Projeto de Iniciação cientifica, onde o objetivo é desenvolver um estação metrologista de baixo custo e e fácil montagem.

Os Sensores que estão sendo utilizados:

1 - LDR // Sensor de Luz
1 - LM35 // Sensor de temperatura do Solo.
1 - Bmp085 // Sensor de pressão e Temperatura.
1 - DHT11 // Sensor de Umidade e Temperatura.
1 - Arduino 2009
1 - Display 16x2
1 - Escudo com RTC e SD-Card

Obs: O projeto ainda não esta concluído esta faltando um sistema de comunicação entre os outros módulos via Zigbee e a conexão com o PC.

https://www.youtube.com/watch?v=drl0RjsLRvA

 

Porem estou com um duvida, Não sei qual a melhor forma de realizar a comunicação entre 2 Arduínos onde um é o mestre ("Ok ja esta resolvido 70%") que processa todos os dados e o segundo é apenas um termina onde realizar a leitura da porta serial e exibe a informações no display. Semelhante a um Hyper terminal Remoto apena Leitura.

Pensei em criar um String para empacotar os dados no meste e enviar ao terminal via TX/RX e na outra extremidade desempacotar os dados. 

Estou me organizado aqui e já disponibilizo o código,

Até

Exibições: 18018

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, Ernane

 

Eu não entendi a sua pergunta, isto é, se a pergunta foi pra mim.

Gostaria de aprender como transferir dados para o pachube.com/COSM sem precisar de uma ethernet shield..

Ailton

Obrigado pela dica, mas não posso aplicar esta solução, pois como estou usando o arduino para fazer múltiplas leituras, em algum momento o sensor do pluviômetro estaria off...por isso a melhor ideia é reter a água e medir....

   Para cada sensor eu fiz um sub programa, e mesmo que fosse rápido e perco um bom tempo com anemômetro....

Boa noite, Rafael

Medir o volume é bem mais tranquilo. Agora uma informação importante, em sua grande maioria as estações meteorlógicas trabalham com médias. Veja no meu caso eu tenho quatro sensores físicos que permitem gerar dez informações climáticas, além disso, eu estou enviando essas informações para o pachube.com/COSM e para serial do Arduino - como um monitoramento local. Não tenho problemas com tempo de processamento.

Me explica uma coisa Rafael, eu meço a velocidade do vento - com um anemometro experimental que venho desenvolvendo, utrilizando um sensor de velociade de efeito Hall da GM para o MONZA. O que eu faço é simplesmente contar o números de pulsos umas 512 vezes, calculo  a média e em seguida determino a velocidade do vento. Eu não entendi como vc faz a medição no seu anemômetro e perde muito tempo. Vc pode explicar???

 

Ailton

 

O sistema é composto de três pás, cada vez que uma pá passa pelo sensor, marca 120 graus e ativa um delay para não ter múltiplas leituras da mesma interrupção. Fora isso fiz um laço com 100 loops com delay de 10ms, para que se pudesse medir alguma coisa. Divido o angulo pelo tempo e multiplico pelo raio do sensor, assim acho a velocidade tangencial.....que espero que seja a do vento.....pois não consegui colocar para testar

So por curiosidade o que seria estas dez informações climaticas...

Olá, Rafael

Informações climáticas - Umidade, Temperatura(DHT22), Pressão, Altitude, Ponto de Orvalho, Umidex, Iluminância, Atmosfera Padrão(BMP085), Temperatura(BMP085), Temperatura do Solo(TTC3A103).

Dê uma olhada aqui - http://www.vwlowen.co.uk/picaxe/weather-station/page-3.htm

Ailton

 

 

Ailton,

pra esclarecer. Pressão atmosférica vc usa um sensor.

ponto de orvalho é calculado?

Iluminância vc usa um sensor comum de luz.

Umidex é o que?

Olá, Sidney

Pressão atmosférica - sensor BMP085.

Ponto de Orvalho é a temperatura à qual o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas (chuva). É calculado em função da temperatura e umidade relativa do ar.

Luminância - eu uso o sensor TSL2561 ou o BH1750FVI, o último fornece o resultado em lux diretamente. No TSL2561 é necessário mais cáculos para se obter o resultado em lux.

Umidade e Temperatura - eu uso o DHT22. O DHT11 é mais barato entretanto, é menos preciso que o DHT22.

Tal como o índice de calor, o Umidex dá uma indicação da temperatura sentida quando é esta muito quente e abafado. O número Umidex é tb calculado e baseia-se na temperatura atual e no ponto de orvalho.

 

Ailton

 

.

 

Ailton é muito facil mas vc vai precisar do ScadaBR para isso.No Scada existe um datasource que vc replica as informações das variavéis que vc ta lendo no /arduino e exibe-as no pachube.com sem a interveção do Shield de internet.

Ernane,

agora vc vai ter que dar mais dicas pois isso é muito interessante. 

Tem como fazer um resuminho?

ah sim vou dá todo o bizu sim.

vou posta um tutorial em video , pois assim fica mais fácil hoje

Ola, Sei que é possível fazer praticamente qual quer tipo de sistema supervisório com o ScadaBR porem não é muito simples de estar usando como manda o figurino, você saberia falar como realizar um sistema simples dedicado a uma estação pois muita gente vai gosta de saber sobre como se faz isso.

Agradeço desde já

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço