Bom dia pessoal e Feliz Ano Novo!

Sou novo por aqui e entrei por que foi através de algumas publicações daqui que resolvi 98% dos meus problemas com o ESP.

Pois bem, prototipei um equipamento com arduino e ele funcionou perfeitamente, porem meu plano para ele é que envie seus dados para um servidor, foi ai que descobri o ESP, e pelas específicações dele, pude ver que posso utilizar apenas o ESSP8266-01 sem o arduino, mas como não encontrei nodeMCU a venda aqui por Curitiba, comprei um esp 12 e um 01, mas foi uma saga até conseguir fazer as ligações para fazer a gravação do sketch da arduino IDE direto nele.

Porem após conseguir gravar e remover o jumper do pino GPIO0 a placa não executa o trabalho, nem ao menos o BLINK básico.

Bom segue o esquema que eu utilizei:

A unica diferença é que ao invés de um FTDI (que não encontrei a venda por aqui e não tinha tempo pra aguardar a compra pela internet) eu utilizei um TTL-USB, que fornece 3v3 na própria placa.

Usei resistores de 10k para o RST e CH_PD, e aterrei o GPIO0.

Não sei agora se o problema está no processo ou na placa, pois após gravar um sketch de exemplo, como o blink, removo a ligação do GP0, e reinicio o circuito, nada acontece.

Se alguém puder me ajudar a esclarecer onde está o problema, ou se devo comprar outra placa ajudaria e muito.

Exibições: 462

Responder esta

Respostas a este tópico

OI José, dei uma olhada sim, inclusive foi com eles que resolvi o problema de ligação para a gravação, mas sobre o teste AT, realizei varias vezes com programas diferentes e não obtive resposta, o que devo concluir?

Alias, já encomendei novas placas com nodeMCU, se alguem tiver algum link do esp32 com node e puder me passar ficarei grato, porem minha urgência é tão grande que estou passando a semana na praia com a familia e realizando estudos a noite, pois consegui apenas mais uma semana de prazo para concluir os testes ou abandonar o ESP, então se houver algo que possa ser feito para recuperar estas placas que já tenho seria de grande ajuda.

Olá Saulo,

Lamentavelmente eu não posso ajudar muito porque estou em Brasilia e não tenho acesso a minha área de trabalho em minha casa até dia 28 próximo.

Mas toda informação que precisar, documentação, software, exemplos, folha de dados, alem do excelente material do colega (amigo) J.Gustavo, você pode encontrar AQUI no site do fabricante dos ESP, 32, 8266, etc.

Desejo boa sorte e que possa solucionar seu problema dentro do prazo.

Abs.

CK

Bom dia , 

Pode tentar esse procedimento :

ESP8266 - destravando o módulo: 
http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

Boa noite, testes este procedimento hoje no esp01, e em seguida o teste AT que você tambem descreveu, como disse, estou na praia com a familia e com recursos reduzidos, e não tinha uma fonte externa, testei com alimentação direto da interface, e não funcionou, em seguida pensei em utilizar o arduino nano que trouxe comigo como alimentação e em seguida para fazer o teste at, e novamente sem resposta... me confirme por favor, devo desistir desta placa? relembro que encomendei uma placa nodeMCU esp32.

Saulo,  não pode usar  alimentação direto da interface !

Você usou o 3,3V do Arduino ? Não dá também .

Use uma fonte adequada, como descrito nos meus tutoriais. 

Já que esta na Praia - faça isso - use duas pilhas AA (somente para teste) 

 2 x 1,5V = 3,0V

Corrijam-me se eu estiver errado, mas se você já carregou codigos com a IDE Arduino, para voltar a ter comandos AT no seu ESP, deveri antes carregar o firmware AT, caso contrario não ira funcionar mesmo.

Abs.

CK

CK boa noite,

No meu tutorial :

ESP8266 - Usando IDE Arduino (exemplos ADAFRUIT/SPARKFUN )
http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

Observação importante : Quando você usa a IDE do Arduino, o firmware AT do ESP8266 é apagado. Portanto se deseja usar novamente o AT SDK, será necessário fazer o download novamente .

ESP8266 - Atualização de firmware: 
http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

Por isso eu já tinha recomendado isso :

ESP8266 - destravando o módulo: 
http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

Boa noite J.Gustavo,

Isso mesmo, por isso seu tutorial se tornou uma referencia para muitos, completo e detalhado, parabéns!

Abs.

CK

Bom dia CK, 

Obrigado pelo elogio.

Abraços, 

Gustavo

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço