Olá senhores (as).

Bom eu tenho um projeto de fazer Alguns Robôs aonde eles tem boca e conversam pré definidas.

Eu estou utilizando um Arduino Uno, Servo motor e o Modulo DFPlayer, podem toda vez que eu quero trocar o áudio tenho que refazer uma gravação, o próximo passo desse projeto é fazer o servo se mover independente do áudio de forma sincronizada.

Eu pensei em algumas coisas como:

Ler o sinal pela porta analógica que vai pro Alto Falante.

Converter a musica para algum código para ser lido por algum outro cartão SD.

Queria que os senhores me dessem uma luz, pois estou sem nenhuma ideia para prosseguir.

Exibições: 57

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc quer capturar um som, extrair o vocal, interpretar e fazer movimentos que correspondam aos humanos quando pronunciam (cantam) a musica ??? Com o Arduino ? 

Difícil... (Não uso o termo "Impossível", os russos, japoneses, chineses e brasileiros sempre rompem as barreiras do impossível).

Acredito que o mais proximo que daria pra chegar seria:

Extrair as frequencias para sincronizar uma dança, para isso existem integrados como esse:

https://www.sparkfun.com/products/10468

Que te daria aquele gráfico do equalizador gráfico. Vc poderia por ex movimentar o tronco conforme a batida de baixa frequencia, numa dancinha. Mas daí até mover a boca de forma convincente acho dificil.

Vejo as opções:

- Ficar meio aleatório com base no volume, coisa assim.

- Analisar a forma de onda,  achando formas padrão.  Isso é complicado... Veja:

http://clas.mq.edu.au/speech/acoustics/waveforms/speech_waveforms.html

Pq o que tem em comum o "a" que eu falo para o "a" que vc fala não é a frequencia, como é comum achar. A forma da onda é que caracteriza o "a". Cada um tem sua frequencia (mulheres mais agudo, homens mais graves, etc.). O "e" tem outra forma, que envolve varias frequencias.

- Continuar fazendo o que vc faz atualmente, regravar a programação do robo para cada nova frase.

- Por um celular em algum lugar usando o ditado do google, transformando o som em texto, interpretar esse texto. Não resolve tudo, precisaria ainda ajustar o atraso de interpretação, Sei lá.

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço