Olá galera do LdG!

Durante muito tempo aprendi coisas novas, resolvi problemas e tirei dúvidas aqui no Lab. de Garagem. Mas este é meu primeiro post. Portanto peço perdão desde já caso eu cometa alguma infração...

Faz um longo tempo eu não uso mais meu Arduino, mas agora resolvi recomeçar (hobbysta sem tempo) com um projeto bem interessante (e estranho).

O município onde eu moro é comumente inundado por enchentes. Gostaria de desenvolver uma estação de monitoramento dos rios e clima e conceder a mesma aos bombeiros voluntários de meu município (pretendo fazer várias iguais). Já fiz testes de medição de temperatura, umidade, anemômetro, pluviômetro e medição do nível do rio (usando HRSC04).

Queria agora implementar algo bem complexo. Capturar imagens por uma câmera serial (TX, RX) salvar num cartão de memória e em seguida enviar por radiofrequência (transmissor RF 433MHz).

Pretendia usar um módulo RF da Seeedstudio, que promete 2Km de alcance... (não comprei nem testei)

Compreendo a dificuldade, principalmente pela demora na comunicação. Mas não tenho pressa... Uma imagem a cada 10 minutos é perfeito...

As estações de monitoramento ficarão presas em pontes, a maioria delas em áreas rurais isoladas (sem energia e internet), portanto precisaria de um painel solar + bateria e transmissão via RF. A central mais próxima para receber os dados ficaria a 500 ou 1000 metros dali (esta então com rede elétrica e acesso a internet).

Pergunto-lhes se existe algum protocolo de comunicação para isto. Alguma maneira que eu possa pegar o arquivo JPG no cartão e transmitir via RF para um outro arduino. Alguém já tentou coisa semelhante?

Grato pela atenção e paciência, desculpe por ter me estendido...

Em anexo a imagem do "projeto".

Exibições: 3711

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Procure por:

fpv transmissor + receptor

FPV = first person view 

https://pt.wikipedia.org/wiki/First_person_view

Talvez a solução menos complicada seja realmente utilizar um transmissor/receptor de imagem assim mesmo. Inclusive pelo fato de receber mais de um canal, permitindo mais câmeras. O problema é encontrar um modelo bem em conta, que consiga um longo alcance...

Sua região tem montanhas? As montanhas poderão prejudicar o alcance do sinal do transmissor. 

Tem mais essa limitação. 

Sim, Rolante tem o terreno bem acidentado, muitos vales e montanhas, contudo, ao longo do curso do rio existe um espaço relativamente aberto.

Então teria que haver um tipo de "alinhamento" das antenas de acordo com o rio, criando uma linha-visada, transformando as curvas em linhas retas...

Acho que uma boa opção é esse transceiver baseado no módulo nrf24l01

http://www.usinainfo.com.br/modulos-para-arduino/modulo-nrf24l01-pa...

 

No entanto, mesmo assim, talvez precise de repetidores

Veja que projeto interessante !

http://blog.blackoise.de/category/nesting-box/

Incrível mesmo como tantas pessoas observam pássaros...

Um ótimo projeto, e relativamente "simples" (não tão simples pra fazer claro, mas simples de compreender).

As imagens são capturadas e transmitidas por um módulo wireless... Acho que não haveria uma distância de transmissão tão boa, não sei, nunca usei esses módulos...

Faço parte de um grupo de observadores de aves em Belo Horizonte:

www.ecoavis.org.br

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço