Pessoal, muita PAZ!

Estou aqui na terrinha matutano uma forma do passar o verão sem ter que ficar tomando conta das estufas de alface. O caso é o seguinte: aqui somos "plantadores" de alface, rúcula e agrião, na modalidade hidropônica, para quem não conhece aí vai uma foto:

O problema é que as plantas crescem alimentadas por uma solução que corre pelo cano de PVC em uma frequência de 15min ligado e 15min desligado. Só que o fluxo de solução não pode ser interrompido fora da frequência programada senão todo cano fica seco por muito tempo, matando as plantas de sede.

A ideia é a seguinte:

Fazer um sistema que toque uma sirene e acenda uma luz, quando um dos canos estiver sem água, quando o fluxo de água estiver interrompido.

Pensei em algo com o sensor de umidade mas o sistema teria que ligar quando houvesse água no cano de distribuição, que é comum a todos os canos de plantio, ou algo assim.

Alguém tem alguma ideia.

Exibições: 9905

Responder esta

Respostas a este tópico

Rafael, obrigado por responder.

Gostei da ideia do sensor de fluxo de efeito Hall, mas preciso de apenas 1,6L/m em cada cano e acho que esses sensores são muito grandes para esse projeto, além do risco do entupimento e as mangueirinhas funcionarem bem, sem muito luxo.

Quanto as bombas, atualmente são programadas por timers. Acompanhamos o clima para modificar a programação sempre que a temperatura sobe ou desce, exigindo mais água ou mais tempo de pausa.

Os canos de plantio tem uma inclinação, a solução é depositada na parte mais alta e escorre para mais baixa. Todos os canos de plantio desembocam em um cano de diâmetro maior que recolhe a solução e encaminha para o reservatório de 30mil litros, onde fecha o circuito.

A ideia do piezo é interessante, mas ele não pode encostar na água, certo. E se pensássemos em medir a capacitância dos canos em comparação com o cano que recolhe a solução na extremidade mais baixa.

Pensando na lógica:

- Se tem solução no cano que recolhe a solução na extremidade mais baixa e tem solução no cano 1, OK

- Se tem solução no cano que recolhe a solução na extremidade mais baixa e NÃO tem solução no cano 1, TOQUE O SINO

Viajei! ;-)

Isso depende da expectativa,

- você gostaria de saber qual perfil não está chegando a água?

- você gostaria de saber se a bomba está ligando corretamente nos intervalos programados?

- ou você gostaria de saber se possui solução no reservatório?

para cada situação é um desenvolvimento diferente, mas saber por perfil acho um pouco complicado pelo custo do projeto, já saber se a bomba está funcionando é mais simples seria algo similar ao conceito desse projeto:

 http://labdegaragem.com/forum/topics/duvida-liga-o-de-rel-a-lampada...

eu ainda acho complicado verificar por perfil, pois teria que ter  praticamente um Arduíno por bancada, apesar que se perder a produção daria para colocar uns dois rsrs. Mas a ideia do piezo é boa, bem simples.

Antonio, bom dia.

Chefe, seguinte eu li todos os comentários, o pessoal é  muito experiente quando se fala de Arduino, programação essas coisas, to aprendendo muito aqui no Forum.

Só que as as vezes, pegar uma guindaste para trocar o pneu do carro não adianta, no post que fiz (do controle remoto de Ar Condicionado como meu primeiro projeto), um amigo la me falou, "por que você simplesmente não usou um extensor de controle remoto?". Dai comecei a perceber que pra fazer tudo com arduino e a gente esquece de ver se tem alguma coisa mais prática.

Bom enfim sem querer atrapalhar o pensamento entorno do Arduino, você pode fazer uma coisa mais simples, já que quer apenas ver se tem água no cano, que é usar um sensor de fim de curso tipo esse:

Dai você ligar e desligar a sirene daquele cano especifico, com baixo custo, por exemplo, você pode aumentar a haste diminuindo a resistência mecânica, aumentando a alavanca,e colocar uma boia na ponta ou isopor, então quando o isopor baixar ele liga (NF ou AF) ou desligar a sirene.

Não sei, lendo o post pensei nisso, até por que teria que usar mais de um Arduino, bom foi apenas uma sugestão.

Abraço.

Rafael, pelo que entendi, o cano sempre tem ter que água, independente do ciclo de 15 minutos.

"Fazer um sistema que toque uma sirene e acenda uma luz, quando um dos canos estiver sem água, quando o fluxo de água estiver interrompido."

Entendi que não pode ficar seco.

Dai não podendo ficar seco, esse seria uma sugestão barata.

Sem duvida seria melhor fazer um sistema mais integrado, com arduino controlando fluxo, as bombas e até mesmo o nível no cano ou se o mesmo foi interrompido.

Essa foi minha intenção.

Abraço.

Na verdade o Samuel tem razão o sistema hidropônico fica 15 min com solução para hidratar e adubar as plantas, os outros 15 min fica sem solução para que possa ser oxigenado as raízes para que elas possam crescer e absorver mais alimentos.

Pessoal, muito obrigado pelo interesse de todos.

Não estou muito preocupado com o número de GARAGINOS que terei de comprar, pois, pretendo comprar muitos, pelo menos um para cada uma das 50 bancadas que tenho atualmente. Claro que se houver uma forma de gerenciar as bancadas com menos GARAGINOS, faremos isso.

Quanto as bombas, acho que merece um projeto a parte, pois, envolve quase uma estação metereologica, sensores de temperatura, umidade dentro das estufas poderiam fechar as telas termorefletoras e calcular o tempo que a água deve correr nos canos. Vou tirar fotos e abrir outro tópico.

Aí vão imagens de como a solução chega nos canos e de como a solução é recolhida para voltar para o sistema.

Chegada da solução por bombeamento

Saída por gravidade

A inclinação entre a chegada e a saída da solução é de 8%.

A ideia é verificar se cada cano/perfil está recebendo água, pois, a falta de solução mata dezenas de plantas e acaba com um ciclo de trabalho que começou com uma semente a 20 dias atrás.

Abraços

Caro Antonio, não consegui entender direito a questão da presença/ausência de solução nutritiva dentro do cano/perfil, então por favor diga-nos qual alternativa abaixo é a correta:

1) a solução nutritiva deverá estar presente dentro do cano/perfil em tempo integral, não importantando se o bombeamento pra fazer circular está ligado ou desligado. Portanto, se a solução nutritiva estiver ausente, significa que algo está errado (por exemplo entupimento da mangueira que abastece o cano/perfil)

2) a solução nutritiva só está presente quando a bomba estiver ligada, ou seja, durante 15minutos. Mas enquanto a bomba estiver desligada por 15 minutos, nenhuma solução nutritiva deverá estar presente dentro do cano/perfil. Portanto, o alarme apenas deverá soar quando a bomba estiver ligada mas não for detectada solução nutritiva dentro do cano/perfil

Acredito que o Antonio também irá responder, mas a proposta dele faz total sentido é uma junção da proposta 1 com a 2.

A solução nutritiva só está presente somente quando a bomba estiver ligada, ou seja, durante 15 minutos. Quando a bomba estiver desligada por 15 minutos, nenhuma solução nutritiva  estará presente dentro do cano/perfil.

Portanto, o alarme apenas deverá soar quando a bomba estiver ligada mas não for detectada solução nutritiva dentro do cano/perfil, se a solução nutritiva estiver ausente, significa que algo está errado (por exemplo entupimento da mangueira que abastece o cano/perfil). Devendo assim soar o Alarme.

Só para vocês saberem vou acompanhar este post pois me interessa.

Mas minha solução para hidroponia passa pelo ScadaBR, que é um software de monitoramento, portanto a solução é outra, mas a finalidade é a mesma.

Eu vou tirar um tempo para ler todos os posts e contribuir com o assunto.

Pessoal, estou gostando da brincadeira.

Já estou pensando em acrescentar uns LM35 e LDR, uns reles, cabos e morores para esticar as telas termorefletoras.

Respondendo aos amigos o correto é

2) a solução nutritiva só está presente quando a bomba estiver ligada, ou seja, durante 15minutos. Mas enquanto a bomba estiver desligada por 15 minutos, nenhuma solução nutritiva deverá estar presente dentro do cano/perfil. Portanto, o alarme apenas deverá soar quando a bomba estiver ligada mas não for detectada solução nutritiva dentro do cano/perfil

A solução nutritiva apenas molha as raízes, se a mesmas ficarem submersas, apodrecem e se ficarem secas as plantas murcham e morrem.

Um dos problemas eu resolvo facilmente com a inclinação dos canos, mas a falta da solução por entupimento só consigo resolver manualmente e por observação, após as primeiras plantas murcharem, ou seja, depois do prejuízo. Por isso preciso detectar a ausência de solução no cano/perfil o mais rápido possível.

Também conheço o zabbix, ele monitora 160 rádio na minha segunda atividade, um provedor de internet.

Valeu pessoal, vou pesquisar mais um pouco e vamos nos falando.

Abraços

Boa tarde!!

Uma soluçao simples e barata que poderia ser testada era do uso de eletrodos. E se funcionar corretamente, podia ser feito uma rede 485 e usar um micro de baixo custo em cada eletrodo. Outra coisa, se for fazer redes modularize em blocos, pois pode ter bastante problemas com descargas atmosferica.

Att.

Jucelei

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço