Olá, assim como alguns colegas, me animei a iniciar o aprendizado do módulo wifi ESP8266

Pude perceber que há duas alternativas para fazer upload de códigos pro módulo: usando um arduino (junto com resistores e cabinhos) ou usando uma plaquinha FTDI

Pois bem, há algum tempo atrás eu adquiri aqui no LdG o kit contendo 3 garaginos + plaquinha conversora usb/serial igual a essa da foto (link):

Vamos desconsiderar o uso de arduino + resistores + cabos e considerar que quero usar uma plaquinha.

Como eu ainda não comprei uma plaquinha FTDI, minha duvida é se eu realmente preciso comprar uma placa FTDI ou se posso usar essa plaquinha conversora USB/serial aqui do LdG?

Caso essa plaquinha conversora USB/serial possa ser usada, é necessário usar algum componente a mais (exemplo: resistores)? Quais? E quanto aos cabinhos, como devo ligá-los?

Exibições: 4079

Responder esta

Respostas a este tópico

imhugo bom dia,

Voce pode usar essa plaquinha sim, o ESP8266 somente vai utilizar a comunicação TX RX para fazer o upload para o ESP, e a porta COM criada pelo conversor será a usada para fazer a comunicação.

Permita ser um pouco mais pratico, o ESP8266 não tem um conversor FTDI como as placas Arduino tem, tal como o garagino, (Nunca usei mas imagino deve ser igual) ela precisa de um conversor FTDI para receber comunicação, valendo-se do conversor o ESP8266 recebe tanto as atualizações, como programação, ou interação de comando AT.

Venha fazer parte do Grupo que criamos, tenho certeza você sera de grande valia, já que uma das virtudes do ESP8266

é poder usar este em aplicações IOT e sua experiencia em PHP muitas vezes demonstrada aqui sera muito bom para todos.

Link Grupo: http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem 

PD Tal como você diz estou desconsiderando resistores etc. Arduino também desconsiderado já que ele não precisar ser utilizado, salvo que queira usar o mesmo como placa FTDI, neste caso apenas ligar RX e TX e o GND comum com o ESP8266. Importante o ESP trabalha com uma tensão de 3.3V, mas como o seu FTDI vai ser alimentado pelo USB do computador, é necessário que você envie o TX do FTDI para o RX do ESP através do divisor resistivo.

Abs.

Obrigado pela resposta, Carlos. Eu já me tinha providenciado minha inscrição no grupo sim, claro.

Quer dizer então que se eu for usar essa plaquinha conversora USB/serial do kit do garagino, terei que usar resistores pra derrubar a tensão de 5V pra 3.3V?

O que eu gostaria mesmo é evitar o uso de resitores, pois penso que lá na frente, na pressa uma hora eu irei acabar esquecendo de incluir o divisor resistivo. Gostaria de ter uma plaquinha onde simplesmente eu conecto os cabinhos de forma apropriada, conecto a USB e subo o código. 

Imagine uma pessoa que quando usa o componente diariamente, fica fácil de decorar como se deve fazer as coisas, quais os macetes que existem. Porém, depois de alguns meses sem usar, esquece-se que havia aquele tal macete e corre o risco de queimar a plaquinha. Pois bem, esse sou eu. Estou enxergando esse lance de ter que fazer uso de resistores (divisor resistivo) como um ponto vulnerável, um macete que deve ser aplicado. Não quero ficar refém de ter que me lembrar toda vez que preciso fazer isso. 

Por outro lado, se me disserem que não existe alternativa, que eu realmente terei que sempre usar resistores pra derrubar a tensão, muito bem.... vou me conformar e fazer assim (da mesma forma que sei que pra acender um led por exemplo, eu preciso colocar um resistor). Mas se existir alguma plaquinha que já está prontinha, bastando ligar os cabinhos, gostaria de saber se essa plaquinha já existe.

Então vai nova pergunta: na placa FTDI propriamente dita, é necessário usar resistores? Existe alguma plaquinha que já solta o TX em 3.3V pro ESP8266 receber no RX sem queimar?

Oi imhugo,

Sim lamentavelmente não tem nada pronto, creio que todos estamos tendo a mesma dificuldade, e tem ainda o fato de ter que reiniciar cada vez que a pessoa faz um upload, retirando o GPIO 0 do ground ou colocando este e reiniciando sempre que fazer o upload e após fazer também, (Um pé no saco), eu ainda não vi nada pronto, tem também o fato de alguns modelos não encaixarem na protoboard, porque eles tem um passo diferente aos furos da proto, o Wiechert no grupo postou uma solução para este assunto, mas não tem ou não vi pelo menos nada pronto para a solução destes inconvenientes que são amplamente compensados pela performance do ESP no meu ponto de vista.

Eu me vejo como um pioneiro no assunto assim como todos os que estão começando, e faço uma analogia simples, sabe aquela situação em que a um ano reclamamos de algo, e depois vem a solução para aquilo que queríamos? Bem vejo isso da mesma forma, um dia estaremos colocando aqui: Putz, lembra quando a gente tinha que colocar divisor no ESP, lembra que não tinha interface de comunicação, lembra bla bla bla, em fim.. Por ora creio que vale a pena o esforço e as gambiarras para tornar mais amigável esta parte de upar programas, e já estou projetando minhas soluções caseiras que compartilharei aqui assim que estiverem prontas, seja colocar botão para reiniciar, seja soldar resistores ou um conversor para esqueçamos o divisor,  ou seja, que apenas tenhamos que plugar e upar o programa tal como no Arduino, estamos pagando o preço de ser pioneiros em algo, mas posso te afirmar que vale a pena e compensa o esforço, e muito em breve irão aparecer soluções comerciais para isso, afinal essa é uma reclamação mundial generalizada, e alguém já deve estar preparando as soluções para ganhar um bom dinheiro, entre ele o meu dinheiro.

O fato eu não conhecer não significa que não exista solução, mas olha que eu pesquiso muito, de qualquer forma tudo o que souber ou fizer sera compartilhado aqui e no grupo.

PD veja este post no grupo:

http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem?commentId=6223006%...

Abs. 

vc tem razão, Carlos. São incovenientes que uma hora alguém vai solucionar e disponibilizar plaquinhas pra superar tais gambiarras.

Mas enfim, dei uma buscada na net e encontrei o que parece ser a solução para a questão dos 3.3V pra comunicar com o ESP8266. Veja:

(Não colocarei o link em respeito aos termos de uso aqui do fórum)

Essa plaquinha aí possui uma chavinha que te permite selecionar entre 5V e 3.3V. Só não sei se funciona mesmo, se o chip é original da FTDI ou se é clone (que talvez possa criar dificuldades no reconhecimento pelo windows).

Fica inclusive a dica pro LdG incubar e vender uma plaquinha dessas :)

Com certeza eu iria comprar

Valew a dica!

Pessoal do Lab deveria ficar ligado neste tópico.

Abs.

Muito bom,

veja as fotos do meu acima respondendo ao Wiechert, graças a esta conversa pontual aposentei os resistores, na ânsia de fazer funcionar nem reparei nisso apenas segui a manada dos video e tutoriais.

Abs.

Só para não ficar duvida, o FTDI é uma empresa que fabrica vários chips entre eles um chip USB/Serial (COM), esse sua placa conversora, pela foto, aparenta ter o chip da FTDI possui esse chip FDTI, mas nada impede que um outro chip conversor seja usado.

Ah ok, muito obrigado pelo esclarecimento Gabriel.

Quer dizer então que para fazer upload de código pro ESP8266, basta usar qualquer plaquinha que tenha capacidade de fazer a conversão usb/serial, como por exemplo essa do LdG que tenho aqui, que  possui o chip FT232RL, lembrando apenas de derrubar a tensão do pino TX da plaquinha conversora de 5V para 3.3V?

Justamnete, qualquer conversor serve, tanto que esse chip FT232RL é da FTDI.

Isso ai, se atente só aos níveis de tensão e tudo certo, quanto a sua pergunta para o Carlos, tem como sim projetar um circuito que já saia em 3.3v o TX e o RX, tem que só dar uma olhada no datasheet do ft232 pra confirmar, mais é possível sim sem o uso de divisores resistivos.

Exato!

Abs.

Quase todas as placas com o FTDI tem a opção de escolher a tensão entre 3V3 e 5V.
Quando não tem um uma chave tem um pinhead com jumper ou nas mais simples tem umas ilhas que são soldadas para escolher a tensão de saída.

Wiechert tem razão,

Dei uma olhada no meu, xau divisor, um problema a menos, seguem fotos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço