Caros Garagistas, boa tarde!

Bem, estou há um tempinho estudando µCrontrols e quero embarcar firme nessa área para começar a trabalhar com automação residencial. Minha área de atuação é Redes  tenho bastante experiência com Eletrônica mas, embora formado há pouco em Eng, Eletrônica, confesso que minha base em programação é ainda fraca.

De qualquer forma estou começando a implementar um Laboratório para meus projetos e queria começar fazendo uma fonte bem parruda, microprocessada, de uns 50V X 15A, para uso em testes gerais de toda sorte de circuitos.

Estava pensando em utilizar um PIC 18F45K22. Sei que o bichinho é bem poderoso, mas minha ideia é fazer da seguinte forma: utilizar um controle básico (com equações reduzidas de um controlador PID) para que possa amostrar as saídas (serão 4 reguladores em paralelo, 2N3055, por exemplo) driveados por darlingtons e entregar (EM SINAL PURAMENTE ANALÓGICO) aos transistores "amplificadores" (pensei em um FET ou até BJT) para fazer o controle da tensão final (em torno de 50V) a partir dos 5 VDC.

É lógico que isso é um esboço e ainda vou pensar direitinho de forma a isolar as etapas de baixa e alta, verificar a dissipação (provavelmente farei uma espécie de chaveamento para diminuir a tensão aplicada quando precisar de 3V, por exemplo para não dissipar muito em cima dos Transistores) mas essa é a ideia básica.

Minha dúvida parece besta, mas queria saber a opinião de todos: Tenho um arduíno de bobeira aqui e estava pensando em usá-lo para dar a cara inicial à fonte e fazer uns testes (tenho mais facilidade com o arduino). A dúvida é há algum arduíno com SAÍDA ANALÓGICA (0-5V). Sei que vão falar, usa o PWM, mas não quero fazer apenas controle de potência entregue, quero fazer controle de tensão e corrente, pois há equipamentos que se entregar um pico de 50V em 50% de duty para "simular" 25 VDC queimo ele na hora, mesmo sendo um curtíssimo espaço de tempo.

Bem, fiquem a vontade para sugerir também, pois acho um projeto bacana por lidar com Controle, Eletrônica Analógica e Digital, além de Programação, ou seja, bem completo.

Exibições: 763

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Volnei, o post eh bem antigo, vc desistiu da fonte? Ou proseguiu "em silêncio"?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço