[DUVIDA] Transmissão de dados digitais sem fio, qual a melhor forma ?

Olá Galera,

   Bom, não é bem uma Duvida, é mais um pedido de opinião de vocês.

   É um estudo de caso.

   A situação é a seguinte:  Um amigo me levou em uma empresa(do tio dele), com um parque com um determinado nível de controle,  mas tudo bem surrado, desgastado e antigo.

   Nesse parque basicamente a automação se dá por conta do monitoramento de RPM de motores e Pulso/Strokes de pistões.

   Ou seja, em linguagem técnica, tudo captação de pulso digital 0 e 1.

    Tudo é captado por sensores indutivos..

Resultado de imagem para sensores indutivos

      ...e transmitidos por cabo, até um sistema aquisitivo que converte os pulsos em valores e os joga dentro do sistema para ser trabalhado.

        O PROBLEMA:  O problema é que:

1- Ele esta querendo passar a transmissão dos dados dos sensores para sem fio, visto que a estrutura de tubulação dele tá velha e entupida, e pra sair quebrando tudo vai sair uma fabula.

2- Ele não deseja mudar as pontas, ou seja, deseja manter os mesmos tipos de sensores indutivos pra captar os dados, e deseja manter a mesma placa conversora ligada ao sistema já existente.

     Ai veio o problema,  QUAL A MELHOR FORMA DE TRANSMITIR TANTOS DADOS DIGITAIS ?

     Vou explicar: A solução inicialmente pensada por ele, era que cada vez que um motor estivesse em um 1 ou 0,  essa informação fosse captada pelo microcontrolador mandada por radio, do outro lado passada a placa aquisitora.

     Bem, se você colocar um, dois, três ou algo assim, pendurado em um radio de 2.4ghz a uma determinada distancia,  transmitindo pulsos de RPM, ele até vai fazer,  mas com certeza vai rolar algumas perdas.

     Mas pra piorar, não são só 3 ou 4, são varios, dai uma sobrecarga de dados transitando.

     O QUE PENSEI:

         Pensei em colocar um microcontrolador na ponta captando o dado do sensor indutivo, e lendo o tempo de intervalo entre cada pulso.

         Dai não seria transmitido pulso a pulso,  mas o valor médio dos intervalos entre eles.

         Do outro lado, um segundo microcontrolador ligado a placa aquisitora, simularia o sinal, gerando pulsos com os intervalos determinados, visto que a aquisitora não aceitaria o dado trabalhado, apenas os pulsos.

         Bem,  a ideia acima pra RPM até serviria, pois na maioria das vezes um motor industrial tende a mudar pouco o RPM,  mas para os Strokes dos pistões não é bem assim,  eles tendem a mudar, pois são usados pra compactar coisas, como o ar por exemplo, dai a resistencia do material trabalhado inteferiria nos pulsos.

      Nesse caso pensei num sistema Misto,  ou seja, ele tambem pegaria o tempo dos intervalos,  mas se houver intervalos longos, ou muitas oscilações, ele passaria a emitir os 0 e 1 reais.

    BEM,  qual sua opinião sobre transmitir dados digitias que precisam ser reconvertidos em pulsos do outro lado?

Exibições: 1193

Responder esta

Respostas a este tópico

Akira,

Não sabe o quanto agradeço sua participação, assim como a do Alisson e dos outros, gerar uma ideia em cima de algo que não existe, exige um esforço enorme, dividir isso com outros ajuda bastante, portanto obrigado.

Olha, nesse novo mundo Maker, a ideia é desenvolver soluções o mais profissionais possível, com o menor custo e com o maior controle e implementação dos nossos conhecimentos

No exemplo colocado em questão, quem conversou comigo foi um amigo cujo tio dele tem uma empresa, e o cara é duro na queda contra alterações e modernizações.
Dai a ideia é montar algo simples, barato e funcional , algo que não precise de grandes gastos e tenha problemas de extrutura como passar cabos.
Logo, se conseguirmos fazer, a ideia é montar em paralelo com o sistema existente, colocar pra funcionar sem ele saber a principio, e ver como se comporta.
Como estará em paralelo, o sistema principal não será mexido nem alterado.
Dai somente com a certeza de termos feito algo realmente melhor é que será mostrado.
Ou seja, contra alguem cético, mostre provas.

Verdade, Weider.
Eu cheguei atrasado...tenho de estudar e muito. Comecei a ter  interesse por causa que surgiu uma oportunidade, parecido com a sua situacao mas no meu caso eh uma pessoa que eu ajudo sempre com o drone dele e por causa disso ele pediu para eu fazer uma maquina, eu disse que nao sei mas tentaria.

Akira, que coincidência,

  Eu tambem recebi um convite de um amigo que por sinal tambem de descendência nipônica, o Hiro,  ele me convidou a dar uma força pois ele e outro amigo nosso o Ximenes, tão mexendo com drones,  mas pude ajudar pouco até agora, pois conheço pouco do assunto.    Você esta com alguma dificuldade?  em que? 

Com drone nenhuma, Weider, valeu!!! essa pessoa que eu ajudo ele tem uma empresa e eu havia feito algumas coisas pra usa pessoal que o cara gostou, ele me levou na empresa dele e mostrou uma maquina e perguntou se eu conseguia, ele tem uma que levou 6 meses para ficar pronta e eu montei uma em 3 meses e o cara gostou, agilizou o trabalho e ja me pediu outra maquina :) minha dificuldade eh escolher pecas, saber o que realmente funciona etc, mas isso com esperiencia eu pego, C++, eletronica no geral hahaha mas comprei 2 livros sobre eletronica e estudando todo dia.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço