Duvida - Sistema de energia solar off grid hibrido com energia da rua

Boa noite garagistas.

Estou com uma duvida sobre a possibilidade de montar um sistema de energia solar hibrido energia solar/energia.

Objetivo:

Tocar uma pequena hidroponia que pretendo construir, na estufa será utilizado 3 bombas submersas 110v de 44 w cada no máximo, totalizando 132w .

Conceito:

A ideia seria ligar as bombas num inversor de onda modificada de 300w e 2 painéis de 150w ou um de 260w sem o uso de bateria, caso a tensão dos painéis não sejam suficiente para alimentar as bombas um contator ou algo similar, sera acionado utilizar a energia da rua. para os dias que faltam de energia (que são raros, mas não incomuns), o sistema contaria com uma bateria no banco de bateria. Basicamente um hibrido entre o Grid-tie e o off Grid.

Justificativa

Pensei nesse sistema com dois objetivos, reduzir o custo da energia a ser utilizada na hidroponia, ao mesmo tempo que ganho uma certa independência da rede, em caso de falta de energia. Outra vantagem seria uma redução no investimento no sistema

http://www.neosolar.com.br/loja/kit-energia-solar-fotovoltaico-265w...

Desta forma a pergunta seria a seguinte seria viável este sistema? Se for viável, como faço para chavear entre a energia da rua e os painéis solares (pode ser algo pronto ou com arduino)?

No momento apenas uma ideia para o ano que vêm (quem sabe assim consigo usar o solar tracker do Rui rsrs). Faz tempo que penso nesse projeto, mas ainda não achei nenhum tópico sobre o assunto.

Desde de já agradeço

Exibições: 1979

Responder esta

Respostas a este tópico

Por enquanto encontrei como chavear entre rede e painel solar com uma chave contatora, muito simples por sinal

https://www.youtube.com/watch?v=2fTK1YvXR-I

Acredito que com dois contatores seria possivel alternar entre painel rede e bateria, não é muito complicado, só falta definir como obter a tensão dos painéis para acionar o contator.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço