Bom, eu vi o projeto sobre um cubo de LED 8x8x8 e achei muito interessante, mas estou tento dificuldades na programação. Já olhei varios projetos parecidos tentei modificar os codigos mas n teve jeito.

Aqui os meus "demonios"; "74HC138" e "74HC574".
Oq eu entendi;

-O HC138 é um endereçador então pelo datasheet;
A0, A1, A2 = entradas de endeceramento.

Y0 a Y7 = saidas(active low)
(obs:.Eu entendi lendo o datasheet que "active LOW" significa q as saidas estao todas em High e quando eu seleciono uma ela vai pra Low, é isso ?)
(obs2:.Essa saida por sua vez estara ligada ao CP do 74HC574)

-O HC574 é um expansor de portas;
Acho que vc conhecem o datasheet entao resumindo...
Se;
"OE" = low
"D2" = high
"CP" deste HC574 foi de LOW para HIGH
(obs3:. Esse Low-to-high descrito no datasheet do 574 significa que ele grava o estado das entradas e repassa pras saidas ?)
Então a saida selecionada sera a "Y2"

N é folga, já li e reli o datasheet deles e tentei bolar algo para funcionarem junto, joguei na proto mas nunk da certo xD to meio perdido me ajudem por favor.

Exibições: 857

Responder esta

Respostas a este tópico

Maike. Acabei de desmanchar um circuito que estava na minha proto usando basicamente estes CIs que você indicou. O pior: Não "guardei" as conexões...

Mas que funciona, funciona...

O 138 vc. está usando para deMultiplexar de 3 para quantas saídas?

O 574 se não me engano tem uma "pegadinha" (estão invertidos os barramentos de entradas/saídas, pelo menos me pereceu assim.).

Te aconselho a obter CIs de portas inversoras para poder fazer novos testes com elas.

Qualquer coisa "bota" o desenho do circuito pra gente dar uma olhada.

Boa sorte.

Ele (138) possui 8 saidas, assim como havia dito acima elas são; Y0 a Y7.
Sobre essa coisa de inversao, poderia explicar melhor ? eu vi algo no datasheet do HC138;"3-to-8 decoder/demultiplexer; INVERTING"
Os pinos relevantes do 574 são:
-OE q esta sempre em low;
-CP q faz a transicao de low pra high gravando assim o sinal em uma das entradas;
-D0-D7 e imprimindo nas saidas;
-Y0-Y7.
Olha eu fiz uns desenhos a mão msm, vc pode ver nas minhas fotos.

Euclides eu n sou mt entendedor desses assuntos mas, as entradas e saidas do as portas lógicassão "NOT" seria essa a inversão que vc diz ?

Algumas print's:

   As ligações Vermelhas significam sinal "HIGH", as Pretas sinal "LOW"

  Obs:. Se alguem conseguir entender me avisa '-'

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço