Boa tarde pessoal, estou fazendo uma fonte de bancada onde gostaria de ter 3 saídas, 1 saída fixa de 5v para circuito digital, 1 gnd e 1 saída variável de 0 a 12v através do potenciômetro para circuito analógico. Fiz alguns testes no proteus e, tive alguns problemas com o circuito. No lm7812 coloquei um potenciômetro, porem ele não altera em nada na voltagem do circuito. Gostaria de saber se estou no caminho certo, e o porque do potenciômetro não está funcionando. 

link do circuito: https://imgur.com/a/HxNeJ

Exibições: 355

Responder esta

Respostas a este tópico

ola amigo para saida fixa pode usar o 7805 e para a saida de 12v varial vc pode colocar um lm317 e um 2n3055  ele suporta uma boa corrente.

Olá.

  O LM7812 é um regulador de saída fixa. Para uma fonte colocar um divisor resistivo depois dele não funcionaria. O resistor do divisor fica em paralelo com a carga. Assim variar a carga variaria a tensão tanto quanto o variar o potenciometro, ou seja: Não funciona.

  Um exemplo simples re regulador variável é o LM317

https://www.google.com.br/search?q=lm317+regulador&source=lnms&...

  Simule com ele usando os valores de resitor e potenciometro dos exemplos. Deve funcionar.

Não sei se você quer realmente projetar a fonte, ou montar usando o que já temos pronto no mercado. Hoje eu usaria um conversor DC-DC ajustável que é muito barato, eficiente e fácil de usar.

Estou usando um desse na minha fonte de bancada para a saída fixa de 5V e pode puxar 3A dele tranquilo que ele se mantem bem estável (esquenta bastante se essa corrente for contínua).

Para a saída ajustável, troque o trimpot por um potenciômetro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço