E quando a Ethernet Shield Wiznet 5100 não vem com a etiqueta de Mac Address??

Pessoal boa noite, sou novo no fórum e novo no Arduíno.

Comprei há 1 mês pelo ebay uma ethernet shield Wiznet 5100 e chegou na minha mão ontem.

Fui correndo tentar por ela funcionando com o Arduíno Mega, mas não consigo.

Vi em vários fóruns que na parte de trás ela costuma trazer uma etiqueta com o Mac Address, mas a minha não veio nada a respeito, então quando abro a IDE e puxo o código de exemplo, não consigo por o Mac Address.

Curioso que na página do vendedor no ebay, ele põe por escrito o endereço do Mac Address, mas ele nesse caso generaliza, pois se ele vende 50 placas destas o Mac não pode ser o mesmo!

Vejam a página dele nesse link:

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Outra curiosidade é que o Mac Address que ele cita é o mesmo que vem no código exemplo que está na IDE e pesquisando outras páginas dessa Ethernet Shield no google, vi que os vendedores também citam o mesmo Mac Address incluíndo página de vendas no Mercado Livre.

Alguém sabe me dizer se esse Mac Address é genérico nessa Shield (o que duvido) ou como eu faço para descobrir o Mac verdadeiro?

Obrigado à todos!

Fábio

Exibições: 12471

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Stella,

Esse trecho de código era apenas isso, um trecho.

Na pratica se a pessoa não tem uma placa original com o stiker colado na parte de baixo da placa, o melhor a fazer é usar um endereço  MAC qualquer, sempre e quando se respeitem as regras basicas para isso. O Endereço MAC pode ser definido por você no codigo, por exemplo no meu caso, tenho uma original cujo MAC é 90-A2-DA-0E-CA-2F, no caso no codigo deveria ser editado assim:

Exemplo:

byte mac[] = { 0x90, 0xA2, 0xA2, 0xDA, 0x0E, 0x2F }; 
//the IP address for the shield: 
byte ip[] = { 10, 0, 0, 177 }; 

Esse endereço pode ser determinado pela pessoa sem problemas, sempre e quando você não tenha outros shield na mesma rede, mas caso tenha, basta colocar um MAC diferente no outro shield e vai funcionar sem problemas.

Por outra parte, a possibilidade em ter dois dispositivos com o mesmo endereço MAC, sinceramente é remota, mas você define seu próprio MAC para cada shield no codigo, no caso poderia usar o da minha placa por exemplo sem inconveniente algum.

Abs.

CK

Bom dia Carlos,

Não existe a possibilidade, de encontrar um MAC e um IP disponível na rede?

Quero conectá-lo com rede externa isso influencia? 

Obrigada, pelas explicações.

Oi Stella, não influencia de forma alguma, para acessar de forma externa você devera configurar o forwarding no seu roteador, e atribuir uma porta para seu Arduíno, ou usar uma aplicação IoT, no meu canal existem alguns vídeos sobre isso CLIQUE AQUI

Se precisar de mais informação avise.

Boa sorte!

Abs.

CK

Certo, vou ver os videos.

Se ficar alguma duvida te procuro aqui.

Obrigada.

O MAC não é generico, cada placa tem seu proprio MAC, se usar como Ethernet não vai precisar alterar, já se for usar via WEB vai precisar associar o MAC com IP no roteador.

Me desculpem as possíveis faltas técnicas:

Pelas discussões apresentadas, podemos concluir que o "MAC Address" do "Ethernet Shield" para Arduino é opcional e poderemos colocar qualquer MAC (mesmo incorreto ou se a placa não posssui um) que teremos sucesso via comunicação por IP?

E definimos um IP secundário dentro da faixa de domínio para que o roteador efetue a comunicação com a placa e consequentemente com o ARDUINO?

É isso mesmo!

Abs,

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço