Bom dia garagistas,

Estou estudando para montar um power bank com célula de litio 18650 que retirei de um notebook antigo que tinha, adquiri alguns painéis solares com epoxi de 6v 200mah  e gostaria de montar conforme a figura abaixo utilizando um modulo TP4056 com DW01 e um booster usb. 

Resultado de imagem para tp4056 power bank

Minha duvida é a seguinte, este diagrama esta correto? existe alguma outra preocupação que devo ter a ideia é utilizar em pequenos projetos, ou até mesmo recarregar o celular?.

Desde de já agradeço

Att

Exibições: 983

Responder esta

Respostas a este tópico

Estava vendo o modulo TP4056 que adquiri ele possui um modulo de proteção de carga, então não há tanta preocupação

seria esse modelo aqui

https://pt.aliexpress.com/store/product/5PCS-Micro-USB-5V-1A-18650-...

Pelo que entendi, algumas baterias 18650 possuem chip de proteção de carga, mas a maioria não tem, então na hora de escolher o TP4056 escolha o modelo com proteção de carga, é praticamente o mesmo preço do outro sem. O esquema de montagem do powe bank é esse mesmo.

Eu tenho alguns módulos TP4056  . Em um deles alimentei-o com 6V e ele pifou, apesar da especificação informar que ele aguentaria 6V. Fiquei na dúvida.

Qual é esse módulo regulador de 5V 1 A que vai usar ? 

A tensão maxima de uma célula de Li Ion é de 4,2V ( carregada) .

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

Então tava vendo o data sheet do TP4056 ele informa que a tensão de entrada é entre 0.3 a 8V, estranho ter queimado com 6V, acho que vou tentar ligar um modulo em 6V para ver se queima também rsrs. Mas fiquei com a seguinte duvida, a corrente máxima que ele carrega na bateria é só 1000mA, tipo se eu tiver uma bateria de 2000mA eu perco metade da carga? seria isso?

Quanto ao modulo USB é um Boost Module Power-Supply 0.9V a 5V-to-5V 600mA então uma tensão de 4,2V não é problema imagino eu, só não gostei desse modulo, por que ele tem um led que fica acesso direto vai ser necessario um interruptor no mesmo, igual na imagem.

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

( esta tudo no Blog...) 

Razão C das Baterias :

A carga e descarga das baterias são referenciadas com a Razão C .  A capacidade de uma bateria é normalmente referenciada como 1 C. Por exemplo, se a capacidade da bateria for 1 Ah ela fornecerá a corrente de 1 A ( 1 C) durante uma hora, quando totalmente carregada. Ou a corrente de 500 mA ( 0,5 C) durante 2 horas ou ainda 2 A ( 2 C) durante meia hora.

Irei acrescentar no Blog, para ficar mais claro. 

Como a Razão C se aplica à carga também, se uma bateria tem a capacidade de carga de, por exemplo 2200mAh e se o carregador tem a corrente de carga máxima de 1000mA (1A) , ele teoricamente gastará 2,2 Horas para carregar a bateria. Na verdade o carregador deverá demorar mais do que isso, devido à curva de carga do Gráfico mostrado logo abaixo.  

Carregadores de Baterias Li-Ion :

Os carregadores de Baterias Li-Ion são do tipo Tensão Constante/ Corrente Constante. Cada célula de Li-Ion pode ser carregada com a tensão máxima de 4,2V. Se essa tensão for excedida, a bateria poderá ser danificada. E se essa condição perdurar por muito tempo, existirá o risco de explosão da mesma. Essa tensão é muito crítica ! A tolerância é de apenas +/- 50mV.

A corrente para carga normal pode variar entre 0,3 C e 0,5 C. A carga normal é mais efetiva, pois o processo de carga é mais lento.  No caso da carga rápida 1 C, devido às características do eletrólito, a carga pode ser um pouco menor do que a capacidade total da bateria. Como o meu projeto visa segurança, o carregador não permitirá carga ultra rápida como 2 C ou 3 C.

 Esse chip TP4056 é um Carregador Linear com corrente de carga máxima de 1 A.  A tensão de carga é fixada em 4,2V . A corrente de carga é ajustada através de um resistor. No meu caso, o módulo esta configurado para corrente de 1 A ( R4 = 1200 Ω).

O carregador termina a carga, quando a corrente cai  para  10% da corrente configurada. No meu módulo essa corrente seria de 100 mA.

Eu tinha lido no Blog, mas acredito que não havia compreendido 100%, mas agora nessa releitura ficou claro, a carga do TP4056 é de no máximo 1C.

Uma pena este modulo com TP4056 não ter uma entrada disponível para instalação de um NTC, seria interessante ter a opção de aproveitar esse recurso do chip.

Murta, muito obrigado pela ajuda.

Pela minha experiência, se for carregar a bateria com corrente 0,5 C ou menos, a temperatura da mesma praticamente não será alterada. 

O NTC seria importante se a bateria estivesse sendo carregada em um ambiente quente, por exemplo com 40 graus Celsius  ou mais. 

Ou então para prevenir aquecimento devido à algum defeito na bateria.

Então a minha preocupação seria justamente a segunda opção, em caso de defeito da bateria.

As vezes (raras vezes) elas esquentam muito, normalmente eu percebo e desligo o carregamento e tento novamente mais tarde e carrega novamente sem problema algum, mas depois que vi alguns videos dessas baterias explodindo fiquei meio receoso no uso de equipamentos com bateria de lítio.

Coloque um sensor DB18B20 para medir a temperatura da bateria.

E com um Arduino, desligue o circuito do carregador se a temperatura exceder o limite.

Murta obrigado novamente, acredito que nos projetos em que já se utilizar algum microcontrolador é uma alternativa viável, no caso se colocaria um transistor, não é dificil de fazer, um attiny digispark tambem pode ser útil.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço