Olá,

Estou montando uma impressora 3D, utilizando um Arduino MEGA + Ramps 1.4 + 4 Motores de passo + Extruder com cooler e LCD Screen. Pretendo utilizar 2 fontes de alimentação (uma industrial de 12V, 5A e uma ATX antiga de 12V 10A), pois já as tenho, ao invés de comprar uma só de 12v 20A.

 

Como não estou utilizado uma Heated Bed e um motor adicional para o eixo Z, acredito que eu possa utilizar uma fonte de 10A ao invés de 11A.

Acontece que esta fonte ATX é retirada de um computador bem antigo e medindo sua tensão está marcando 11,7V. Isto é um sinal que ela está com problemas ou é assim mesmo?

Será que 11,7V é suficiente para que a temperatura de trabalho do extruder seja atingida?

Obrigado,

Wagner

Exibições: 3424

Responder esta

Respostas a este tópico

Obs.: Esqueci de citar que tem mais um cooler, além do extruder.

Use só uma fonte. Se seus motores forem de 2A você tem um consumo de 8A só com os motores ligados, ai você precisa de mais uns 2A pro extrusor ... então procure uma fonte de pelo menos 20A. Vai te custar R$50,00 uma atx genérica.

Estou usando 4 motores de passo Mercury Sm-42byg011-25 de 0.33A  (torque de 2.3kg*cm) cada, por isso achei que 10A dava conta. Acho melhor não arriscar e seguir a sua dica.

Obrigado.

A tensão de 12V para alimentação de motores de passo, coolers e extruders não precisa de precisão.
O importante é o 5V, Esse sim tem que ter regulador.

Obrigado pela informação. 

Aproveitando o assunto motores de passo, para perguntar: por que utilizar motores de 2A ou mais, numa impressora 3D, já que utilizando o meu de 0.33A estou conseguindo movimentar peças de plástico, extrusor feito de alumínio, etc.?

Bom dia Wagner.
Onde viu Impressora 3D com motores de 2A ?
Normalmente os motores de um impressora 3D não precisam de tanto torque, pois eles servem somente para movimentar a cabeça extrusora.
Não esta confundindo com CNC ? Esses sim, para CNC, os motores precisam de torque pois a cabeça precisa cortar o material.

tem bastante com 2A ou ate mesmo 2.5, mas no geral eh 1 - 1.5A.

A indutancia do motor com 0.33A eh alta consequentemente nao deixando ser rapido por isso nao usam, um motor de 2A  consegue ser mais rapido por causa disso, tem driver que jah suporta ate 3A para impressora.

tenho uma impressora Grabber

No meu ponto de vista, usar um motor de 2A ou mais é um desperdício de energia, sem necessidade.

Bom dia.

Eu também achei estranho, mas como sou leigo neste assunto perguntei aqui. Parecia ser um desperdício, já que o preço de 2A é bem mais caro que o de 0,33A.

Ela vai funcionar devagar, da uma pesquisada e vera que o pessoal nao usa, tem uns caras que imprimem 24/7, sem parar e esses caras pode se dizer que eh empirico, fabricante tbm nao tem quem venda com motor assim, essas impressoras maiores jah tem um monte com 2.5A, da uma pesquisada, tem um pessoal que usa isso a bastante tempo, jah tentaram de tudo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço