Ola,
Estou desenvolvendo um projeto em que preciso ler a velocidade de rotação de um encoder.

Nesse projeto estou utilizando um raspberry pi que vai ter toda a "inteligencia" e controle dos dados, o arduino eu iria utilizar apenas para ler a velocidade do encoder e mostrar os dados em um display 20x4.

Ja tenho um encoder mas não sei se é possível conecta-lo ao arduíno por ser de 24v, segue a referencia:
ENC-1-2-T-24
Datasheet: http://www.autonicsonline.com/product/product&product_id=1705
ou http://www.autonicsonline.com/image/pdf/ENC.pdf

Pelo que pude ver ele é do tipo "Totem pole output", nunca tinha visto esse tipo antes.

Alguém ja passou por isso ou sabe como posso utilizar ele?

Exibições: 1291

Responder esta

Respostas a este tópico

Se não me engano a saída vai sim estar em VCC quando em estado alto e 0 em estado baixo, o que impossibilitaria o sensor de ser ligado diretamente ao arduino.

Porem o circuito intermediário é bem simples, eu recomendaria o uso de um optoacoplador, isso resolveria vários possíveis problemas.

Se quiser algo mais simples ainda, mas menos confiável, pode testar um divisor resistivo, já que a corrente de entrada do arduino é bem pequena.

Existe outros métodos para fazer isso, como transistores por exemplo.

Enfim, você conhece a tensão máxima de saída do seu sensor (24v) e a tensão máxima de entrada do seu microcontrolado (5v) agora basta usar sua criatividade.

Obrigado pelo retorno João,

Acho que vou seguir pela ideia do optoacoplador.

Pelo que pesquisei optoacoplador trabalha com um tipo de led infravermelho e um foto transistor internamente, então eu precisaria de 2 desses(um para o sinal A e outro para o sinal B), certo?

Fiz um modelo bem grosseiro do circuito:



Mexo com eletrônica mais por hobby, preciso de uma ajuda para deixar isso confiável.

o que eu deveria colocar para proteger as entradas do optoacoplador e do arduino? um resistor? de qual valor?

Exatamente, você irá precisar de 2 optoacopladores.

Algumas alterações precisam ser feitas nesse desenho que você postou, porem são alterações simples. Vou explicar, o optoacoplador 2 está invertido. A Saiba B deve ir para o positivo do led e o GND no negativo do led, igual você fez com o optoacoplador 1. Alem disso, o lado que envia o sinal para o arduino está errado, vou detalhar mais abaixo.

Sobre proteger as entradas, para proteger o led do optoacoplador você deve utilizar um resistor em série com esse led. Para calcular o valor do resistor você vai precisar da tensão e corrente dele led que você encontra no datasheet do optoacoplador, como exemplo vamos imaginar que você está utilizando um optoacoplador no qual o led opera com 10mA e 2V, logo seu resistor será 24-2/0.01 = 2200 ohms.

Em outras palavras, o calculo seria Vcc-Vled/CorrenteLed

A entrada do arduino já está protegida pelo uso do optqacoplador, porem você precisa utilizar um pull-up e dessa forma você irá garantir que a porta não flutue, porem deve-se prestar atenção que agora o sinal estará invertido, ou seja, se o encoder enviar 1 o arduino irá receber 0 e se enviar 0 o arduino irá receber 1.

O resistor de pull-up pode ser de 10k

Veja a imagem abaixo

Esse é uma montagem "padrão" de optoacopladores, se você não quiser esse efeito "invertido" do sinal por utilizar um transistor na saída do optoacoplador ou até mesmo ligar o led com lógica invertida, ou seja a Saída A e B entram no polo negativo do led e o polo positivo vai para o Vcc (passando pelo resistor, claro), dessa forma o optoacoplador será acionado em 0 e o arduino receberá a lógica direta.

Dessa forma

Apenas certifique-se de que seu encoder pode fornecer corrente suficiente para energizar o led (geralmente sim)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço