Boa Noite galera,

Estou estudando a placa esp8266, Então decidir comprar só a plaquinha wifi do esp (sem o conversor serial sem nada (foto a baixo)), queria ta podendo utilizar o arduino uno para conversar com ela com comandos At via rx tx enviar programas..., o problema é que não encontrei nenhum tutorial que mostre isso de maneira fácil, tem tutorial que diz uma coisa outro fala outra coisa e nunca chega em um senso comum.

O melhor que achei foi esse  https://www.instructables.com/id/ESP-12E-ESP8266-With-Arduino-Uno-G...

mas nesse tutorial não diz se tem que tirar o atmega328p do slot ou se tem que fazer um divisor de tensão no rx por que trabalha com 3.3V.

Alguém poderia me ajudar?

Exibições: 718

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, Jose Gustavo!

Muito obrigado, rei ler os tutoriais dos links.

Bom dia GM,

lendo sua descrição fiquei com uma dúvida:

Vc quer usar o arduino Uno para trocar informações entre ele e o ESP8266,   

ESP RX ---> ARDUINO TX

ESPTX  ----> ARDUINO RX

ou você quer usar somente a interface de USB/TTL do arduino para gravar sketchs no seu ESP8266

ESP RX ---> TTL TX

ESPTX  ----> TTL RX  ?

Se for desta ultima forma, apesar do autor do blog ter forçado o atmega328p  ficar travado

colocando o reset para Gnd, eu recomendo ao invés disto, remover o chip atmega328p  do slot.

Eu utilizo muitos módulos ESP8266 desta forma do seu, mas prefiro usar desta forma:

ou desta mais aprimorada:

Eu não soldo fios no ESP8266. 

Eu comprei pinos com espaçamento de 2mm e soldei no ESP8266 e comprei barra de femea de 2mm

e fiz uma base para gravações de ESP.

RV

Boa noite, Mineirin RV!.

Sobre o projeto, quero utilizar o arduino somente como interface USB/TTL, mas não estou sabendo ao certo como fazer isso com arduino.

procurei na net e só achei informações confusas de como fazer isso, e nem um tutorial pratico.