Bom dia pessoal !

estou com uma duvida cruel tenho 30 leds brancos ligados em paralelo precisava colocar um resistor mas não sei qual, vou alimentar em 110v  porem tem que ser um resistor para todos pois tirei o painel de uma luminaria de emergencia e ja estao todos ligados .

obrigado pela ajuda...

Exibições: 3884

Responder esta

Respostas a este tópico

Se você considerar 20mA de consumo para cada led, 30 x 0.020 A = corrente total em 0,6 A

E / I = R 

110V / 0.6 = R = 183 Ohm

Potência mínima do resistor será:

P = R * i² = 183 * 0,6² = 66 W

Detalhes:

a) Com um resistor somente, para ligar todos os leds em paralelo, se queimar um led, aumenta a tensão e corrente sobre os outros, que pode resultar uma queima em cadeia, ou efeito dominó.

b) Dá para colocar um resistor para cada led, e ligar em paralelo somente nas pontas? O resistor ficaria 5,5k Ohm x 2,2 Watts

c) Você percebeu o consumo alto que ficou, desperdiçando 66W pelo resistor? Dá para usar uma fonte de 5V? Resistores em paralelo fica 250 Ohm x 0,1 Watt. A fonte chaveada que custa R$ 15,00 , de telefone celular, fonte chaveada de verdade, de boa qualidade, deverá ser de 5V x 1 A. A perda fica somente em 3W contra os 66 W da primeira proposta.

Eu acho que não é exatamente assim... a queda de tensão no LED é constante (depende do tipo de LED). Por exemplo, assumindo que seja 1,5V, a conta ficaria (110-1,5)/0,6 = 181 Ohm. Não faz muita diferença, pois 1,5 é pouco frente a 110.  Se um LED queimar (ficar em aberto), a tensão continua a mesma o que causa o aumento da corrente.

A tensao no led nao é constante, 1.5v é a tensao nominal do led, quanto voce coloca dois leds em paralelo voce esta diminuindo a resistencia encima deles.

eletronica basica para quem nao lembra

Serie - 1 resistor de 1K em serie com outo resistor de 1K temos resistencia de 2K

Paralelo - dois resistores de 1K ligados em paralelo temos R1xR2/R1+R2 ou seja 500ohms

Um led possui uma impendancia, dois leds em paralelo possui outra impendancia, 3 leds menos ainda, 4 leds menos ainda, tudo que o nosso colega kraftwerk falou esta correto

ok, acho que vou optar por colocar resistores individuais mesmo porque aqui na região que eu moro é dificil achar resistores que não sejam de 1/8w... a fonte de 1A eu tenho....

valew.. 

Amigo neste teu circuito a perda por efeito joule seria absurda.

30 led´s

tensao do led =1.5V

corrente do led = 0.02A ou seja 20mA

30 x 20mA = 600mA       1.5V x 600mA = 900mW

compra uma fonte dessas do paraguay que voce seleciona os niveis de tensão, seleciona 1.5V e já era.

uma fonte dessa tu vai pagar em torno de 15 reais.

Olá a todos,

Muito importante, os 110V que vão alimentar os LEDs são AC ou DC?

Caso seja alimentado em DC não inverter os LEDs, ligar os anodos ao lado mais positivo e os catodos ao lado mais negativo do circuito, se forem ligados invertidos eles irão queimar, pois a alimentação de 110V é muito superior a tensão reversa máxima suportada por um LED.

Caso a alimentação do circuito seja em AC, ligar um diodo 1N4004 em série com os LEDs, de forma que a seta do diodo esteja indicando no mesmo sentido da seta dos LEDs. Nesta solução somente circula corrente no circuito com os LEDs acessos. 

Outra forma de proteção é ligar o diodo em antiparalelo com os LEDs, isto é, o catodo do diodo junto com os anodos dos LEDs e o anodo do diodo junto com os catodos dos LEDs. Esta solução consome energia sobre os resistores durante o semi ciclo que os LEDs estão apagados.

A dica também protege os LEDs quando alimentados em DC.

 

Abraços. 

obrigado pelas dicas, vou colocar em pratica.

Everton , não faça isso !

Se ligar nos 127V, vai queimar todos os Leds (se estiverem ligados em paralelo).

Luminárias de emergência normalmente usam baterias de 6V ou 12V .

Gustavo Murta

Olá Gustavo ainda não deu tempo de fazer a ligação sera que não funciona mesmo colocando o resistor de acordo com a expressão que os colegas passaram??  E/I=R  ??

Você tem certeza que todos os leds estão em paralelo?

Veja no circuito do aparelho, qual era a tensão de alimentação desses leds e use essa tensão.

Não entendi por que usar o 127V ac para alimentar os leds. É perigoso, pode tomar choque.

Gustavo Murta

Estava querendo usar este painel pois a luminaria de emergencia esta danificada mas o painel esta bom queria usa-lo em conjunto com um esquema de fotocelula que usa LDR , aproveitar as peças.. kkk

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço