[DUVIDA} Fonte elétrica para ligar arduino direto na rede 110/220v

Olá amigos,

    Costumo utilizar o Arduino apenas para fazer a prototipação de projetos, após isso, levo o esquema para o EAGLE, desenho a placa e a confecciono, utilizando como coração o que chamamos de Arduino Stand Alone, até o momento com o ATMEGA328, mas já estou estudando pra usar o Atiny85, o atmega32 e o atmega1284 todos DIP, mas isso é pra o futuro.

   A DUVIDA:

      A duvida que tenho é o seguinte:  sempre utilizo aquelas fontes, carregador de celular para funcionar os projetos após prontos, o resultado é pratico, visto que o troço já vem pronto, mas o que eu queria era já incluir nos meus circuitos a fonte elétrica que possibilitasse ligar os projetos direto na rede elétrica.

    A duvida é:  alguem tem o esquema de uma fonte que possa ser montada no circuito que possibilite a conversão direta de 110/220Vca  para os 5Vcc do arduino standalone ?

Obrigado.

   

Exibições: 5213

Responder esta

Respostas a este tópico

A potência exata dessa fonte, só calculando, mas como o primário dela é muito parecido com um modelo que o Newton Braga montou, vou supor que ela só suporta no máximo 20mA.

Fontes deste tipo só podem ser projetadas para no máximo 100mA. Então caso você queira usar uma ponte retificadora, qualquer uma que suporte essa corrente já serve.

Acredito que estamos fugindo um pouco da linha de pensamento do tópico, onde nosso amigo Weider questiona a respeito de uma fonte fixa e não regulável, uma fonte para o projeto e não de bancada. 4A isto já é um exagero. Vamos rever o tópico, tem muitos cálculos. Vamos simplificar ok.

Sugeri a fonte sem trafo por ser simples e fácil de se fazer, porém limitada, mais com certeza de grande valia para projetos pequenos.

J.Antonio

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço