separado.

A minha dúvida é: dá pra medir a corrente AC do mesmo jeito que mede a DC com esse fluke?

Hélio boa tarde, 

Sempre que tenho dúvidas, leio o manual do equipamento para tentar resolvê-las. 

https://www.fluke.com/pt-br/produto/teste-eletrico/multimetros-digi...

Veja na página 22 :

Todas as faixas de CA e Hz e todos os ciclos de serviço estão especificados entre 1% e 100% da faixa. Entradas inferiores a 1% da faixa não são especificadas.

OBs : alicate é usado  para medir corrente e não tensão. 

Lembrei-me dos testes que andei fazendo em janeiro desse ano com o ESP32. 

Com esse programa dá para gerar bastante frequências e com uma precisão bem boa! 

No caso eu inseri 3 frequências que são geradas em loop. 

É só alterar os valores para mudar as frequências. 

ESP32_LEDPWM_MAX2.INO  ( em anexo) 

Exemplo:

void freq248KHz ()
{
    pinMode(18, OUTPUT); // GPIO_18 as Output
    ledcAttachPin(18, 1); // GPIO_18 attached to PWM Channel 1
    ledcSetup(1, 248000, 5); // Channel 1 , freq 248,000 KHz , 5 bit resolution = 32
    ledcWrite(1, 8); // Enable frequency with dutty cycle 25%
}

Anexos

Oi  José Gustavo Abreu Murta,

você pode mandar o link de onde obteve este sketch?

RV

Boa tarde Rui,

Esse sketch foi criado por mim...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço