Olá, estou com um projeto de detecção de gás, utilizo um arduino Nano, um sensor de gás mq-04 e um módulo bluetooth HC-05.

O intuito do projeto é enviar a quantidade de gás que o sensor mede na sua porta analógica para o celular através do bluetooth, isso eu já fiz porém será um circuito utilizado em campo onde será necessário uma bateria 9Volts para alimentá-lo, então preciso de formas que eu possa diminuir o consumo do circuito para que ele tenha mais autonomia.

Já estou utilizando  a Narcoleptic.delay, gostaria de saber se tem como desabilitar pinos que não estou utilizando ou colocar o arduino para dormir e ele acorde caso receba uma mensagem do módulo bluetooth, o ideal seria ao receber um dado do módulo bluetooth o arduino acordar e enviar o dado do sensor para o celular, porém não sei como fazer isso e não sei medir a autonomia do meu circuito.

Como posso medir a autonomia do circuito com essas informações?

Arduino consome segundo a internet 150mA
O sensor consome 150mA
e o módulo Pareado 35mA; Conectado 8mA;

PS: O sensor deve estar ligado sempre pois como é um sensor de gás ele tem tempo de aquecimento e caso desligue ele necessita ficar um tempo ligado antes de fazer a medição

Exibições: 793

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado pelas dicas, irei medir.

Olá.
Adianto que meço aqui um microcontrolador rodando a todo vapor, só ele, sem mais nada na placa, alimentado com 12V e com um regulador 7805 (menos eficiente) e o valor dá uns 25mA.
Essa valor de 150mA para o arduino é um chute elevado...

Mas de qq forma se vc tem 150mA no sensor e ele não pode ser desligado o seu circuito fica inviável para baterias de 9V.

A sugestão é:
1) Como foi dito, comprar um multimetro e medir para confirmar essas leituras;
2) Partir para outra solução. Baterias 9V são coisas dos anos 60... Pense em uma bateria de celular. Mas mesmo assim já se prepare para não conseguir mto mais que 10x o tempo de funcionamento. Para 150mAh uma de 6.800mAh descarregaria em 2 dias no máximo, supondo 3.7V mais ou menos. Se precisar elevar a tensão já era...

O 150mA do sensor e do arduino foi tirado da descrição do mercado livre, no datasheet do sensor eu não encontrei essa informação e do arduino as fontes que encontrei todos falam isso.
Realmente se a autonomia for de 2 dias não compensa por isso estou procurando métodos de economia de energia do arduino e acordando ele com uma mensagem do módulo, obrigado desde já

Bom dia, 

Recomendo que meça o consumo real do seu circuito com um Amperímetro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço