[DUVIDA} Fonte elétrica para ligar arduino direto na rede 110/220v

Olá amigos,

    Costumo utilizar o Arduino apenas para fazer a prototipação de projetos, após isso, levo o esquema para o EAGLE, desenho a placa e a confecciono, utilizando como coração o que chamamos de Arduino Stand Alone, até o momento com o ATMEGA328, mas já estou estudando pra usar o Atiny85, o atmega32 e o atmega1284 todos DIP, mas isso é pra o futuro.

   A DUVIDA:

      A duvida que tenho é o seguinte:  sempre utilizo aquelas fontes, carregador de celular para funcionar os projetos após prontos, o resultado é pratico, visto que o troço já vem pronto, mas o que eu queria era já incluir nos meus circuitos a fonte elétrica que possibilitasse ligar os projetos direto na rede elétrica.

    A duvida é:  alguem tem o esquema de uma fonte que possa ser montada no circuito que possibilite a conversão direta de 110/220Vca  para os 5Vcc do arduino standalone ?

Obrigado.

   

Exibições: 5213

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Weider tudo bem?

Eu montaria uma fonte regulada com transformador mesmo(linear).

Ai você pode se perguntar, porque usar transformador? Porque não colocar uma fonte chaveada? Que é mais leve.

Pelos seguintes motivos:

  • O transformador possui isolamento físico entre o primário e secundário. Isso aumenta consideravelmente a segurança para seu circuito e para o cliente;
  • A fonte chaveada é bem mais complexa, e será mais difícil encontrar certos componentes, como bobinas e chopper.
  • Para a fonte chaveada, eu te aconselho por questão de segurança, a calcular alguns componentes para ter certeza que estão com os valores corretos;
  • A fonte chaveada terá um custo maior.

Fica a seu critério escolher entre fonte linear ou chaveada.

Se quiser fazer o modelo linear, aqui tem o esquema, mas com uma pesquisada rápida no google(em imagens) você encontrará outras alternativas e até mesmo o layout da PCI.