Olá garagistas, 

Sei que a ideia ja existe, mas no melhor espirito Maker queria montar um circuito de recarga solar , para montar um mini poste solar para por na chácara que funcione por no máximo, 6 horas por noite, usando os seguintes materiais:

  1. Celular solar  dessas baratinhas mas a prova d'água; 
  2. Baterias recarregáveis sejam elas AA 14500 ou AA Ni-MH; (baixíssimo custo, fácil aquisição e não tem chumbo);
  3. Led's de alto brilho (tenho um monte);

 

carregador-solar-portatil-005

fonte: Projeto de painel solar

Minha duvida é, esse esquema de recarga de bateria esta certo? posso pedir um célula solar e um diodo? Queria entender alguns conceitos, aceito sugestões. 

.

Exibições: 2189

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que não vai dar muito certo, o painel é 4v, as duas pilhas juntas são 2.4v (1.2v cada).... a queda do diodo é de 0,7v, mandando para as pilhas 3,3v, oque acredito que seja muito, tirando que não tem nenhum sistema de controle de corrente.

Eu usaria um painel desse, um modulo step up/down chinesinho mesmo (ou em últimos casos só o step down), e ai colocaria em uma bateria para ser carregada. Tirando também que 2 pilhas recarregaveis de 2400ma não manter uma quantidade de led para uma boa iluminação.

Já viu esses postes que vendem tudo pronto?

Eles usam uma bateria de lítio de 5v e 6000ma, tem todo um sistema de controle de corrente, e duram umas 4 horas apenas.

Rodrigo, interessante a sugestão, na pratica queria fazer algo similar ao trabalho desse rapaz da USP

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/06/grupo-da-unb-c...

No projeto dele, a grosso modo foi utilizado um painel de 30W, uma bateria de moto de 18A e 3 Leds Cree de 3W, para 20 horas de funcionamento, no entanto queria fazer algo um pouco menor e não utilizar a bateria de chumbo. Meu projeto seria quase uma luminária solar

Será que se eu compra-se uma luminária solar dessas ai o circuito ela suportaria um painel maior? tava vendo é bem em conta. 

As Pilhas Aa 14500 3.7v  de lítio Recarregáveis possuem 5800mAh , se colocasse duas em paralelo daria 10 mil mA, mas nesse caso precisaria saber como calcular qual painel  necessario para recarga, sendo que um dia teria aproximadamente 5 horas de luz solar.

Então, eu comprei umas lá pra casa, e uma acabou queimando, quando abri, ela não tem um "trimpot" ou algo que dê para ajustar a corrente, então acho que ela aceita qualquer painel e tem um regulador interno.

Fiz um teste com uma fonte 12v 1A (dessas de modem) e carregou a bateria sem esquentar, então acredito que ela fez o ajuste. O painel que veio nela é 3W (5v ~600ma).

interessante, só estou achando bem potente esse painel, vou comprar uma luminária dessa para destruir. 

Achei engraçado que essa luminária é mais barata que o painel sozinho

Isso se chama "China". Qualidade duvidosa à preços adoráveis.

Ganhei 3 luminárias solar, tem um painelzinho que não testei a tensão gerada, uma bateria de 600mA NiCd e uma plaquinha controladora que utiliza o chip YX8018, aparentemente ele controla tanto o carregamento da bateria quanto o acionamento do LED.

http://www.datasheet-pdf.info/entry/YX8018-Datasheet-YX8018-Solar-L...

Fritzing Breadboard

tem um site ensinando o funcionamento

https://dzrmo.wordpress.com/2012/05/29/garden-light/

Vou ver se consigo unificar elas e fazer alguma coisa interessante, tenho uns leds de alto brilho de 10mm, 

Pesquisando a fundo sobre o assunto, encontrei uma sugestão interessante

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/674734-dimensionando-uma-...

1 painel solar de 6v e 400mAh

4 pilhas recarregaveis de 1,2v com 2000mAh cada ligadas em serie

o que dara 4,8v e 2000mAh (não se se esta certo esse calculo).

9 leds brancos de alto brilho de 3,6v ligados em paralelo

9 resistores de 50 ohms e 1/8w um em cada led (vou ver se altero para um resistor de 1/4w)

a corrente sera de 216mAh - 24mAh para cada led

Segundo os calculos feitos no forum a duração ficara da seguinte forma. 

2000/216 = 9hrs duração da bateria com o sistema ligado

2000/400 = 5hrs para carregar totalmente a bateria

e ai concordam

Os cálculos parecem certos, claro que você terá percas com calor e algumas coisas mais.

Uma questão, 5 hrs para carregar totalmente a bateria, seria levando em conta um dia de sol pleno.

Qual o sistema de carregamento das pilhas? Qual CI faz esse controle? Pilhas Ni-MH precisam de um sistema que controle suas cargas ou irão literalmente, explodir. Você também tem que ter um sistema que não deixe as pilhas se esgotarem muito, pois senão podem vazar ou ficarem inutilizadas. Dependendo do orçamento, uns capacitores chineses de 5v alguns Farad's podem ser utilizados com maior segurança.

ps: https://pt.aliexpress.com/item/super-Farad-capacitor-2-7v3000f-capa...

Pelos cálculos do fórum, se eu dimensionar a corrente das pilhas de forma que fique um pouco superior a capacidade de carga total dos painéis algo num valor de 70%+-, e o consumo num fator aproximado de 60% da capacidade das pilhas Não haveria necessidade de um sistema de controle.

No entanto, estava pensando em manter a ideia de usar o sistema de recarga da luminária solar, mas falta adquirir uma para ver como funciona, parece que um amigo meu tem uma parada. Ainda estou cogitando em utilizar um ESP em modo deep sleep para controle do sistema também.

Esses super capacitores são interessantes, mas o preço é bem proibitivo 

Pessoal, lendo uma noticia no site  inovação tecnológica hoje, mostrou uma reportagem sobre um experimento para fabricação de uma bateria úmida de sucata caseira recarregável,baseada na bateria de Bagdá,  feita  com uma peça de aço outra de latão em uma solução de hidróxido de potássio - KOH

Foi realizado um processo químico de oxidação à temperatura ambiente para converter o latão e o aço em eletrodos funcionais para armazenamento de energia recarregável que transforma essas ligas multicomponentes em óxido de ferro redox e óxido de cobre

A bateria de aço-latão recarregável resultante apresenta voltagens de célula até 1,8 V, densidade de energia até 20 Wh/kg, densidade de potência até 20 kW/kg e ciclos estáveis ​​em ciclos superiores em ciclos de eletrólitos alcalinos. Eles testaram-lo por 5.000 ciclos de carga consecutivos  e descarregamento diária, descobriu que ele manteve mais de 90 por cento da sua capacidade, o que foi equivalente a mais de 13 anos de carregamento

Abaixo uma imagem do protótipo.

pequena luz da corda iluminada com bateria

Fonte:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=b...

https://news.vanderbilt.edu/2016/11/02/making-high-performance-batt...

http://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/acsenergylett.6b00295

Estou cogitando construir uma dessa para testes em substituição a bateria de NI-MH da luminária solar, para fazer um teste, ao que eu entendi essa bateria possui carga rápida e descarga lenta.

Quer saber mais sobre baterias ?
http://batteryuniversity.com/learn/

Murta, muito bom esse material, obrigado pelo link.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço