Olá galera estou com um projeto de um elevador de 3 pisos e estou com dificuldades na programação alguém poderia me dar uma luz, aguardo resposta.

Exibições: 5407

Responder esta

Respostas a este tópico

Passa mais detalhes do seu projeto, como está feito o hardware, sensores e atuadores utilizado, etc.

Os sensores estão posicionados da seguinte forma um está fixo em cima da cabine e os outros estão posicionados em cada andar ao passar por cada andar e os sensores ficarem emparelhados o elevador deve parar, e indicar através dos Displays o andar. O motor se movimenta através de uma ponte H. três botões com a função de executar as chamadas dos andares. estou utilizando um pic de 40 pinos cujas portas utilizadas são as seguintes Port B de zero a 6, para os displays. Port D 7,6,5 para os sensores, D0,D1 para ponte H. Port A , A1,A2,A3. Para os botões.

Aguardo resposta. E obrigado pela atenção

Aguardo resposta. E obrigado pela atenção

Cara, se você estivesse programando em arduino, seria bastante fácil te ajudar, mas usando PIC ai ferrou.

   Você deveria ter colocado isso no titulo do seu post, talvez alguem que entre no forum e mexa com pic pudesse te ajudar.

   Pessoalmente comecei malinando com o PIC, até que descobri o Arduino, e a diferença é se você fosse fazer um bolo, no caso do PIC, você tem que ter as medidas certas da farinha de trigo, ovos, manteiga, saber como mexer, por os ovos em neve, etc. etc. etc.   o Arduino é como bolo de caixinha,  você coloca numa vasilha, bota um copo de leite, mexe de qualquer jeito, coloca no forno e tá pronto.

E se eu colocar com arduino como seria meu caro, digo se eu aproveitar só a parte física e mudar o resto para arduino. E ai

Trata-se de uma maquete? É um trabalho acadêmico ou comercial? É um modelo em tamanho real? Para carga ou pessoas? 

não é tamanho real  é mais um protótipo, pois estava fazendo um curso de microcontrolador, e não deu pra terminar a tempo o projeto ficou pelo caminho, gostaria de testalo na maquete pra ver se funciona na real.

Cara, se fosse com arduino eu acho que a programação seria mais ou menos assim:

Eu criaria uma varíavel que identificaria onde desejo que o elevador pare,  essa variável seria acrescida ou decrescida cada vez que o arduino captasse que passou por um sensor, o resto seria lógica, tipo , se ele ta em baixo e vai subir,  o motor giraria em uma direção,  se esta em cima e vai descer giraria na outra.

Inicia o programa...  manda o elevador para o terreo para zerar a variável ( VariAndar )

dai digamos que seja pressionado o botão do andar 2, 

Ele giraria o motor no sentido positivo ( leia sobre ponte H ) e quando passasse pelo primeiro sensor, contaria +1 e continuaria,  quando passasse pelo segundo sensor contaria +1 e ai a VariAndar seria igual a 2, e automaticamente desligaria o motor.

Pra o resto acho que a lógica seria igual, digamos que a torre tivesse 5 andares, e agora você esta no 2, e fosse pressionado o botão 5,  tudo que teria que fazer é ligar o motor, e ele contaria, +1 no terceiro, no quarto e no quinto,  ai a VariAndar seria igual a 5 e ele pararia.

Pesquisando um pouco, voce vera que quase tudo se baseia no comando DigitalRead(),  ou seja, cada vez que passar por um sensor voce verifica se DigitalREad(porta digital)==HIGH, se sim voce soma a variavel mais uma ou diminui de -1 se estiver descendo,  dai voce sempe sabera em que andar esta, e sempre sabera pra onde ir.

  Da ate pra colocar um display informando o andar,  basta imprimir nele o valor da variavel criada.

Duarte Valeu pela dica, tenho um colega de curso que ele manja alguma coisa de arduino vou tentar ver com ele essa possibilidade. mais uma vez obrigado meu irmão.

Boa noite  José Gustavo Abreu Murta você teria o esquema de montagem no Arduíno , com esse código do Arduíno-Elevador, gostaria de montar um Elevador de carga de 3 andares?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço