Estou usando o arduino para ler um fim de curso em chão de fábrica. Uso um código simples para button, com pequenas alterações para funcionar como anti-repique. O caso é que, quando instalo à vera, no fim de curso, com um cabo de uns 5 metros, quando o fim de curso é acionado funciona, mas após o desacionamento, o estado da porta continua com UP, ou Down, dependendo da configuração. E já usei as duas: pull up e pull down. Tenho certeza que o cabo está funcionando como antena e sofrendo interferência dos diversos motores do ambiente. Alguém já passou por isto? Obrigado.

Exibições: 1943

Responder esta

Respostas a este tópico

Prezados amigos, após testar todas as dicas, tanto as que foram postadas aqui como as que encontrei garimpando fóruns pelo mundo afora, concluí que os 5 volts oferecidos pelo Arduino, de fato, não é páreo para as interferências eletromagnéticas do ambiente onde o utilizo. A minha solução, e já a utilizei em 4 clientes, até agora, e pretendo fazer nos demais nos próximos dias, foi usar uma fonte de 12 volts e um relê. O fim de curso chaveia a fonte, que energiza o relê, o qual está soldado a 5 cm do Arduino. Ou seja, quem faz a chave é o relê, sem risco de ser acionado acidentalmente, por ruído eletromagnético. ESPERO!!!

Obrigado a todos que, de alguma forma, colaboraram.

Olhem que beleza de diagrama!!! Kkkk

Prezados, acredito que um simples filtro passa baixa resolveria o seu problema de interferência, já utilizei esse esqueminha abaixo em ambiente industrial e deu certo, consegui efetuar uma leitura precisa e confiável. 

Estou com um problema parecido com esse em minha casa. Estou usando o ATMEGA fora da placa(standalone). Já queimou dois. Estou usando quatro botões dentro de um quarto para controlar lâmpadas. Às vezes liga sozinho. Achomque deve ser interferências eletromagnética também. Já usei um pullup com resistor baixo e continua. Estou lendo as sugestões. Esta travando muito também.

Bom dia, 

Se for usar um fio muito comprido para conectar um botão ao Arduino, esse fio funcionará como uma antena. 

E vários problemas poderá ter. 

Informe mais detalhes do seu projeto. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço