Boas pessoa, estou a desenvolver um projecto que consiste na criação de uma estação meteorológica, onde tenho uma plataforma web que vai ler os dados inseridos do sensor DHT na base de dados MYSQL, até aqui todo bem, mas foi me pedido que esses dados fossem codificados e terem uma chave única e que garantissem a integridade dos dados.

há alguma maneira de fazer isto? com SHA-1 ou MD5?

Exibições: 306

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo, sinceramente acredito que não tem nenhuma necessidade deste dados serem codificados, até porque e umidade é temperatura, mais vamos lá.... Você terá que implementar um tipo de codificação qualquer no esp8266, seu script no servidor poderá decodificar e fazer a alocação no banco de dados.. sei lá alguma soma, divisão, multiplicação... de constante do outro lado seu script resolve esta equação. 

Concordo com o colega. Não é usual alguem querer roubar dados de temperatura, mas...

Fiz uma vez um bem bolado assim:

Usei uma sequencia de 8 bytes nos quais determinados bits eram informação (acho que 16bits (2 bytes)) o resto era lixo. Era apenas numero aleatório para assustar quem estivesse tentando entender o protocolo.

Para piorar antes de enviar eu fazia um XOR com uam constante de tal forma que alguns 0s eram na verdade 1s e vice versa.

Do outro lado feito o XOR e um AND com uma mascara correta sobravam apenas os bits uteis.

Na epoca ficou meio tosca a rotina com ifs e ands para localizar os bits uteis mas achei bem funcional.

O

Outra sugestão seria pegar a "chave" e transformar ela em apenas um numero. Convem somar 2 a esse numero para que ele nunca seja 0 nem 1. Na duvida some 7 logo de uma vez.

Para chegar nesse numero vale tudo como somar os asciis da chave. Somar eles multiplicados por sua posição (como no CPF), etc.

Enfim, faça virar um numero. Aih multiplique a temperatura por esse numero antes de escrever lá.

Obrigado pelas respostas, e mesmo eu tbem não acho grande piada estar a fazer isto com estes dados, mas foi me pedido pela entidade externa para o qual eu estou a fazer o projecto.

Até agora esta está a ser uma das minha grandes duvidas, porque não estou a a ver uma forma de o fazer.

Cumprimentos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço