olá amigos, sou totalmente novato nessa área

comprei essa fita de led e vi alguns tutoriais na internet, usei a biblioteca Adafruit_NeoPixel e peguei um dos exemplos que vem e modifiquei de acordo com o que eu fui entendendo.

mas não consigo de jeito nenhum fazer os efeitos da fita mudarem ao pressionar o botão.

eu gostaria de saber também como posso fazer um efeito pra fita interagir com o som ambiente ou através de uma entrada de som.

se alguém souber de outros efeitos legais que eu possa usar também será bem vindo.

segue o código:

// This is a demonstration on how to use an input device to trigger changes on your neo pixels.
// You should wire a momentary push button to connect from ground to a digital IO pin.  When you
// press the button it will change to a new pixel animation.  Note that you need to press the
// button once to start the first animation!

#include <Adafruit_NeoPixel.h>

#define BUTTON_PIN   2    // Digital IO pin connected to the button.  This will be
                          // driven with a pull-up resistor so the switch should
                          // pull the pin to ground momentarily.  On a high -> low
                          // transition the button press logic will execute.

#define PIXEL_PIN    6    // Digital IO pin connected to the NeoPixels.

#define PIXEL_COUNT 30

// Parameter 1 = number of pixels in strip,  neopixel stick has 8
// Parameter 2 = pin number (most are valid)
// Parameter 3 = pixel type flags, add together as needed:
//   NEO_RGB     Pixels are wired for RGB bitstream
//   NEO_GRB     Pixels are wired for GRB bitstream, correct for neopixel stick
//   NEO_KHZ400  400 KHz bitstream (e.g. FLORA pixels)
//   NEO_KHZ800  800 KHz bitstream (e.g. High Density LED strip), correct for neopixel stick
Adafruit_NeoPixel strip = Adafruit_NeoPixel(PIXEL_COUNT, PIXEL_PIN, NEO_GRB + NEO_KHZ800);

bool oldState = HIGH;
int showType = 0;

void setup() {
  pinMode(BUTTON_PIN, INPUT_PULLUP);
  strip.begin();
  strip.show(); // Initialize all pixels to 'off'
}

void loop() {
  // Get current button state.
  bool newState = digitalRead(BUTTON_PIN);
  
  // Check if state changed from high to low (button press).
  if (newState == LOW && oldState == HIGH) {
    // Short delay to debounce button.
    delay(20);
    // Check if button is still low after debounce.
    newState = digitalRead(BUTTON_PIN);
    if (newState == LOW) {
      showType++;
      if (showType > 1)
        showType=0;
      startShow(showType);
    }
  }

  // Set the last button state to the old state.
  oldState = newState;
}

void startShow(int i) {
  switch(i){
    case 0: colorWipe(strip.Color(0, 0, 0), 50);    // Black/off
            break;
    case 1: for(int i = 0; i < 10000; i++){
            colorWipe(strip.Color(255, 0, 0), 50);  // Red
            colorWipe(strip.Color(0, 255, 0), 50);  // Green
            colorWipe(strip.Color(0, 0, 255), 50);  // Blue
            colorWipe(strip.Color(0, 240, 255), 50);
            colorWipe(strip.Color(255, 0, 210), 50);
            colorWipe(strip.Color(30,  255, 0), 50);
            colorWipe(strip.Color(255, 144, 0), 50);
            colorWipe(strip.Color(192, 0, 255), 50);
    }
            break;
    case 2: for(int i = 0; i < 10000; i++){
            theaterChase(strip.Color(127,    127, 127), 50); // White
            theaterChase(strip.Color(255,   0, 0), 50); // Red
            theaterChase(strip.Color(0,   0, 255), 50); // Blue
            theaterChase(strip.Color(0, 240, 255), 50);
            theaterChase(strip.Color(255, 0, 210), 50);
            theaterChase(strip.Color(30,  255, 0), 50);
            theaterChase(strip.Color(255, 144, 0), 50);
            theaterChase(strip.Color(192, 0, 255), 50);
    }
            break;
    case 3: for(int i = 0; i < 10000; i++){
            theaterChase2(strip.Color(127,    127, 127), 50); // White
            theaterChase2(strip.Color(255,   0, 0), 50); // Red
            theaterChase2(strip.Color(0,   0, 255), 50); // Blue
            theaterChase2(strip.Color(0, 240, 255), 50);
            theaterChase2(strip.Color(255, 0, 210), 50);
            theaterChase2(strip.Color(30,  255, 0), 50);
            theaterChase2(strip.Color(255, 144, 0), 50);
            theaterChase2(strip.Color(192, 0, 255), 50);
    }
            break;
    case 4: for(int i = 0; i < 10000; i++){
            theaterChase3(strip.Color(127,    127, 127), 50); // White
            theaterChase3(strip.Color(255,   0, 0), 50); // Red
            theaterChase3(strip.Color(0,   0, 255), 50); // Blue
            theaterChase3(strip.Color(0, 240, 255), 50);
            theaterChase3(strip.Color(255, 0, 210), 50);
            theaterChase3(strip.Color(30,  255, 0), 50);
            theaterChase3(strip.Color(255, 144, 0), 50);
            theaterChase3(strip.Color(192, 0, 255), 50);
    }
            break;
    case 5: for(int i = 0; i < 10000; i++){
            rainbow(20);
    }
            break;
    case 6: for(int i = 0; i < 10000; i++){
            rainbowCycle(20);
    }
            break;
    case 7: for(int i = 0; i < 10000; i++){
            theaterChaseRainbow(50);
    }
            break;
  }
}

// Fill the dots one after the other with a color
void colorWipe(uint32_t c, uint8_t wait) {
  for(uint16_t i=0; i<strip.numPixels(); i++) {
      strip.setPixelColor(i, c);
      strip.show();
      delay(wait);
  }
}

void rainbow(uint8_t wait) {
  uint16_t i, j;

  for(j=0; j<256; j++) {
    for(i=0; i<strip.numPixels(); i++) {
      strip.setPixelColor(i, Wheel((i+j) & 255));
    }
    strip.show();
    delay(wait);
  }
}

// Slightly different, this makes the rainbow equally distributed throughout
void rainbowCycle(uint8_t wait) {
  uint16_t i, j;

  for(j=0; j<256*5; j++) { // 5 cycles of all colors on wheel
    for(i=0; i< strip.numPixels(); i++) {
      strip.setPixelColor(i, Wheel(((i * 256 / strip.numPixels()) + j) & 255));
    }
    strip.show();
    delay(wait);
  }
}

//Theatre-style crawling lights.
void theaterChase(uint32_t c, uint8_t wait) {
  for (int j=0; j<10; j++) {  //do 10 cycles of chasing
    for (int q=0; q < 3; q++) {
      for (int i=0; i < strip.numPixels(); i=i+3) {
        strip.setPixelColor(i+q, c);    //turn every third pixel on
      }
      strip.show();
     
      delay(wait);
     
      for (int i=0; i < strip.numPixels(); i=i+3) {
        strip.setPixelColor(i+q, 0);        //turn every third pixel off
      }
    }
  }
}

void theaterChase2(uint32_t c, uint8_t wait) {
  for (int j=0; j<10; j++) {  //do 10 cycles of chasing
    for (int q=0; q < 5; q++) {
      for (int i=0; i < strip.numPixels(); i=i+10) {
        strip.setPixelColor(i+q, c);    //turn every third pixel on
      }
      strip.show();
     
      delay(wait);
     
      for (int i=0; i < strip.numPixels(); i=i+3) {
        strip.setPixelColor(i+q, 0);        //turn every third pixel off
      }
    }
  }
}

void theaterChase3(uint32_t c, uint8_t wait) {
  for (int j=0; j<10; j++) {  //do 10 cycles of chasing
    for (int q=0; q < 10; q++) {
      for (int i=0; i < strip.numPixels(); i=i+20) {
        strip.setPixelColor(i+q, c);    //turn every third pixel on
      }
      strip.show();
     
      delay(wait);
     
      for (int i=0; i < strip.numPixels(); i=i+3) {
        strip.setPixelColor(i+q, 0);        //turn every third pixel off
      }
    }
  }
}

//Theatre-style crawling lights with rainbow effect
void theaterChaseRainbow(uint8_t wait) {
  for (int j=0; j < 256; j++) {     // cycle all 256 colors in the wheel
    for (int q=0; q < 3; q++) {
        for (int i=0; i < strip.numPixels(); i=i+3) {
          strip.setPixelColor(i+q, Wheel( (i+j) % 255));    //turn every third pixel on
        }
        strip.show();
       
        delay(wait);
       
        for (int i=0; i < strip.numPixels(); i=i+3) {
          strip.setPixelColor(i+q, 0);        //turn every third pixel off
        }
    }
  }
}

// Input a value 0 to 255 to get a color value.
// The colours are a transition r - g - b - back to r.
uint32_t Wheel(byte WheelPos) {
  WheelPos = 255 - WheelPos;
  if(WheelPos < 85) {
   return strip.Color(255 - WheelPos * 3, 0, WheelPos * 3);
  } else if(WheelPos < 170) {
    WheelPos -= 85;
   return strip.Color(0, WheelPos * 3, 255 - WheelPos * 3);
  } else {
   WheelPos -= 170;
   return strip.Color(WheelPos * 3, 255 - WheelPos * 3, 0);
  }
}

agradeço se puderem me ajudar.

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Respostas a este tópico

Parece correto...

Vc ligou a um lado da chave no pino digital 2 e o outro no GND ?

 

 

 

sim, o botão aciona a execução dos efeitos, mas eu queria que a cada vez que eu pulsasse o botão, o efeito mudasse e não estou conseguindo isso, o efeito só muda depois dele todo executado.

me falaram num outro fórum que eu poderia usar interrupção externa, mas eu não sei como incluí-la no meu código pois sou iniciante nessa área.

se puder me ajudar, agradeço a atenção.

Ahh, vc muda os efeitos, mas demora...

Então, acontece que existe o loop principal, onde acontece a leitura e o disparo de outro loop, que depende do efeito.

Para poder terminar o efeito antes da hora para poder voltar ao loop principal vc precisaria ficar lendo o tempo todo o botão.

Isso é chato de fazer, pq os efeitos são independentes e vc teria que mudar um a um.

Por interrupção não vejo como, vamos ver se mais alguem tem uma ideia. Seria possivel ler o botão, mas e para trocar o feito ? Só se forçar um reset por software. Sei lá.

mas eu poderia fazer tipo, ao pressionar o botao a 1ª vez, a fita liga no 1º efeito, ao pressionar a 2ª vez, ela desliga, ao pressionar a 3ª vez, ela liga no 2º efeito e assim por diante?

Pedro você montou o projeto igual ao exemplo da Adafruit? 

Funcionou corretamente? Sugiro que primeiramente faça o exemplo funcionar.

Depois faça a suas modificações.

então, no exemplo o efeito só muda depois de terminado.

eu adicionei o loop para o efeito ser executado "infinitamente", por isso eu queria poder trocar o efeito ao pressionar o botão.

manter o efeito rolando infinitamente, porém mudar o mesmo quando eu apertar o botão.

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