Boa tarde galera,

 

Estou montando o seguinte projeto: um motor drive para um telescopio, a função é fazer com que o telescopio acompanhe os astros celestes.

 

Para isso, eu preciso de um motor que funcione de forma bastante lenta e precisa, que não engasgue ou trave, com um seletor de velocidade e direção.

Bom, o que eu quero é imitar um projeto que ja existe, seguem fotos. Infelizmente não se encontra no brasil e importado sai mais de 300 reais.

 

Minha duvida é, motor de passo, ou um servo modificado pra girar 360 graus? escolhi essas opções pois são mais precisas e ja possuem redução no seu corpo, alem de um bom torque.

 

Seguem fotos do que ja existe:

Exibições: 1497

Responder esta

Respostas a este tópico

Farei sim, assim que esse projeto sair do papel eu colocarei os resultados aqui e bastante coisa referente ao assunto.

A velocidade angular da terra é constante. O sentido de rotação é sempre o mesmo.

Acho que é isso.

http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/Angelisa/rotacao.html

http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a09.pdf

Isso, porem, a lua por exemplo, não acompanha essa velocidade, pois a vemos passar mais rapidamente pela proximidade com a terra, mesmo caso de marte, em uma noite, acompanhando o movimento da terra, estrelas distantes ou até mesmo jupiter e saturno, não terão alteração, mas marte sim, por isso o "ideal" é que você consiga ajustar essa velocidade.

É claro que um botão para ja colocar na velocidade de rotação da terra, seria perfeito.

O sentido de rotação se altera por que se você apontar para o sul o telescopio terá que girar em um sentido, se voce apontar para um objeto no norte, ele terá que girar pro sentido oposto, por isso é preciso esse ajuste norte sul.

Beleza ! Muito bom aprender isso !

Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço