ESP8266 + Fita LED endereçável WS2815 12v, data pin alimentado em 3,3v?

Boa noite caros, estou com um projeto em mente, como o próprio nome já diz, quero usar um ESP8266 para controlar uma Fita LED endereçável 12v (WS2815)...

Esse controle eu faria por meio de outro arduino que também tem conexão com internet, ainda não sei como farei isso porém não é o que quero abordar nesse tópico...

Minha pergunta é, a fita WS2815 é 12v, eu posso alimentar apenas o data pin com 3,3v? Terei problemas? Será que terá chance de queimar minha fita?

Tentei fazer um esboço de mais ou menos como seria a ligação (ai faltou a ligação do ESP-8266 também), porém será que posso fazer essa ligação no data pin direto?

Exibições: 3693

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Use 12V , para obter um maior brilho. 

Sim, irei usar 12v conforme mencionado no começo do tópico... Minha dúvida é em relação ao pino de data, para controlar a fita, vou ter problema em conectar o ESP-8266 que é 3,3v diretamenet no pino de data? Terei que subir essa voltagem? Se sim, como faço para subir de 3,3v para 12v?

Heitor, 

Veja no link do vendedor ! 

Wide compatibility:
Can be controlled by Arduino, Raspberry Pi, Fadecandy, K1000C, SP105E, SP107E, SP110E etc.

Se a fita de leds funciona com Raspberry Pi, ela vai funcionar com o ESP8266. Pois ambos trabalham com 3,3V. 

Isso esta óbvio nesse link.

Por isso é muito importante enviar sempre todas as informações sobre o seu projeto! 

GND - conecte no terra (-) da fonte e no terra(GND) do ESP8266

+12V = conecte no positivo da fonte de 12V 

DI = conecte no pino GPIO do ESP8266

BI = pino de backup (não usado) 

Bom dia! Eu estava aguardando a resposta do vendedor para responder esse tópico... Eu entrei em contato com ele, olha o que ele me disse, que a voltagem de entrada tem que ser 12v. Então teoricamente não poderei alimentar a fita com o ESP-8266, correto?

A resposta do vendedor não condiz com que esta escrito no anuncio da peça. 

Eu acho que vai funcionar. 

Se esta inseguro, faça o que eu solicitei para você:

Faça algumas medições, antes de conectar o ESP8266. 

Conecte esses dois pinos

GND = terra 

VDD = 12V 

Meça os outros pinos e nos informe:

VCC (parece que tem um regulador de 5V interno) = ?

DO = ?

DIN = ?

BIN = ?

Realmente, o vendedor parece não ter muita noção. Perguntei para um vendedor do Brasil e o mesmo disse que era compatível sim e que poderia ligar os 3,3v...

Irei fazer esse teste assim que a fica chegar, dai lhe deixarei informado... 

Creio que a fita chegará dentro de umas 3 semanas.

Bom dia José! Após dias, minha fita chegou! Fiz os testes e descobri que ela funciona em 5V...

Dei uma olhada na biblioteca FastLED, achei boa, porém não achei muitos exemplos... Gostaria de exemplos tipo "Wave" e etc... Será que consigo achar exemplos prontos já?

Se as especificações estiverem corretas :

Power: 0.3W/LED  (60 LEDs/m) 

Cada LED consome 0,3 W

P = V x I       

I = P / V = 0,3 W / 12V = 25 mA

Se for usar os 300 LEDs da fita (5 metros) precisará de uma fonte de 12V com :

 

     300 LEDs x 25 mA = 7,5 Amperes ! 

Sim! Irei usar uma de 10 A, conseguirá tocar o ESP-8266, e a fita.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço