Ajuda na montagem de um controlador PID de voltagem com Arduino.

  Olá,pessoal,sou iniciante aqui no Laboratório de Garagem e no mundo Arduino.

Possuo um gerador antigo com escovas de 3kva monofásico com regulador de voltagem manual através de um reostato(o induzido possui 2 coletores, um é CC e o outro é CA ,o reostato atua sobre a voltagem CC do induzido para as bobinas do estator).

O principal problema da regulagem feita pelo reostato é que,você ajusta a voltagem para aparelhos de menor consumo ( televisão,luz,computador,som),se ligar uma geladeira,a voltagem despenca a ponto de desligar tudo e se ajustar para o funcionamento da geladeira,quando ela desliga,a voltagem sobe de maneira a torrar os outros equipamentos.

Pretendo usar um Arduino Uno R3 no projeto de um controlador PID de voltagem para substituir esse reostato(este circuito deverá lidar com uma carga indutiva na ordem de 20A por 85VCC).

Antes de pensar em usar um Arduino,procurei na internet por algum esquema de montagem de um circuito regulador,só que na maioria das vezes,era direcionado para páginas de venda de tal circuito que não atendiam a corrente e voltagem exigidas pelo estator do gerador,além de serem caros(só para se  ter uma idéia,a WEG tem um módulo regulador mod.ECW 500 que até atendia o uso, pela bagatela de R$36.069!!! ).

  Alguém teria um esquema de montagem de um circuito desses? Agradeceria demais a ajuda pessoal!

Exibições: 687

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

O que você quer de denomina regulador de tensão, é utilizado em qualquer gerador de CA. O de Itaipu tem.

E não é exagero utilizar um Arduino para isso.

Hoje se utiliza tiristores para controlar a tensão. É uma fonte de CC com controle de tensão por tiristores.

O que você precisa é de alimentação dos valores de tensão/corrente CC e tensão/corrente CA para não extrapolar os valores nominais e queimar o gerador.

O regulador de tensão tem a função de manter a tensão de saida estavel independente da carga.

Assim, teria que monitorar a saida para ajustar a tensão CC. É um controle PID. E tem que ser rapido para evitar flutuações de tensão na saida.

Nos reguladores de geradores de usinas se utilizam tiristores em paralelo, inclusive são dois bancos de tiriistores, para caso falhe um, o outro tem capacidade de absorver a carga sozinho.

Precisaria fazer testes com carga e ir ajustando o reostato para manter a tensão de saida estavel e ir medindo a tensão CC, para estabelecer os limites.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço