Olá pessoal.

Tenho um arduino mega e dois esp8266 01.

Só que nao consigo comunicar meu arduino com nenhum dos dois, ja tentei de várias maneiras, já tentei com códigos de exemplo e tudo mais e nao da certo de nenhum jeito.

Eu creio que seja apenas aquelas configurações de baud, mas já tentei com as mais comuns e nenhuma funcionou.

Alguém pode me ajudar?

Assim ele está ligado

VCC 3.3 ================= 3.3v (fonte externa)

CH_PD==================3.3v (fonte externa)

RESET===================3.3v (fonte externa)

GPIO0====================3.3v (fonte externa)

GND=========GND Arduino======GND (fonte externa)

TX========================RX Arduino

RX=======Divisor de Tensão=====TX Arduino

OBS.: Não reparem a proto estar cheia de resistores... haha

Exibições: 1803

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Mateus, eu tenho certeza que dá certo da maneira que eu demonstrei no tutorial. Só que vc precisa seguir a risca as ligações indicadas.

Seja franco: vc realmente seguiu a risca, inclusive usando os mesmos resistores recomendados? Ou tentou usar resistores diferentes. Se tentou usar diferentes, quais valores tentou usar?

Só o de 560 eu usei 5 de 100 porque nao tenho o de 560ohm... Os outros, usei iguais...

e vc não obtém retorno algum no serial monitor? nem mesmo caracteres esquisitos (=lixo)?

arranca tudo e começa de novo!

siga os passos do tutorial, inclusive usando o serial2 do arduino mega, inclusive usando o sketch postado no tutorial (difere do seu pouca coisa, mas difere), deixe o GPIO0 e GPIO1 flutuando (no seu tópico vc diz que colocou ele em 3.3v, então arranque dos 3.3v)

vai com fé que dará certo. mas não tente modificar nada, siga rigorosamente a risca tudo.

sua meta é receber caracteres no serial monitor, nem que seja lixo. Se receber lixo, depois vemos como consertar, mas precisa receber algum caracter

Sim, eu ja tirei o GPIO0 e também não funcionou.

Eu recebi lixo uma unica vez durante este mesmo dia. Na verdade recebi e fiquei recebendo, dai desliguei tudo e dai n funcionou mais e nem recebi mais nada.

Amanhã vou testar com outro arduino mega!

Voltarei aqui pra dizer se funcionou ou nao...

Mediu a tensão da fonte de 3,3V ?

Eu nunca usaria uma fonte de PC para fazer um testes desse. 

A fonte de PC sem carga, pode ser o problema. 

Use esse tipo de fonte:

SP8266 - alimentação no Protoboard :

 http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

Olá José Gustavo,
sim, eu medi e estava os 3.3 certinho. Nada alterado...
Poisé, eu pensei em usar um regulador 3.3 mas recorri a fonte porque nao encontrei nenhum...

olá Mateus,  vi que abriu um novo tópico dizendo que está usando o esp-01 junto ao arduino mega,  mas esse tópico ficou em aberto,  vc não nos disse como resolveu o problema relatado aqui. 

afinal de contas,  qual era o problema e como resolveu?  compartilhe conosco sua experiência,  isso enriquece nossa comunidade

Olá imhugo.

Peço desculpas, realmente nao relatei.

Mas então, o problema deveria estar no firmware no esp, pois atualizei o firmware e comunicou.

Após a atualização, funcionou. Agora basta apenas "filtrar os dados"... Se alguém souber, da uma ajudinha ai... ^^

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço