Boa Noite pessoal.

 Sou iniciante em Arduino e até o momento nao possuo grandes conhecimentos em eletrônica, mas eu estava procurando uma forma de fazer meu projetos em Arduino funcionarem com uma bateria independente e aqui em casa eu possuo 2 baterias de Lítio (daquelas que se usa em celular) que possuem menos de um ano de uso, as 2 com as seguintes especificaçoes:

TYPE: 3.7V Li-ion

Charge limit voltage: 4.2V

Capacities: 1800mAh

 Eu decidi fazer um teste e fiz a seguinte ligação: fiz a conexão com jumpers entre umas das portas Ground e o negativo da bateria, e a porta de 5V com a positivo da bateria. A minha placa acendeu as luzes que indicavam o recebimento de energia, entao para me certificar eu coloquei um Buzzer na Protoboard, fiz as ligações, e o mesmo funcionou perfeitamente.

 Mas minha duvida é a seguinte: Isso que eu fiz é correto? Eu to perguntando isso porque ate onde eu sei baterias de Lítio podem ser perigosas, entao gostaria de saber se desenvolver projetos usando esta bateria pode gerar algum perigo.

Exibições: 3156

Responder esta

Respostas a este tópico

Se vc esta ligando pelo conector de alimentação existe um regulador.

Segundo:

http://www.arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno

"Input Voltage (recommended) 7-12V"

O ideal seria usar 2 baterias dessas em serie.

 Entendi, obrigado pela informação

 No teste que eu fiz, eu não usei o conector de alimentação,eu apenas mandei energia para a minha placa Arduino ligando o ground com o negativo da bateria e a porta de 5V com o positivo da bateria (usando jumpers). Na minha cabeça de iniciante eu pensei que a porta de 5V era a correta pra fazer essa ligação, mas depois eu conectei o positivo da bateria com as portas 13, 12 e 11 e vi que tbm dava certo pelas portas digitais.

 Mas segundo isso que você me falou, e pelo que eu andei lendo, o mais correto seria dar um jeito de ligar a bateria no conector de alimentação.

Sim, até funcionou e tal mas não é a forma mais correta.

Se vc tivesse 5V precisos para ligar no pino 5V até que sim, apesar do regulador estar sendo alimentado pela saida e pela entrada não (não sei se há problema mas não é convencional).

Já alimentar pelas portas digitais pode fazer mal ao microcontrolador.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço