[DUVIDA] Não consigo upar sketchs pra arduino Stand Alone

Olá Galera,

    Fiz uma placa PCB baseada no arduino standalone, a unica coisa que ela tem a mais é só dois leds e um conector para radio, que nem coloquei ainda, tá só o conector mesmo.

    Devido a limitação da caixa onde vou usar, tive que soldar o atmega328,  mas deixei um conector pra plugar um adaptador USB TTL - FTDI.

    Esses mesmos adaptadores eu utilizei no passado e uparam direitinho usando meu notebook antigo,  agora não upam mais, não se é porque mudei de notebook, ou outra razão, a mensagem que ele retorna é:

                      avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00

     Já utilizei o esquema passado por um usuario aqui a algum tempo:   https://flaviohfnunes.wordpress.com/2015/07/01/conectando-um-conver...

    Mas nada.

    Alguem tem alguma ideia a dar ?

Exibições: 1250

Responder esta

Respostas a este tópico

Galera,  quando faço perguntas aqui continuo tentando.

     Bem, pela serial, pelo FTDI   NADA...  simplesmente dá pau.

     Consegui agora nesse momento upar um sketch utilizando um outro metodo: Gravando um outro arduino como gravador SPI.

    dai se liga os pinos 10,11,12, e 13 e manda na IDE gravar com a opção CARREGAR UTILIZANDO UM GRAVADOR.

  

     Bem, por esse metodo funcionou,  mas não é o ideal, pois sempre gosto de em meus testes, mandar dados pela serial, e ai é um troca troca de fios danada.

    Logo, se alguem ai souber como evitar a mensagem :     

 avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00

 

   me avisa, por favor.

Boa noite Weider , 

Esse erro esta relacionado com problema de comunicação serial 

avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00

http://www.ladyada.net/learn/arduino/help.html

Eu tenho esse problema direto com uma plaquinha ftdi  que comprei para meus garaginos, mas ela não funciona um garagino especifico, mas é esporadico o erro, por sinal o é o garagino que eu mais uso, se tiver em mão use outra placa FTDI.

Boa noite! no meu conversor procurei o datasheet do CI do conversor e soldei um fio no " RST" e liguei direto no reset do arduino, tem que ser o RST ,se o seu conversor USB/UART for o CP2102 deve de ter o RST do lado dos pinos de saida.

Boa sorte!

Boa tarde! Desculpe , mais uma correcao , nao era o "RST" , e sim o "RTS", e nao tinha ligado direto , e sim com um capacitor de 104 (100nF), esquema em anexo. Desculpe o meu erro, meu conversor usa o PL2303 e como nao tinha o reset soldei um fio direto na perna do CI (com um capacitor).

Anexos

Oi WD, boa noite.

A minha experiencia com os conversores USB/serial para o arduino foi assim.
Primeiro adquiri 2 conversores com o chip CP2102, mas tive que adapa-los, pois não tinham a saída DTR.
O DTR é o responsavel para o reset do Arduino no inicio do bootload.
Com um pouco de paciencia modifiquei o circuito e consegui ligar o DTR do chip em um pino de saída.
Usei-os durante uns tempos, mas ao instalar o Win10, ele (win10) detonou os 2 módulos.
Não me pergunte como, só sei que ambos deram erro na instalação dos drivers. Voltei pra o win7, mas ambos estão detonados.
Daí vi um oferta na china de 5 conversores com o chip FTDI232, achei ótimo o preço, vi que tinham o pino DTR, e pedi.
Qdo chegaram, noite que 2 as vezes não completavam a carga no arduino mini, aí tentava novamente e dava certo.
Qdo fui usa-los no ESP8266-12E, este dois não completavam a carga dele.
Pesquisei e encontrei um artigo na net falando sobre FTDI falsificados com problemas de qualidade.
Ai pesquisei novamente na china e encontrei uns com o chip CH340G, que é o que tem no meu arduino uno, no mega, e no wemos.
Ele tem tb o DTR. Pedi e já recebi, até agora estou satisfeito com eles.
Rui

ze gustavo, rtui tiago e Nelson,

     muito obrigado amigos por responderem .

      Vamo Lá eu tenho uns 4 ou mais ftdi,  lembro que um só CP2102 e uns 3 pl2303, desses nenhum veio com o pino DTR neles pra acionar o reset,  em todos os casos eu tive que soldar um capacitor 10nF ao pino DTR pra dele ligar ao pino reset do arduino, dá um trabalho monstruoso, pois o troço é smd.

    Eu ja tinha lido sobre esse lance desses chips atualizarem seus softwares quando conectados a pcs que estao ligados a internet, mas nao sei se é esse o caso.

    Sinceramente preciso testa-los em montagens standalone antigos que ja upavam pra ver se foram eles que queimaram ou se é problema das novas montagens.

   Bem, essa de ligar ao pino rts ao inves do DTR pra mim é novidade, vou tentar.

    Bem, rui, talvez voce estajea certo, eu tenho alguns arduinos alternativos com o CH340,  vou pegar da china uns 2 ftdi com eles, e o jeito.

     Por enquanto o jeito ta sendo aproveitar os pinos do FTDI e soldar mais pinos no 11,12 e 13 e upar usando um outro arduino, com o botao, carregar usando um gravador externo.

Boa tarde Weider, se voce tem 3 com PL2303 nao custa nada tentar para mim deu certo , o dificil e soldar o fio na perna do CI , que e SMD, se voce tiver um ferro de solda com ponta fina fica mais facil.

Sim Nelson, tenho uns 3, só que um deles veio com a pinagem certinha do Arduino Pro mini, e inclusive a opção via chave de colocar em 5v e 3.3v. dai nesse eu não mexo, vou ver nos outros dois.

Realmente é novidade, em todo lugar que tem instrução referem-se a soldar o capacitor ao pino DTR que é o pino 2 do PL2303, o RTS é o 3.

O truqie que encontrei pra soldar o capacitor é assim:
1- pega-se o capacitor 103 (10 nF) daqueles tipo lentilha, e dá uma de artesão, com um alicate ja dobra os pinos deixando na posição correta.
2- coloca-se um pouco de solda nos dois terminais do capacitor.
3- com superbonder ou cola quente, cola-se o capacitor em cima do pl2303, já com o terminal a ser soldado na posição certinha em cima do pino desejado.
4- pronto, afora é só encostar o ferro de solda de não no pino, mas na perninha do capacitor que já tá com a solda e em cima do pino, e quando ele derreter vai soldar.

Mas por via das duvidas, amanhã eu mando vir uns 3 com o ch340, vai demorar uns 3 meses pra chegar, mas é melhor prevenir, pois tá um saco ficar upando sketchs por SPI.

Ola  Weider , no meu eu usei um fio da espassura do terminal do CI ,  e estanhei a ponta com um pouco sobrando para quando colocar o fio em cima do terminal , e so derreter, que ele solda, 

o terminal do RTS e o 3 como no esquema em anexo, e utilizei um capacitor de 104(100nF).

Anexos

Ola Weider

Tive o mesmo problema com Arduino IDE 1.8.1 na placa Arduino Duemilanove no Win7

e ligado a ela exatamente 20 leds o qual uso para testar meus códigos.....

Sei que é "pesado" mas a placa não queimou =  )

quando vou gravar os códigos da exatamente o mesmo erro " avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00" o mesmo que mencionou....

Aqui a solução foi remover o gnd da placa teste de leds, durante a gravação e apos a gravação re-coloco o cabo gnd na placa de testes de leds. não sei exatamente o motivo de ocorrer isso mas esta funcionando aqui, então talvez o "GND" possa estar afetando aí nos seus projetos também..... 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço