[DUVIDA} Fonte elétrica para ligar arduino direto na rede 110/220v

Olá amigos,

    Costumo utilizar o Arduino apenas para fazer a prototipação de projetos, após isso, levo o esquema para o EAGLE, desenho a placa e a confecciono, utilizando como coração o que chamamos de Arduino Stand Alone, até o momento com o ATMEGA328, mas já estou estudando pra usar o Atiny85, o atmega32 e o atmega1284 todos DIP, mas isso é pra o futuro.

   A DUVIDA:

      A duvida que tenho é o seguinte:  sempre utilizo aquelas fontes, carregador de celular para funcionar os projetos após prontos, o resultado é pratico, visto que o troço já vem pronto, mas o que eu queria era já incluir nos meus circuitos a fonte elétrica que possibilitasse ligar os projetos direto na rede elétrica.

    A duvida é:  alguem tem o esquema de uma fonte que possa ser montada no circuito que possibilite a conversão direta de 110/220Vca  para os 5Vcc do arduino standalone ?

Obrigado.

   

Exibições: 5213

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Weider tudo bem?

Eu montaria uma fonte regulada com transformador mesmo(linear).

Ai você pode se perguntar, porque usar transformador? Porque não colocar uma fonte chaveada? Que é mais leve.

Pelos seguintes motivos:

  • O transformador possui isolamento físico entre o primário e secundário. Isso aumenta consideravelmente a segurança para seu circuito e para o cliente;
  • A fonte chaveada é bem mais complexa, e será mais difícil encontrar certos componentes, como bobinas e chopper.
  • Para a fonte chaveada, eu te aconselho por questão de segurança, a calcular alguns componentes para ter certeza que estão com os valores corretos;
  • A fonte chaveada terá um custo maior.

Fica a seu critério escolher entre fonte linear ou chaveada.

Se quiser fazer o modelo linear, aqui tem o esquema, mas com uma pesquisada rápida no google(em imagens) você encontrará outras alternativas e até mesmo o layout da PCI.

Use o seguinte termo de pesquisa: fonte linear regulada 5v 7805.

Espero que ajude!

Olá Elton,

   Obrigado pela resposta.

    Fiz um projeto de um sistema de irrigação automatica, muito complexo e o que usei na alimentação foi uma fonte de 12v dessas de cameras de CFTV na entrada, derrubando a tensão para 5v pelo 7805,  os 12v era necessarios para acionar reles de 12v.

   Mas não sei por que razão, na bancada pra acionar até lampadas, ventiladores, acente tudo legal,  quando é pra ligar as bombas que puxam corrente pra caramba, a coisa não vai, e quando digo não vai, não quero dizer que queima, quero dizer que não sai do lugar.

   Dai tô partindo pra um re-projeto e vou ver onde errei, só que agora quero meter tudo dentro, e vou seguir sua sugestão de fonte linear.

  

   ah! o que achei curioso foi que existem apenas dois diodos para comporem a ponte retificadora e não 4 como estou acostumado de ver,  porque isso ?

Cara, eu só poderia lhe ajudar com a questão do não acionamento da bomba, vendo o esquema do circuito.

Quanto ao transformador usar dois diodos no secundário, isso acontece porque o transformador tem TAP(o terminal central), caso o seu transformador tenha apenas 2 fios no secundário, ai sim você deve usar 4 diodos.

A fonte com transformador possui algumas vantagens como, maior robustez e menor complexidade, porem, dependendo a aplicação o tamanho e o peso podem ser fatores decisivos, nesse caso eu recomendo uma fonte chaveada.

A respeito do isolamento da rede, a fonte chaveada tambem possui, parte da isolação e feito no chopper e parte por um optoacoploador (na parte do circuito que controla o chaveamento).

Caso você opte por usar a fonte com transformador, posso fazer o esquema pra você ou ate mesmo te orientar para você mesmo projeta-la, mas caso opte pela fonte chaveada, ai eu não posso te ajudar pois ainda não possuo um conhecimento muito solido sobre ela. 

Sobre a ponte retificadora, pode ser pelo fato do transformador possui tap ou por ser um retificador meia onda (apesar de achar que não é)

Boa noite João!

Tudo bem?

Realmente o chopper faz a isolação, mas se ele escolher uma topologia com isolação, caso contrário a observação quanto ao isolamento continua.

Mas isso é um detalhe que eu creio que não vai afetar o projeto do Weider, vai de fonte linear mesmo que é mais simples. E olha, vou te dar um conselho, a vocês tenham muito cuidado com fontes chaveadas de baixo custo, geralmente os caras cortam muitos componentes relacionados a proteção com o intuito de reduzir os custos. Já cansei de abrir fonte chaveada, e não encontrar bobina, varistor, termistor ou capacitores X e Y. Em alguns casos não existia nem lugar para estes componentes. Fique de olho aberto, pois isso é uma fonte de problemas e não uma fonte de alimentação. Uma fonte chaveada sem uma boa etapa de filtragem, insere interferência na rede e permite que as interferências da rede entrem na fonte, e consequentemente no seu equipamento, e quando falamos de circuitos digitais, isso é uma dor de cabeça absurda.

Quanto aos diodos, realmente o esquema mostrado não é meia onda, pois estamos falando de um transformador com TAP.

Veja o esquema desta fonte chaveada com topologia Fly back para até 2A e isolada.

É uma fonte chaveada relativamente simples, mas ainda está incompleta, está faltando toda a etapa de filtragem e proteção antes da ponte retificadora. E dependendo do circuito é preciso analisar se o ripple desta fonte é aceitável para o circuito onde ela será usada.

Só trouxe este circuito para que você tenha uma noção da diferença absurda na complexidade e custo entre as fontes lineares e chaveadas, o assunto é mais complexo do que aparenta. Muita gente não dá a devida atenção a esta que é a parte mais importante de qualquer projeto. Uma fonte ruim, fornecerá energia ruim, e causará falhas em todos os sistemas a ela conectados.

Tb acho que em caso de duvida melhor o velho trafo...

Mas existe uma outra opção: Comprar uma plaquinha de fonte chaveada. Algo similar ao que vai dentro da fonte de celular, mas com conexões para placa de circuito impresso.

Vide:

https://www.google.com.br/?q=Fonte+entrada+saida+terminais+P%2F+ci#...

Weider, 

bom dia. Veja esta ai, sempre utilizo em meu projetos quando não tenho trafo. Dependendo também uso as famosas fontes de celular. Ai vai. Abraços.

José Antonio 

José, se você me permite, vou te dar algumas dicas.

Coloque logo na entrada:

  1. Um fusível(proteção contra curto e sobrecorrente);
  2. Um varistor(proteção contra surto);
  3. Um termistor(proteção contra pico, aumenta a vida útil dos semicondutores, em especial a ponte).
  4. Se quiser aumentar ainda mais a qualidade da energia da sua fonte, coloque bobina e capacitores X e Y.

A bobina e os capacitores X e Y vão servir para filtrar as interferências que entram pela rede, eu recomendo fortemente colocar pois como estamos falando de um µControlador, qualquer variação ou interferência pode acarretar em erros de processamento que farão você perder muito tempo até descobrir quem está causando.

E o capacitor de filtro eu colocaria um de no mínimo 1000µF, para deixar um ripple baixo. Eu estou assumindo que essa fonte pode fornecer até 1A, mas se for abaixo disso pode deixar esse capacitor de filtro ai que ele dá conta.

Outra coisa, se você quiser, troque o 7805 por um LM350, assim, além de ter uma fonte estabilizada ainda será ajustável.

Espero que as dicas tenham utilidade.

Abraço!

Valeu Elton, vou estudar sobre o assunto.

Esta é uma fonte que já uso a muito tempo.

Quanto a utilização do 7805 é justamente para ter uma tensão fixa em 5V. Já perdi PIC por motivo de esquecimento. Recordo-me que trabalhava num projeto 12V para relé e 5V para o PIC, e por esquecimento torrei o PIC, injetei os 12V nele começou a cheirar componente quente, quando coloquei a mão no PIC, já era.

Mais valeu as dicas, vamos deixá-la cada vez melhor.

Abçs e bom dia.

JA

Olá,

Faltou ressaltar a característica mais importante deste tipo de fonte:

Fontes sem transformador não possuem isolação da rede elétrica, portanto existe risco de choque elétrico se o usuário tocar no circuito. 

Com certeza Wiechert! Eu avisei sobre o detalhe deste tipo de fonte desde o começo.

Eu particularmente não uso este tipo de fonte por causa da questão segurança.

Mas já que o José colocou ela, vale a pena agente analisar, sugerir e deixar claro os prós e contras. É uma ótima fonte do ponto de vista didático.

Ela é barata, simples mas é perigosa.

Muita gente acha isso besteira, mas não é.

Enfim, cada um faz a escolha que acha que será melhor. Pelo menos ninguém aqui fará nada sem saber dos riscos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço