Olá pessoal,

estou montando um circuito no qual possui um Arduino uno + Ethernet Shield, um relé e um sensor de movimento SR501.

O problema é o seguinte. Quando alimento o arduino pelo cabo USB tudo funciona normalmente, porém, ao alimentar a placa com uma bateria de 9V (no meu caso é uma philips alcalina) percebo que o led do ethernet shield quase não ascende e consequentemente não funciona. Então cheguei a conclusão que o problema é referente a corrente fornecida pela bateria, então a dúvida é a seguinte:

1 - A porta usb fornece 5V com no máximo 500mA, então porque uma bateria de 9V (que até onde eu pesquisei diz q fornece até 1A) não funciona? Cheguei a testar com aquelas baterias de 12V que parecem uma pilha, mas também não funcionou.

2 - Tem como fazer funcionar? é porque preciso que fique ligado em uma bateria pequena e que não dependa da energia eletrica.

Exibições: 601

Responder esta

Respostas a este tópico

a troca constante dessa bateria devido ao esgotamento não seria um problema pra vc? 

Tem como calcular aproximadamente quanto tempo essas baterias deveriam aguentar?

Suponhamos que seu circuito esteja consumindo 400mAh. fazendo contas, em 2 horas e meia aproximadamente você teria a bateria esgotada completamente, primeiro você deveria medir quanto o circuito esta consumindo com o multímetro usado como amperímetro, e depois decidir. Somente o chip do Ethernet, segundo informa a folha de dados, consome 180mA, adicione o UNO, e vai notar porque sua bateria esgota rapidamente.

Um abraço.

tem certeza q sua bateria eh de 1A?

eu acho mais viavel ou o uso de uma fonte ou uma bateria de moto (12v 7A) ou ainda 2 baterias de 6v 4A 

Nao tenho certeza jose miguel, 1A foi o q eu encontrei pesquisando na Internet. Mas de qualquer forma, como o Carlos mostrou, baterias nao vao durar muito. Eu nao tinha muita noção de tempo. Entao acho melhor repensar meu projeto aqui pra alimentar o arduino atraves da rede elétrica mesmo. O meu projeto é um alarme pra minha ksa, entao vou pesquisar uma maneira de usar ambos, pois caso falte energia nao quero q o alarme desligue.
Obrigado a todos pelas respostas.

use o arduino ligado a um nobreak, amigo

Rafael,

Neste caso, (Alarme casa) o ideal é um nobreak como o imhugo propõem, existem no mercado por preços relativamente barato, de pequeno tamanho, e você terá sua casa protegida por até 12 horas (Depende da potencia escolhida) em caso de falta de energia, sem duvida a melhor solução para seu caso. E principalmente, sempre estará se recarregando a bateria  pela rede elétrica, já que estas unidades não deixam de ser um conjunto bateria e carregador via rede, mas em uma unidade pronta para uso e de estética agradável.

Boa sorte!

Abraço.

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço