Olá pessoal,

Tenho uma fonte universal aqui em casa faz muito tempo. Quero usar como alimentação externa pro meu Arduino...

Especificações de saída:

-  tensão: 1,5; 3; 4,5; 6; 7,5; 9 ou 12V

- corrente: 500mA 9W

 

Ajustei pra 9V, mas a minha dúvida é sobre a polaridade. Devo ajustar para Centro positivo ou Centro Negativo?

Outra coisa: essa corrente de saída é suficiente? encontrei em alguns lugares que precisa-se de no mínimo 600mA, é verdade?!

 

Desde já agradeço!

Exibições: 26760

Responder esta

Respostas a este tópico

Pesquisei um pouco mais, olhei no arduino.cc e encontrei:

"A alimentação externa (não USB) pode vir de um adaptador AC-DC ou de uma bateria. O adaptador pode ser conectado através de um plug de 2,1 milímetros de centro positivo, no conector de energia da placa. A alimentação feita através de uma bateria pode ser feita através dos pinos GND e VIN do conector de alimentação.

A placa pode operar com uma fonte externa de 6 a 20 volts. Se a fonte externa tiver voltagem menor que 7V, no entanto, o pino de 5V pode fornecer menos de cinco volts e a placa poderá ficar instável. Se usar mais do que 12V, o regulador de voltagem pode superaquecer e danificar a placa. A faixa recomendada para alimentação externa é de 7 a 12 volts.

Os pinos de alimentação da placa Arduino são os seguintes:

→ VIN: A entrada de tensão da placa Arduino, quando ela está usando uma fonte externa de energia (ao contrário de 5 volts a partir da conexão USB ou fonte de alimentação regulada). Você pode fornecer a tensão através desse pino, ou, se o fornecimento de tensão for realizado através do conector de alimentação, pode-se acessá-lo através deste pino.

→ 5V: A fonte de alimentação regulada usada para alimentar o microcontrolador e outros componentes na placa. Este pode vir do pino VIN através de um regulador na placa, ou ser fornecido pelo USB ou outra fonte de regulada de 5V.

→ 3V3: Uma fonte de 3,3 volts gerado pelo regulador da placa. A corrente máxima é 50 mA.

→ GND: Pinos terra."

 

REFERÊNCIAS:

- Arduino Home Page (arduino.cc)

- HERRADOR, R. E., Guía de Usuario de Arduíno, 2009.

Verifique somente se tensão da sua fonte está correta. Tenho uma fonte universal aqui, que no 12v na verdade sai uns 25v... No 9v sai uns 12v... Essas fontes universais de camelô são assim mesmo.

Quanto a corrente, muita gente confunde, mas se a fonte é de 500mA, quer dizer ela fornece ATÉ 500mA, não que ela vai "injetar" 500mA no seu circuito.

Abraços!

Valeu Fellipe!

Verdade, não dá pra confiar nessas fontes! Vou ter que arrumar um multímetro então, pq estou sem... Preciso comprar, não tem como fazer minhas coisas sem ter um para teste de circuito e tudo mais.

Mas ja liguei a minha fonte no arduino ajustada para 9v (nem tinha pensado em testar antes se era esse valor de saída mesmo). O Bom é que deu tudo certo!

Sobre a corrente eu entendi oq vc falou. Mas qual o valor ideal que o Arduino precisa? Sei que não pode ser muito alta, mas qual o máximo?

 

Abraços do Marcelo!

Pois é, tem que verificar essas fontes mesmo. Vai que vc coloca a chave seletora no 9v e na saída ta com 25v... ai pode queimar.

O Arduino fornece até 50mA. Agora quanto ele precisa pra funcionar, não sei ao certo, vou ver se até faço a medição por aqui. Mas acredito que o consumo não seja muito além disso. Logo, a fonte de alimentação precisa fornecer no mínimo esse valor pra ele funcionar corretamente.

Abraços!

Desculpa entrar na conversa de vcs rsrs... mas o arduino tem um regulador de tensão então entradas de tensão entre 6 e 20v (apesar de achar 20 um valor alto) são admissiveis e quanto a corrente é de acordo com o uso do arduino ele so fornece no máximo 50mA.Isso quer dizer q se vc usar um servo que consome 40mA. e um sensor q consome 10mA. na pratica não poderá ligar mais nada direto da saida do arduino(neste caso usa-se uma fonte externa com transistor).

Abraços!

eu podia jurar *edit* acabei de ler */edit* que o arduino fornece 40mA POR PINO digital

DC Current per I/O Pin 40 mA

 

e 50mA no  3v3, nao no total global... nao faria sentido, ehehehe, muita gente pluga varios servos direto naquele brick shield que usa alimentaçao das proprias I/Os do arduino, isso da muito mais que 50mA

 

na documentaçao do hardware, em nenhum lugar esta escrito a corrente total, apenas a por pino ;)

Logo, uma fonte de 500mA pode funcionar, desde que tudo que esteja plugado no arduino, mais o consumo da propria placa nao ultrapasse isso ;)

O wagner ta certo!!é por pino mesmo me confundi.

É isso ai!

E a conversa é de todos nós! :)

Abraços!

Valeu!

Valeu gente! Ajudou muito. Em resumo, a saída de cada pino é 40mA por pino digital e somando tudo eu não devo colocar uma carga que nescessite mais que 500mA, isso quer dizer que usando toda a capacidade do pino eu só poderia usar 12 pinos (12x40 = 480). Esse é um cálculo bruto, pois sabemos que componentes como Leds e Sensores precisam de pouca corrente...

Alguém poderia organizar isso e colocar na Wiki? Pq essas especificações para fonte externa e corrente de saída por pino não estão lá...

 

Abraços do Marcelo!

CUIDADO gente !

Vcs estão fazendo uma bagunça com este topico.

O atmega328 fornece sim 40mA por pino , mas o chip não pode fornecer no total de mais de 200mA tanto para a fonte quanto para o GND , pois ultrapassa sua dissipação maxima.

Outra coisa é a saida do regulador do Arduino (fonte interna na placa do Arduino) , que não tem nada a ver com a capacidade do Atmega328 , pois não passa por ele , mas só pelo regulador de tensão na placa do Arduino , que é alimentada pela fonte externa.

Outra limitação é quando o Arduino está alimentado pelos 5V que vem da porta USB do PC. ai , então a limitação

é a corrente máxima que seu PC pode fornecer pelos 5V do USB (acho que não passa de 100mA).

Quando se poe um monte de servos no shield do arduino , a corrente para os servos deve vir de uma fonte externa,

passar pelo regulador da placa do Arduino até os servos .O atmega328 só fornece os sinais digitais para comandar o servo , e a corrente de controle é minima(quase zero).

Acho que agora ficou mais claro para todos .

Postem suas duvidas !

Enio.

 

retirado do data sheet do atmega 328:

28.1 Absolute Maximum Ratings*28.2 DC CharacteristicsOperating Temperature.... -55°C to +125°C

Current per I/O Pin ............................................ 40.0 mADC

Current VCC and GND Pins.............................. 200.0 mA

usb 2.0, em teoria(pela convenção do padrao) oferece 500mA, é o que as IOs usb dos pcs devem fornecer

 

sobre a limitaçao do arduino global em 200mA, eu nao sabia... pior que ja liguei uns motores que drenavam mais que isso direto nos pinos digitais, tive sorte de nao sobrecarregar o bichinho, hahahahhaha

 

ps: e o exemplo que vi de varios servos no brick shield era sem fonte externa mesmo, cabo alimentando o arduino, no shield apenas conectados os servos... por isso chamei a atençao... como agora sei que existe essa limitaçao, só posso crer que o cara tenha "travado" via software pra acionar 1 servo de cada vez pra nao exceder a corrente

Agora as coisas estão começando a ficar mais claras...

Enio, como disse o Wagner, o Padrão USB fornece 5v a uma corrente de Até 500mA (corrente máxima). Nada melhor mesmo do que ver no datasheet sobre corrente nos pinos do ATMega.

Esse assunto complica a cabeça de todo mundo! Por isso fiz o topico hahah

 

Valeu gente! Quem souber de algo a mais (ou duvida) escreve ai.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço