[DUVIDA] Não consigo upar sketchs pra arduino Stand Alone

Olá Galera,

    Fiz uma placa PCB baseada no arduino standalone, a unica coisa que ela tem a mais é só dois leds e um conector para radio, que nem coloquei ainda, tá só o conector mesmo.

    Devido a limitação da caixa onde vou usar, tive que soldar o atmega328,  mas deixei um conector pra plugar um adaptador USB TTL - FTDI.

    Esses mesmos adaptadores eu utilizei no passado e uparam direitinho usando meu notebook antigo,  agora não upam mais, não se é porque mudei de notebook, ou outra razão, a mensagem que ele retorna é:

                      avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00

     Já utilizei o esquema passado por um usuario aqui a algum tempo:   https://flaviohfnunes.wordpress.com/2015/07/01/conectando-um-conver...

    Mas nada.

    Alguem tem alguma ideia a dar ?

Exibições: 1250

Responder esta

Respostas a este tópico

Lngtec,

    Cara, juro que não entendi??? retirar o GND em que local ?

    Tipo, você tá sugerindo que dos 5 pinos do conector ftdi que são DTR, RX, TX,  VCC e GND eu desligue o GND é isso ?

    explica melhor pois quero testar seu metodo.

    O mais engraçado é que hoje eu peguei uma placa minha antiga, usada pra teste dos radios NRF24L01 e que fora o radio e o atmega e seus compontes, tem só um led,  e fiz a upagem de um sketck blink, e VOILÁ,  funcionou, logo, o problema não tá na ftdi,  mas curiosamente minhas ultimas três placas criadas não tem aceitado gravação com cabo ftdi,  e o curioso é que utilizo o mesmo projeto base do CAD EAGLE pra iniciar os projetos, logo, não teria nem logica,  tô desconfiando que talvez eu esteja colocando o resistor de 10k do reset muito proximo dele, sei lá, talvez seja isso.

    Mas explica melhor essa ideia do GND ok,  é pra retirar ele onde ?

De fato esta complicado, imagino que você ja tenha comparado elas minunciosamente com as que estão funcionando.

Na minha placa de testes de leds o gnd esta ligado a todos os leds sem o gnd os leds não funcionam.

e se eu manter o gnd da placa de leds conectado durante a gravação, da o erro "avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00" 

Como durante a gravação eu não quero tirar os 20 cabos dos leds ligados nas 20 portas do Arduino...

então durante a gravação eu desabilito somente o gnd que esta ligado a todos os leds ou seja "acho que estou desabilitando tudo que esta conectado nas 20 portas "

faço a gravação e apos ela ter sido concluída e ok, eu religo o gnd dos leds e assim vejo se o código gravado de testes se esta ok .....

Como para o meu teste aqui a gravação funcionou e esta ok e o "erro" não ocorreu: estou supondo que o gnd de alguma forma esta interferindo durante a gravação (algum tipo de sobrecarga)

desabilitando o gnd dos dispositivos "leds no meu caso" durante a gravação, e o reabilito apos a gravação efetuada e ok no meu caso foi melhor do que remover os 20 cabos de todas as portas durante a gravação. 

e aqui funcionou não tendo mas o erro durante a gravação " "avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00"

ainda terei de verificar no futuro.... ainda vou fazer diversos testes aqui... mas é bem provável que eu adicione um botão para desabilitar o gnd para quando for fazer "novas gravações e atualizações do firmware" de tudo ligado ao atmega 328 ,e apos gravado... reabilitar o botão  do gnd.....como.... um botão liga desliga....... Mas sou estudante .... e estou acompanhando seu post ..... não estou afirmando que o que esteja interferindo no seu projeto seja exatamente os problemas que estou enfrentando no meu, podem ser outros motivos fora a sobrecarga......

 

LNGTEC você já experimentou  retirar os LEDs que estão nos pinos TX RX do Arduino?

Lembrando não pode ter nada conectado nesses pinos, enquanto estiver gravando o firmware.

Bom dia , 

Concordo com o amigo Flavio. 

Quando LNGTEC desconecta o terra (GND) ele esta desativado o chip Driver dos LEDs, e libera as portas TXD e RXD do Arduino.

O erro  "avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00"  , quer dizer que não existe comunicação com o Arduino. 

Flavio Hernan

Fiz o teste aqui removendo somente estas portas "TX RX", e  não gerou o erro, gravando normalmente.

Não sabia que nada podia estar conectado aos pinos "Tx RX" durante a gravação.

Funciounou

Obrigado

O atmega está carregado com bootloader?

No caso dos meus arduinos mini pro, eu editei e recompilei o bootloader para aumentar o timeout no boot do avr, depois regravei.

Meu USB-serial não tem a linha DTR, logo eu seguro o reset e solto quando aparece a mensagem de upload.

Zé gustavo,

   Essa é a parte extranha, eu já havia lido em algum lugar isso que você disse que o erro  "avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00" significa que a comunicação com o arduino não foi conseguida.

   Porem, o extranho nessas minhas ultimas placas, é que eu preciso da comunicação serial pra testar funções das placas,  dai pra upar os sketchs eu não consigo fazer utilizando o cabo FTDI,  só estou conseguindo com uma  montagem SPI.

    Dai curiosamente com o sketch já upado eu ligo o cabo FTDI e ele se comunica normalmente com o PC pela serial, mostrando no monitor serial o pretendido, ou seja, pra upar sketchs ele não serve,  mas pra comunicação serial sim.

    Eu tentei a ideia do nosso amigo de tirar o GND que vai pra o resto da placa deixando o GND só pra o atmega328... E NADA,  não deu certo.

    Mas dai eu faço uma montagem standalone na protoboard, uso o mesmo cabo FTDI e VOILÁ,  ele upa o codigo.

  Putz, tá muuuuuito extranho.

Deve estar tendo um curto na placa então, provavelmente uma coisa em insignificante, geralmente quando batemos muito em cima de um problema acabamos não enxergando ele, posta uma foto da placa.

Boa terde Weider, desculpe-me intrometer, mas se voce faz uso (na placa) do "digital 0 e 1" do CI , que e o TX e o RX, da comunicacao para gravar o CI , ele nao vai conseguir gravar , para ele gravar nao pode ter nunhuma coisa (led , resistor ,sensor,etc) grudado nesses dois terminais, por isso que o LNGTEC teve que desligar o GND da placa , no seu caso deve de ter alguma ligacao nesses dois terminais, esse erro ocorre quando o conversor manda o sinal para o CI para reconhecer o CI e nao tem nenhum retorno, 

Pessoal,

    Eu não usei os pinos 0 e 1, eles estão conectados somente a um soquete feito com um pedaço de 8 furos, de um daqueles pinos femeas que vem no arduino uno, é ele que eu uso pra encaixar o FTDI na placa, o FTDI tem a mesma pinagem .

     Pra ajudar a elucidar, tá aqui o desenho da placa no CAD EAGLE,  eu coloquei com os componente tanto em cores como em monocromatico,  talvez ajude a alguem me dar uma luz.

Boa noite Weider, queria fazer so algumas perguntas,

 1- o CI1 e um regulador de tensao? no desenho parece que tem dois terminais interligados, ou e impressao minha,

 2- voce esta alimentando o CI pelos terminais (8 pinos) ou pela entrada? se for pela entrada quantos volts esta usando?

 3- quando vai gravar o codigo(sketch) esta ligado os acessorios(RF24L01 ou qualquer outro)?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço