Boa noite pessoal, sou membro já faz um tempo no fórum e tenho lido e aprendido muito com os tópicos do pessoal.
Tenho um projeto em mente e peço a ajuda de vocês para tentar executá-lo.
O projeto consiste em um trocador de marcha por toque no botão (igual aqueles "borboletas" que estão saindo nos veículos de hoje).a idéia é a seguinte, pretendo usar um arduino (não sei qual é o melhor), pois com ele posso fazer uma programação mais precisa na trocas.
MECANICA:
Vou necessitar de 2 motores para executar a troca, o primeiro motor faria o engate para frente e para traz e o segundo motor posicionaria a haste no local correto para entrar a "marcha", para isso eu preciso de 2 motores fortes e rápidos e se possível que funcionem com encoder ou teria que adaptar final de curso e minha idéia seria reduzir o máximo de dispositivos mecânicos.
ELETRONICA:
Penso na seguinte situação, ao ligar a chave do veículo a central (arduino) será alimentada e executará a programa para colocar o cambio em ponto neutro. Será necessário 2 botões para controle dos engates, o botão 1 será o que irá subir as marchas (1,2,3...) e o botão 2 será o que irá descer as marchas (5,4,3...), então ao pressionar o primeiro botão ele verifica que está em neutro e executa a programação para engatar a primeira marcha e assim por diante.
Acredito que passei uma idéia de como será o projeto, preciso definir quais motores utilizar e qual o arduino seria melhor e se o arduino consegue simular isso. A parte de engate já tenho pronta, vou tirar uma foto dela e posto como ela é.
Agradeço.
Tags:
Permalink Responder até Antonio Olavo em 19 setembro 2012 at 10:14
Velho, fantastico esse teu projeto!
N entendo muito de motores mas acredito que o ideal para vc seria um motor de passo, geralmente são fortes e tem a posição de parada controlavel. Tem uns shields para arduino que fazem o controle desses "bichos".
Quero ver esse engate e como é sua ideia para acoplar esses motores.
A algum tempo tive uma ideia semelhante a sua mas eu pensava em usar algum tipo de pistão para movimentar a manopla do cambio.
Vc pensa em controlar a rotação do motor do carro no momento das trocas para obter melhor performance ou é uma "buginganga" para não sofrer com o transito? E a embreagem?
Cara, assim que puder poste mais coisa.
Muito bom!!!!!
Permalink Responder até Fanuel Oliveira em 20 setembro 2012 at 20:16
Opa Antonio, vlws pela força kra.. então tenho em mente pra funcionar da seguinte forma:
MOTOR 1 = Trabalha pra cima e pra baixo, ele irá posicionar a alavanca da seguinte forma: Quando estiver em -1 irá engatar a 1º e 2º do carro, quando estiver em 0 irá engatar a 3º e 4º e quando estiver em +1 irá engatar a 5º e ré do veículo, lembrando que esse motor funcionará em Y.
MOTOR 2 = Trabalha para frente e para traz, ele que fará o engate das marchas: Pressionou o "botão 1" uma vez é correspondente a primeira marcha e por ae vai. As marchas pra cima (1,3,5) ele entenderá como "+1" e as outras (2,4 e ré) ele entenderá como "-1", lembrando que esse motor funcionará em X.
BOTÃO 1 = Tem a função de ir subindo as marchas (1,2,3,4,5 e ré)
BOTÃO 2 = Tem a função de ir descendo as marchas (5,4,3,2,1)
Então, a idéia é a seguinte, ao energizar o arduino ele irá deixar os 2 motores em repouso (0,0) que seria o neutro do cambio, ao pressionar o "botão 1" o "motor 1" irá para (-1) e o "motor 2" irá para (+1), isso significa que a primeira marcha está engatada e por ae vai até a ré.
O veículo ainda terá a embreagem que deverá ser acionada antes de pressionar o botão, o intuito do projeto é eliminar a alavanca de cambio.
Os motores tem que ser fortes e rápidos, muito rápidos mesmo, pois a idéia é colocar em carros de track day em que a troca de marcha tem é rápida.
Por enquanto é isso, depois posto foto de como está instalado no carro o sistema e como será feita a substituição. Quanto ao acoplamento penso em retirar a alavanca do cambio e ligar os motores com engrenagem e cremalheira, mas se achar algo melhor é muito bem vindo.
Minha outra dúvida é em relação aos motores, quais utilizar, que marca, modelo, e etc?
Agradeço... Abraços
Permalink Responder até Jonatas Freitas em 21 setembro 2012 at 2:41
tua ideia é controlar o trambulador?
Permalink Responder até Fanuel Oliveira em 21 setembro 2012 at 20:55
exatamente. acredito que dá certo.
Permalink Responder até Marcelo Soares em 23 setembro 2012 at 23:51
Muito boa a idéia... só uma dúvida: quando precisar fazer uma redução brusca, por exemplo de 5 para 1 marcha ou 5 para neutro, como será feito? Ps: Não entendo muito o funcionamento de câmbios automatizados, pois só usei câmbios automáticos, mas acredito que existe um "botão neutro".
Permalink Responder até Fanuel Oliveira em 24 setembro 2012 at 2:52
Opa Marcelo, então, a maioria dos carros acima de uma certa rotação do motor não engate a primeira a não ser como o carro em leve movimento ou parado, mas para realizar esse engate é só acionar a embreagem e apertar o "botão 2" a quantidade de vezes para chegar na marcha desejada, se tiver em 5º e quer ir pra 2º é só apertar o "botão 2" 3x e já estará em segunda e assim por diante, no caso do neutro eu pensei em um terceiro botão mas abandonei a idéia pelo fato de ficar muita coisa, ae bolei a seguinte solução, para partida ae energizar o arduino ele irá automaticamente rodar a programação do neutro, onde o carro ficará pronto para dar partida, se for necessário o engate do neutro depois, é só apertar o botão 2 a quantidade de vezes que apertou para subir de marcha + 1, exemplo: vc está em 3º, então você apertou o botão 1 (subir marcha) 3 vezes, então pra vc engatar o neutro, vc apertaria o botão 2, 4 vezes.
Abraços, qlq coisa manda ae...
Permalink Responder até Jonatas Freitas em 24 setembro 2012 at 2:58
e a embreagem?
Permalink Responder até Fanuel Oliveira em 24 setembro 2012 at 4:41
então, o motorista que acionaria ela normalmente e apertaria o botão para o sistema fazer o engate.
Permalink Responder até Eliado M. Da Slva em 24 setembro 2012 at 19:09
Fera.. tem duas coisas antes de desenvolver esse.. Um deles.. vc vai continuar usando a embreagem pelo pé? de for, ja diminui o problema..
Com relação a marcha naum é facil. dependendo do carro existe diversos fatores q podem implicar, como desgaste do engates do cambio e etc. o motor de passo realmente seria interessante. mas teria q ser uma coisa muito rápida e precisa, pois imagina vc em uma situação de risco precisar mudar de marcha rápido.. um idea seria tranforma a marca do carro em sequencial, ai fica tudo mais simples.usando apemas um unico motor. tem um projeto no youtube, de um sistema de marcha sequencial para fusca q um carinha fez, de uma olhada pode ser util..
Os carros q saum equipados com cambio tiptronic (borboleta), tem a marcha sequencial.
fica a dica.. naum sei se foi util..
Bem-vindo a
Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)
Por: R$ 29,00
Ou em até 6x de
R$ 5,18
Por: R$ 54,00
Ou em até 12x de
R$ 5,10
Por: R$ 195,00
Ou em até 18x de
R$ 13,00
Válvula Solenóide de 12V - 3/4"
Por: R$ 36,00
Ou em até 7x de