Pessoal Boa-noite,

Comprei um LDR pra mais algumas experiencias e estudo com o arduino, vi tudo que era circuito diferenciado para a utilização do sensor, porem em todas as ligações(muitas mesmo) não consegui variação do sensor, mesmo com o maximo de luz, ou total escuridão.

Pois bem, com o mesmo codigo, deixei apenas um dos lados conectado a minha porta analogica, conseguindo assim o funcionamento que desejava, mas a variação fica ou no maximo 1023 com iluminação mesmo que parcial, ou no minimo 0, sem iluminação, não consegui por exemplo um numero medio, como 300 de maneira constante, monitorando pela serial consigo ver que aumenta e diminue de maneira gradual, porem a constante é apenas minimo ou maximo, sei que é por que um dos terminais está desconctado, seria certa essa utilização?

O modelo que comprei foi um desse:

Agradeço mais uma vez a ajuda de todos.

Exibições: 1392

Responder esta

Respostas a este tópico

Poste o circuito que está utilizando pois isso ajuda muito na resolução de problemas, porém posso lhe adiantar que somente uma das pernas conectadas é errado, pois sendo o ldr um resistor você precisa das duas pernas conectadas.

Não tem magia nenhuma , veja o exemplo abaixo...

A ligação do LDR ao arduino não sai disto é um divisor resistivo clássico em que o LDR é um resistor variável.

Caso tenha dúvidas se o LDR está funcionado verifiquecom o multímetro a resistência do mesmo quando totalmente coberto e em iluminação plena .

Entendi, ja fiz dessa forma mas não teve variação, funcionou apenas comm eu disse um dos terminais conectado a entrada analogica, funionou apenas com as duas constates 0 e 1023, talvez a resistencia não esteja sendo os 10k, vou porcurar  um de 10k exato. valeu.

O resistor de 10k de 5% tem as faixas: marrom, preto , laranja e dourado.

Caso tenha um multímetro teste o LDR como lhe falei.

Ae, n sei se vai te servir...

 

Abraço.

Anexos

Opa valeu. vou dar uma olhada.

Posta o trecho do código aí e o teu esquema. Podes usar um potenciometro/trimpot de 10k no lugar do resistor. Assim podes "calibrar" o sensor mecanicamente.

Blz, chegando em casa eu posto o codigo, que na verdade não tem muita coisa, pois estava apenas testando.

é tipo se meu int fo menor que 500 o led liga.

mas vou testar ainda com o resistor de 10k, pois não encontrei nenhum.

Já testou outro LDR? Pode ser defeito.

http://www.efeitonerd.com.br/2011/12/medidor-de-luminosidade.html Simples com LDR.

Jabá! :)

Abraços!

Então, testei sim, como citei acima, fiz o teste com ele ligando apenas um dos terminais, até funcionou, mas como disse , ele trabalhou apenas com 2 valores 0 e 1023, pois com luz ele ficava no maximo e sem luz no minimo, vou dar uma olhada no video. Valeu.

Não entendi esse terminal desconectado. Um terminal do LDR desconectado?! Se for, ta errado, pois assim não circula a corrente por ele e com isso não variação.

O circuito é bem simples, o resistor de 10k fica fazendo um pull-down, deixando sempre a porta analógica recebendo valor zero. Com a resistencia do LDR variando, vai liberando mais corrente para a porta analógica.

Se não funcionou, a única coisa que me vem em mente no momento seria LDR com defeito. Já testou ele no multimetro? No multimetro vc precisa ver a resistencia variando, não pode ser "0" ou "'1"...

Abraços!

Entendi, mas ele funciona sim com apenas um dos lados conectado na porta analogica, porem a variação é bastante rapida, porem o valor constante é 0 ou 1023. vou fazer um video demostrando, mas não encontrei ainda o resistor de 10k.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço